sábado, 23 de janeiro de 2010
O Papel do computador na Vida dos Jovens
A Dinamarca resolveu liberar o acesso à Internet durante provas finais do ensino médio. Os alunos podem acessar o site que quiserem, só não vale enviar e receber e-mails ou trocar mensagens entre eles, mas também, com toda a Internet à disposição, porque alguém iria querer colar de outro aluno, certo? De todo modo, essa informação traz à tona novamente uma discussão mais ampla que é justamente o papel que a Internet tem na vida dos jovens e, consequentemente, a maneira como se deve lidar com essa questão.
O jovem de hoje interage com múltiplas plataformas por natureza, qualquer companhia que se preze quer tê-lo para crescer; o jovem reivindica um espaço para difundir seus pontos de vista, a organização que o faz é referência e formadora de opinião; um almeja mobilidade, rapidez e liberdade de atuação, o outro... também! Ora, ao ver disseminadas, sobretudo nas grandes instituições e corporações - as que se dizem globais - políticas de acesso restrito ao uso da Internet, não estaríamos diante de um enorme contra-senso?!
Saindo dos bancos escolares e indo para o mercado corporativo, uma outra pesquisa realizada nos Estados Unidos, no início deste semestre, revela que 83% dos colaboradores são mais engajados com a empresa quando esta segue valores que compartilha com os funcionários. Que tal liberdade? A partir do momento que se oferece como ferramente de trabalho um computador para cada funcionário que, em grande parte dos casos, já tem um celular com acesso à Internet enfiado no bolso, a noção de produtividade, certamente, ganha novos elementos. O fato de um jovem acessar com frequência sites de notícias, atualizar ao longo do dia seu perfil nas redes sociais e trocar mensagens instantâneas é necessariamente desperdício de tempo para a empresa? Pode ser que sim, mas também pode ser que não.
Segundo um estudo conduzido pela Princeton Survey Research International entre julho e agosto deste ano, ao contrário da crença popular, a Internet e os celulares não estão isolando as pessoas, mas reforçando suas vidas sociais. As redes de discussão são 12% maiores entre os usuários de celulares, 9% maiores entre as pessoas que trocam fotos on-line e 9% maiores para aqueles que usam serviços de mensagens instantâneas. Esse dado é facilmente constatado no comportamento dos jovens que, mais do que nunca, tem opinião sobre tudo e querem, cada vez mais, se expressar, daí o sucesso de audiência das redes sociais como Orkut, Facebook e afins.
Mais ele não vai cumprir suas metas nos prazos definidos? Isso é uma constatação ou uma suspeita? Em grande parte dos casos, envereda-se pelo terreno do achismo quando se trata do uso de novas tecnologias, principalmente porque elas são novas. Fato é que uma outra pesquisa realizada pela Universidade de Melbourne, na Austrália, apontou que a navegação na web por diversão aumenta os níveis de concentração e torna o trabalho mais produtivo. A pesquisa aponta ainda que as pessoas que navegam dentro de um limite de menos de 20% do tempo de trabalho são mais produtivas, rendendo cerca de 10% a mais em comparação com aquelas que não têm contato com a Internet.
A discussão é antiga, apenas conta com novos elementos em jogo: controlar, proibir e manter, ou pelo menos achar que se tem as rédeas do jogo; ou confiar e deixar que cada um invista seu tempo e suas motivações para o que considerar pertinente, sob o risco de toda espécie de desvios e abusos. Não há uma resposta certa e única para essa questão, a não ser apelar para o bom senso das partes envolvidas. No entanto, definir que tipo de conduta seguir, ao contrário do que se possa imaginar e, muito provavelmente, do que gostaríamos que acontecesse, é para ontem, até porque a Dinamarca não é tão longe como parece...
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
David Beckham com uma tatuagem estilosa
David Beckham, considerado um dos jogadores mais bonitos do futebol, não estava satisfeito com sua aparência e tratou de fazer mais uma tatuagem para adornar o corpo.
O jogador mostrou uma nova pintura no abdômen inferior direito ao tirar a camisa para o retrato em preto e branco de "The Man Of Sorrows", feita pelo artista Matthew R. Brooks. Essa é a quarta tatuagem de Beckham, e retrata a iconografia cristã.
Vale lembrar que, além da nova tattoo, ele tem um crucifixo na parte de trás do pescoço, um anjo da guarda e um anjo no ombro direito.
Á Inveja
Inveja ,Desgosto ou pesar pelo bem ou pela felicidade de outrem. Desejo violento de possuir o bem alheio.
Ela é um dos muitos frutos da natureza humana. A inveja produz profundas lesões na vida espiritual, tão séria a ponto de lançar os que a cultivam nas trevas eterna. É um pecado que passa desapercebido pelos que estão próximos, mas, que consome a vida que a hospeda.
Veja alguns trechos biblicos que fala sobre a Inveja
“A paz de espírito dá saúde ao corpo, mas a inveja destrói como câncer”.
“Não tenha inveja dos pecadores”. Procure respeitar e obedecer a Deus todos os dias da sua vida.”
“Nós não devemos ser orgulhosos, nem provocar ninguém, nem ter inveja uns dos outros”.
A inveja é condenada pelas pessoac certas, é denominada por pessoas ruins. A inveja resulta em brigas, insultos, desconfianças maldosas e é exercitada pelas boas ações e o sucesso do próximo, seja no campo profissional ou pessoal.
Sentir inveja do próximo é falta de capacidade.
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
Alcóolicos e Anônimos comemora 33 anos
O grupo Alcoólicos Anônimos (A.A.) completou 33 anos de atividade em Maringá. A data será comemorada não apenas como marco de fundação de uma irmandade, mas principalmente pelas vidas que resgatou em todos esses anos de existência.
A entidade coleciona histórias daqueles que deixaram o vício do álcool e hoje tentam ajudar outras pessoas. Depoimentos de ex-alcoólicos que narram vitórias diárias contra a bebida e análises científicas que constatam que o alcoolismo é uma doença são alguns dos principais argumentos do A.A. para mostrar que é possível sair do fundo do poço.
“Comecei a beber na escola, era uma mistura de refrigerante com pinga, tinha uns 16 anos. Todos os finais de semana consumia álcool, depois passei a beber todos os dias. Uma vez, era segunda-feira, e eu estava de ressaca, nem tinha mais condições de beber, quando um amigo me convidou para uma reunião do A.A.”, conta Wilson, que prefere não revelar o nome completo.
Ele diz que começou a frequentar o A.A. aos 20 anos de idade, em 1989, a convite de um amigo, e não deixou mais a entidade. “No começo, achava que não precisava, que era muito novo, mas realmente eu estava no fundo do poço”, relata.
Doença
Outra associada, Lia (que também prefere não revelar o nome completo), diz que a maior dificuldade é um alcoólatra reconhecer que se trata de uma doença e que deve procurar ajuda. Lia conta que a bebida interferiu profundamente em sua vida.
“Comecei a faltar ao serviço e mentia, dava desculpas, dizia que tinha um parente doente. Cheguei a um ponto que não tinha mais desculpas para inventar. Minha saúde estava fragilizada, meu fígado não aguentava mais. Tive que pedir ajuda e, quando aceitei que era uma doença, ficou mais fácil procurar tratamento”, conta ela, ensinando que o alcoolismo não tem cura. “Mas é uma doença que pode ser estacionada”, arremata.
A psicóloga Maria Luiza Dutra diz que há um estigma sobre a doença e muito preconceito. “A família esconde, porque não sabe como lidar”, explica. Em sua análise, é difícil um alcoólatra admitir que precisa de ajuda.
“Geralmente, eles procuram ajuda quando ocorre uma crise em sua vida social ou profissional. É quando, por exemplo, a esposa diz que vai pedir o divórcio se o marido não parar de beber”, demonstra, apontando que o ideal seria não deixar a situação chegar a esse ponto.
Entenda mais sobre o Câncer no peritônio, O Câncer que a apresentadora Hebe Camargo esta na luta
Desde que a apresentadora de televisão Hebe Camargo foi diagnosticada com um câncer no peritônio, muito tem se falado sobre o assunto, até então pouco conhecido pela população. O oncologista Fernando Medina da Cunha, diretor Científico do Centro de Oncologia Campinas, explica que o peritônio, membrana que envolve os órgãos abdominais, infelizmente, está propenso a desenvolver o câncer.
Prova disso, é a crescente incidência da doença, principalmente na população masculina com idade acima de 50 anos.
O câncer de peritônio é classificado em primário e secundário. Chama-se primário o câncer que se forma na própria membrana e secundário quando ele inicia em algum órgão da região – sobretudo intestinos, ovário, útero, estômago, pâncreas e reto – e, por metástase, invade o peritônio.
A doença é conhecida como mesotelioma, enquanto o que vem de outros órgãos é conhecido como carcinomatose peritonial. De acordo com o oncologista, cerca de 70% a 80% dos pacientes diagnosticados com câncer primário no peritônio tiveram exposição ao asbesto presente no amianto, que na década de 70 era usado na fabricação de telhas e caixas d’água.
“A exposição ao produto não leva ao câncer rapidamente, apenas décadas depois. Assim, quem se expôs ao produto entre os anos de 1950 e 1980, por exemplo, quando era liberado no país, só agora vê a manifestação da doença. Por isso, o aumento da incidência da doença no país”, explica o Fernando Medina.
Os outros 20% a 30% da incidência da doença ainda têm causa desconhecida. Medina afirma que pode ser resultado do próprio envelhecimento humano. “Sabe-se que quanto mais uma pessoa envelhece, mas fica exposta a erros na divisão celular, que marca o início do câncer”, afirma Medina.
Os sintomas da doença, segundo o especialista, podem incluir dor abdominal, massa abdominal, aumento da circunferência abdominal, distensão do abdómen, ascite (fluído no abdómen), febre, perda de peso, fadiga, anemia e distúrbios digestivos. “O tratamento padrão associa a retirada cirúrgica do maior volume possível de tumores e sessões de quimioterapia, assim como está sendo feito com a apresentadora. Porém, por ser uma cirurgia muito extensa, nem sempre é possível fazê-la em um primeiro momento”, pondera.
Excesso de líquidos na cavidade abdominal e a extensão dos tumores podem impedir a cirurgia, que pode ser precedida pela quimioterapia.
O tumor primário de peritônio é considerado uma doença grave. Como ocorre, sobretudo, em idosos, que muitas vezes já têm outras doenças, em geral não é possível submetê-los a cirurgia. Por volta de 60% dos casos, contudo, respondem bem à quimioterapia. “Esse câncer ainda não tem cura. Mas, dependendo de sua agressividade, ou seja, velocidade de seu crescimento, é possível controlá-lo, proporcionando aos pacientes bom tempo de sobrevida”, finaliza Fernando Medina.
No Litoral, Exposição ao sol não é motivo de risco
Engana-se quem pensa que, durante as férias, apenas os banhistas estão vulneráveis a doenças na pele, causadas pelo sol. Com o aumento no movimento nas praias de Fortaleza, cresce o número de trabalhadores expostos aos raios ultravioleta.
Assim, caso a proteção não seja adequada, garçons, vendedores ambulantes, vigilantes de carros, entre outros, são fortes candidatos a desenvolverem câncer de pele, em virtude da rotina diária, deste período.
"Com certeza, as pessoas que trabalham expostas ao sol e não se protegem adequadamente correm mais riscos de apresentar um câncer de pele. Até porque, os raios solares modificam as células cutâneas e, por mais que se recuperem, não voltam a ser o que eram. O sol é o grande vilão do câncer de pele", indica a dermatologista Maria Aidê Nocrato, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) - Regional Ceará.
Para se ter uma ideia do movimento nessas férias sob o sol, Fátima Queiroz, presidente da Associação de Empresários da Praia do Futuro, comentou que, apenas nestas férias, o movimento aumentou em até 50%, em algumas barracas. Para atender à demanda, o número de funcionários cresceu em 30%.
Por conta dos riscos, as barracas orientam os funcionários para o uso de proteção contra o raios ultravioleta. O problema é que, nem sempre, os cuidados com a pele são tomados por banhistas e trabalhadores.
E, só para este ano, a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é que 6.870 novos casos de câncer de pele (melanoma e não melanoma) apareçam no Ceará. Isso não é à toa, em todo o Brasil, o Nordeste aparece em segundo lugar, com 32 mil novos casos, perdendo para o Sudeste com 48.580. Dentre os estados da Região, o Ceará figura também em segundo, com a taxa de 1,37 casos para cada 100 mil mulheres, e terceiro com a taxa de 1,28 casos para cada 100 mil homens.
De acordo com Aidê Nocrato, o agravante é que, nesta época do ano, devido ao sol intenso e constante, há ainda mais perigos à pele. Conforme explica, com o calor, as pessoas tendem a tomar mais banhos, ressecando mais a pele. E, em relação aos trabalhadores, muitos não tomam as medidas necessárias para evitar os efeitos dos raios solares. Apenas em 2008, durante a campanha de prevenção, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) concluiu que, dos 43.800 consultados, 65% se expunham ao sol sem proteção.
Legislação
Além disso, em 2002, a SBD indicou, em estudo, que 69,3% dos acometidos pelo câncer de pele trabalhavam sob o sol sem se proteger adequadamente. Como indica o médico do trabalho Álvaro Vidal, as empresas, portanto, possuem um papel importante na orientação dos funcionários. Segundo ele, a partir do profissional especializado, deveria haver indicações de hidratação e exames periódicos dadas para que os funcionários não apresentem problemas futuros.
Entretanto, como problema, está o fato de a legislação brasileira não reconhecer a exposição aos raios solares como um risco laboral. "A legislação ainda não está perfeita sobre esse assunto. Hoje (ontem), não conheço qualquer lei que trate da exposição. Além disso, não há obrigatoriedade das empresas distribuírem protetor solar. Por sinal, eles ainda são caros e sai um custo muito alto para as empresas", constata.
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Que tal manter aquela forma física mesmo com aquela corridinha
A praia é um ótimo lugar para se correr, nadar ou jogar bola. Mas para muitos veranistas se exercitar na areia não é o suficiente e por isso procuram as academias de musculação no Litoral. Elas su prem as necessidades de quem não consegue ficar longe da esteira e dos halteres nem no período de férias.
“Quando soube que tinha uma academia aqui na praia, fiquei superfeliz. Estou adorando”, conta a designer de interiores Juliana Devides, 23 anos. Vinda de Marin gá, no Noroeste do estado, ela passa as férias em Pontal do Paraná com o namorado Pablo da Costa, representante comercial de 26 anos. Os dois malham juntos há seis anos e se matricularam em uma academia logo que chegaram ao Balneá rio de Pontal do Sul. “A gente faz musculação o ano todo para ficar com o corpo legal e não vai ser agora que vamos pôr tudo a perder”, diz Costa, que ainda complementa suas séries de musculação correndo e andando de bicicleta na praia.
Em muitos horários dessas academias, veranistas como Pablo e Juliana são a maioria. Isso porque na temporada boa parte dos moradores das praias que frequentam esses espaços estão trabalhando. “No inverno temos muito mais movimento e a nossa sala fica lotada com moradores do Litoral. Mas no verão, essa redução de alunos é compensada pelo entra e sai de veranistas, que buscam principalmente aulas avulsas e pacotes semanais”, diz Leandro Santos, professor de Educação Física e proprietário da Academia Mar a Tona, em Matinhos.
Perfil
Quanto ao perfil dos veranistas que procuram as academias, há tanto os que já fazem musculação, quanto aqueles que ingressam nas aulas por um impulso de verão. Como a estudante de Medicina Veterinária Verena Voget, 22 anos, que aproveitou as férias em Matinhos para retomar os exercícios que andavam interrompidos em Curitiba. “Fazia um bom tempo que eu não frequentava academia. Como nas férias tenho mais tempo livre, decidi voltar. Até fevereiro, espero perder uns cinco quilos”, diz ela, que faz musculação e ginástica em uma academia de Matinhos.
Entretanto o também professor de Educação Física e proprietário da Fitness Gold Team, em Guara tuba, Roberto Castro, enfatiza que academia não faz milagre a quem não se exercita com regula ridade.“Muita gente acha que em um mês vai ficar com o corpo bombado, mas não é assim. Esquecem que o resultado só vem a médio e a longo prazo e que o exercício físico é para ser cultivado por toda a vida, não só no verão”, aponta.
Além de ser algo ilusório, buscar o corpo perfeito em pouco tempo é também arriscado, lembra o médico Marcelo Leitão, especialista em medicina esportiva. “A atividade física deve ser incentivada. Mas quem ultrapassa os seus limites e pratica exercícios sem avaliação médica corre risco de acabar com sérios problemas ortopédicos e cardiovasuclares”, alerta.
O Penteado com muito Estilo
Os profissionais do salão Vimax dão dicas de como deixar as clientes maravilhosas. Acompanhe!
- Uma escova ondulada, com pontas bem trabalhadas e com volume na raiz, é mais sexy e estiloso do que uma escova super lisa.
- Um belo rabo de cavalo pode ser extremamente chique, e não apenas funcional. Como? Depois de prender o cabelo na parte baixa da nuca, cubra o elástico com uma mecha de cabelo e prenda com um grampo. Separe o rabo em três partes. Passe spray fixador em uma das partes e enrole em um babyliss grosso. Deixe 15 segundos e solte. Repita nas outras partes. Enrole todo o rabo em volta de 3 dedos para formar apenas um cacho.
- Para criar um cabelo sexy, à la Gisele, passe um leave-in anti-frizz nos cabelos limpos e secos, e trabalhe mecha por mecha, dando uma amassada. O efeito “despenteado” é super atual.
- Se você tem os cabelos crespos ou ondulados e não aguenta maisescová-los, a dica é um super corte de cabelo. Converse com o seu cabeleireiro conselheiro e aposente o secador.
- Uma das maneiras mais rápidas de encher o penteado de glamour é colocar uma jóia presa com grampos logo atrás da orelha. Rápido, fácil e o efeito é deslumbrante.
- Tente uma trança em volta da cabeça (de orelha a orelha), como se fosse uma coroa, para a noite. Esse é um penteado romântico que deixa todas as mulheres lindas. Faça uma trança em uma extensão de cabelo que tenha a mesma cor que o seu. Coloque uma trança em volta da cabeça, de orelha a orelha, e prenda com grampos na nuca, deixando o resto de cabelo solto, cobrindo os grampos. Finalize fazendo um coque baixo desestruturado: você está pronta para arrasar!
Serviço:
Salão Vimax
A Melância e uma fruta bem recomendada para o Verão
A melancia está totalmente em alta neste verão. É uma fruta muito refrescante, pois cerca de 90% de sua polpa é constituída por água, de maneira que fornece água e sais minerais para um equilibrado funcionamento do organismo. Além disso, é antioxidante e diurética, já que reduz a retenção de líquidos. Já o seu poder antioxidante está associado à redução do risco de alguns tipos de câncer, principalmente do pâncreas, pulmão, cólon e próstata.
Para prevenir o câncer de próstata, é aconselhável também aos homens beber o suco de melancia batido juntamente com as suas sementes, que são altamente nutritivas.
Essa fruta possui ainda propriedades depurativas porque ajuda a eliminar substâncias residuais através da urina. É indicada para pessoas que sofram de cálculos renais, ácido úrico elevado ou hipertensão.
O melhor de tudo para essa época do ano - em que todos gostam de cuidar ainda mais do corpo – é que a melancia não engorda e tem inúmeras propriedades nutritivas, como as vitaminas A, B e C e alguns minerais, como o cálcio, o fósforo e o ferro.
A melancia também apresenta uma elevada quantidade de licopeno, que é uma arma muito poderosa contra problemas cardiovasculares e contra os radicais livres - substâncias nocivas que aceleram o envelhecimento das células e fazem com que a pele perca firmeza e elasticidade.
Além disso, a fruta apresenta um efeito calmante sobre a mente e as emoções. É recomendado – neste caso – ingeri-la separadamente das suas sementes, que são altamente oleosas. Interessante também pode ser juntá-la a cerejas sem caroço. Essa combinação é excelente método natural para combater o estresse e também ajudar nos cuidados com a pele.
Pode-se dizer ainda, de acordo com estudos realizados nos EUA, que a melancia atua contra a impotência sexual, pois possui um nutriente - a citrulina – que age de forma semelhante ao princípio ativo do viagra.
O Bronzeamento Artificial é liberado, e as Consequências?
A justiça em decisão de primeira instância, o bronzeamento artificial em todo o país. A decisão é válida para as clínicas associadas à Associação Brasileira de Bronzeamento Artificial (ABBA), mas ainda cabe recurso. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que proibiu a prática em novembro do ano passado, disse que não foi notificada e que vai recorrer.
Uma cor perigosa
A prática do bronzeamento artificial está muito difundida em nosso meio nos dias atuais, porém a população em geral pouco sabe sobre as conseqüências desta prática, a curto e a longo prazo.
A luz solar que atinge a superfície terrestre é composta de UV-A e UV-B. O UV-A é o maior responsável pelo fotoenvelhecimento e bronzeamento pigmentar imediato, enquanto o UV-B é o responsável pela queimadura solar, bronzeamento pigmentar tardio e pelo desenvolvimento do câncer de pele.
Cerca de 95% dos raios ultravioleta que atingem a Terra são do tipo UVA e apenas 5% são UVB. Os raios UVA possuem intensidade praticamente constante durante o dia e durante o ano inteiro. O UVA atinge a camada mais profunda da pele e a intensidade de radiação UVA que chega até a camada basal da epiderme é 700 vezes maior que a radiação UVB.
As câmaras de bronzeamento artificial são constituídas por uma estrutura de acrílico transparente que permite a passagem da luz gerada por uma série de lâmpadas. Algumas câmaras possuem lâmpadas apenas na sua parte superior, o que exige que o paciente se vire, após cerca de 20 minutos, para o completo bronzeamento; outras possuem lâmpadas em toda sua circunferência, tornando a mudança de decúbito desnecessária. O uso de protetores oculares é imperativo durante as sessões, pois existe o risco de queimadura da córnea, catarata e até cegueira.
Os fabricantes das câmaras de bronzeamento relatam que suas lâmpadas apenas emitem UV-A, porém como não existe uma regulamentação rígida que controle sua fabricação nem tampouco existe fiscalização sobre seu uso, pouco se pode dizer da credibilidade desta fonte de emissão luminosa e sobre os riscos do desenvolvimento do câncer de pele. Portanto as alegações dos institutos de beleza de que este é um procedimento seguro não correspondem à realidade.
Trabalhos recentes e de diversas instituições científicas mostram que é o UVA, e não o UVB, que está mais relacionado ao aparecimento do melanoma, o mais temível dos cânceres de pele, além do envelhecimento precoce. Isto significa que, em condições normais de exposição ao sol ou nas sessões de bronzeamento artificial, a radiação UVA pode ser tão mutagênica, carcinogênica e imunossupressora quanto a radiação UVB!
Atualmente quase todos os laboratórios vem desenvolvendo filtros solares com proteção UVA além da UVB, sendo a nossa recomendação a utilização dos filtros com esta dupla proteção.
Os médicos precisam estar cientes que o uso do bronzeamento artificial é um fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pele. O uso das câmaras de bronzeamento artificial devem ser sempre desencorajadas e, aqueles que tem dificuldade em se bronzear ou tem um risco aumentado de desenvolver câncer de pele (pessoas com múltiplos nevus, sardas, queimaduras solares prévias, lesões malignas cutâneas ou história de imunossupressão) nunca devem utilizá-las.
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
Quer Seduzir: Use camisas sujas
Meninas, esqueçam os perfumes. O verdadeiro cheiro da sedução não custa nada e deixa os homens malucos: seu cheiro natural. Uma pesquisa publicada no jornal Psychological Science mostrou que a testosterona masculina (hormônio responsável pela excitação sexual) responde ao cheiro das mulheres em seus períodos mais férteis.
Há muito tempo pesquisadores da área sabem que os machos do mundo animal respondem aos odores liberados pelas fêmeas. No entanto, ainda não haviam confirmado se o mesmo acontece com os seres humanos. Foi então que os psicólogos Saul Miller e Jon Maner, da Universidade Estadual da Florida (Florida State University), decidiram testar a hipótese.
Selecionaram quatro voluntárias, entre 18 e 19 anos, que não usavam contraceptivos e com ciclo menstrual regular. Cada uma delas vestiu uma camiseta por três dias, em diferentes períodos do ciclo menstrual. Essas camisetas e outras que nunca haviam sido usadas, foram levadas para serem cheiradas por 37 homens, entre 18 e 23 anos.
Depois de sentir o cheiro de cada camiseta, os níveis do hormônio testosterona de cada homem foram medidos. E o estudo provou que neste aspecto estamos muito próximos dos animais: aqueles que cheiraram as roupas de mulheres em período fértil tinham níveis muito mais elevados de testosterona do que os que sentiram o odor de camisetas limpas ou de mulheres fora do período de ovulação.
Carnaval: As estrelas de Teresina
Em Teresina o carnaval 2010 já foi lançado no Clube do Servidor Público Municipal, mais conhecido como Clube do Gari. As festividades iniciaram com desorganização, pois quedas de energias constantes e atraso de mais de uma hora das candidatas a Rainha do Carnaval foram reflexos da falta de planejamento. Mesmo com estes percalços as escolhas das majestades aconteceram de maneira animada e contagiante.
Antes da escolha das Majestades, aconteceu uma apresentação de bailarinos da cidade, que buscaram na sua performance fazer o resgate à verdadeira essência dos antigos bailes carnavalescos, com uma adaptação exclusiva para o evento. O ritmo que embalou toda a festa foi a Banda Raça Brasileira, ao tocar sambas tradicionais e as famosas marchinhas.
Os vencedores das categorias Rei Momo e Rainha do Carnaval 2010 representarão a folia por um ano e ganharão a quantia de R$ 2.500 cada. E as majestades da terceira idade receberão o prêmio de R$ 1.500 cada. Para fazer o julgamento dos candidatos foram selecionados 10 pessoas que atuam na capital, como jornalistas de vários segmentos e um bailarino. A Presidente do Júri, que tinha o voto de minerva, era a Secretária Municipal de Trabalho Graça Amorim .
Escola do rei e da Rainha 3ª Idade
Animação e euforia foram a marca das apresentações , todos estavam na maior expectativa. A princípio, forma escolhidos as majestades da 3º idade, eram 6 candidatos, mais um deles desistiu de competir. O grande vencedor, por unanimidade foi o José Ribamar da Silva , com 70 anos de idade. Ele demonstrou muito carisma e samba no pé. Já na escolhas da Rainha quem levou o título foi a simpática, Edilmar Sônia, 70 anos, mais com energia de jovem. A sua vitória foi comemorada e aplaudida por todo o público.
Escolha do rei e rainha 2010
Este foi o momento de maior espera pelo público, eram 6 candidatas e nenhuma deixou de comparecer, mesmo com atraso. Foram necessários 4 votos para a morena, Juliana Márcia do Santos, 22 anos, ganhar o título. Ela estava com uma torcida organizada, muita gente gritando seu nome e várias faixas , mensagens de apoio. Para o título de Rei Momo havia 9 competidores, nenhum faltou e a disputa foi bastante acirrada. Os jurados demonstraram indecisão. O título ficou com o Raimundo Gutenberg, 28 anos, que precisou de 4 votos para ganhar.
Perfil dos vencedores, Rei e Rainha
NOME: Jeane Silva
IDADE: 22
PESO: 53 Kilos
ALTURA: 1, 62
PROFISSÃO: Bailarina e Professora / Rainha da Bateria da Brasa Samba
ESTADO CIVIL: Solteira
ONDE MORA: Matadouro
NOME: Raimundo Gutemberg
IDADE: 28
PESO: 103 kilos
PROFISSÃO: Músico do Rock Moreira
ESTADO CIVIL: Casado
ONDE MORA: Parque Brasil III
Chegada do Prefeito
O Prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, chegou no Clube do Gari às 10:45 e não acompanhou desde o início do evento. Ao final, ele foi saudar os representantes do Carnaval 2010, com entusiasmo e animação. Na ocasião, Silvio Mendes fez um convite aos teresinenses: que permanecessem na capital para conferir este novo estilo de carnaval, que segundo ele, traz benefícios ao povo, pois os aproximam cada vez mais da cidade.
Os Jurados de 2010
Graça Amorim – Presidente do Júri
Péricles Mendel - Jornalista
Monica Freitas - Jornalista e Produtora
Marconi Lima - Jornalista
Virgílio Barcelar - Jornalista
Valdemar Santos – Bailarino
José Gomes - Jornalista
Daniele Augusta - Secretária
Edmo Graciano - Jornalista
Você conhece a Síndrome de Reye
Síndrome de Reye é uma doença grave e fatal, descrita pela primeira vez em 1963 na Austrália, durante uma epidemia de gripe. Felizmente, a mesma é bastante rara, afetando menos de 20 crianças a cada ano nos Estados Unidos. A causa da Síndrome de Reye ainda é desconhecida, embora a associação entre o desenvolvimento da doença e o uso de aspirina seja um consenso entre os especialistas.
Geralmente, a Síndrome de Reye afeta crianças e adolescentes de 4 a 12 anos; a incidência da doença em adultos é algo raríssimo, mas que pode acontecer. A mesma ataca diretamente o fígado, fazendo com que este não trabalhe corretamente, deixando substâncias químicas prejudiciais acumularem no sangue. Por sua vez, essas substâncias afetam diretamente o cérebro, aumentando a pressão dentro do mesmo.
Na maioria das vezes, ocorre uma infecção viral juntamente com a doença. Os principais sintomas da Síndrome de Reye são: vômitos, náuseas e mudanças nas funções mentais. Com o agravamento do quadro, as alterações mentais podem resultar em profunda irritabilidade, agitações, delírios, convulsões e coma.
Não existe um tratamento específico para a Síndrome de Reye. O que se procura fazer é manter os órgãos vitais do paciente em bom estado e proteger o cérebro contra danos irreversíveis. Para isso, são utilizados medicamentos com o fim de reduzir a pressão intracerebral.
Devido à semelhança dos sintomas, a doença pode ser facilmente confundida com meningites, diabetes, overdose de drogas ou envenenamentos. É importante que o diagnóstico e o tratamento sejam iniciados imediatamente após os primeiros sintomas da doença.
Os transtornos alimentares
Os transtornos alimentares prevalecem sobretudo entre raparigas adolescentes e jovens adultas, mas cerca de 5 a 10% dos casos ocorrem com rapazes. As vítimas sentem-se normalmente impotentes em relação às suas vidas, sofrem de baixa auto-estima e têm uma fraca imagem do seu corpo. Usam a comida – seja a restrição da comida ao ponto de passarem fome, o ou excesso de comida ao ponto de ficarem obesos –, como forma de ganhar controlo sobre alguns aspectos das suas vidas.
Algumas formas comuns de transtorno alimentar: a Anorexia Nervosa é uma condição em que as pessoas restringem a ingestão de comida, às vezes para valores tão baixos como 300 calorias por dia; a Bulimia Nervosa caracteriza-se por períodos de indulgência em grandes quantidades de comida para depois vomitar ou usar laxantes para eliminar a comida do corpo; o Transtorno de Compulsão Alimentar e excesso compulsivo de alimentação ocorre quando as pessoas comem em demasia mas não purgam a comida e ganham peso em excesso e a Ortorexia é a obsessão doentia por alimentação saudável, o que em excesso e não regulado pode ser prejudicial. Qualquer um destes transtornos alimentares tem consequências nutricionais muito graves e um forte impacto na saúde dos indivíduos
Nutrição para transtornos alimentares
Uma boa nutrição é essencial a todos e especialmente às pessoas em recuperação de um transtorno alimentar. Primeiro, certifique-se de que a pessoa com o transtorno foi avaliada por um médico qualificado e que se encontra num plano de tratamento. Uma terapia nutricional de um dietista credenciado, aliada a psicoterapia e farmacologia ou formas variadas de medicina alternativa, pode ajudar uma pessoa em recuperação de um transtorno alimentar.
Parte de um plano de tratamento eficaz consiste em ajudar a pessoa a regressar a um padrão de alimentação saudável. O corpo de uma pessoa que tem passado fome está num estado terrível e precisa de alimentos nutritivos para recuperar energia, restabelecer o equilíbrio químico e melhorar a clareza mental.
Os seguintes alimentos podem ajudar na recuperação de um transtorno alimentar:
Alimentos integrais concedem nutrientes que revitalizam o corpo. O pão de centeio integral, arroz integral, fruta e legumes frescos e carnes magras darão aos corpos desgastados um aumento de energia. As comidas processadas oferecem açúcar, xarope de milho com alto teor de frutose, gordura, cereais refinados e muito pouco no que diz respeito a nutrientes;
O cálcio presente em produtos lácteos magros e vegetais folhados ajudam a fortalecer os ossos e os dentes. As dietas excessivas roubam cálcio aos ossos, tornando-os frágeis. As jovens que sofrem devido a um transtorno alimentar mostraram ter uma massa óssea semelhante à de mulheres idosas. Para além do mais, vomitar em excesso destrói o esmalte dos dentes;
Carnes magras, legumes e peixe proporcionam as proteínas necessárias das quais um corpo mal nutrido precisa;
Os ácidos gordos do Ómega 3 encontrado no peixe, ovos e nozes, estimulam o coração. Quem sofre de anorexia corre o risco de ter problemas cardíacos e arritmia cardíaca pois o corpo não tem gordura suficiente para sustentar o funcionamento cardíaco;
Os líquidos e sódio da água e bebidas desportivas são necessários para restabelecer o desequilíbrio de electrólitos e restituir a perda de água devido à desidratação provocada por vomitar em excesso, ou pelo uso de laxantes e de diuréticos.
Os atletas que sofrem de transtornos alimentares precisam de aconselhamento nutricional especializado. Desportos como a luta livre, corrida, ballet e ginástica, que dão ênfase a corpos magros e tonificados, apresentam um número excepcionalmente elevado de praticantes com transtornos alimentares. Estes atletas restringem a comida, têm um índice de massa corporal muito baixo, abusam de bebidas proteicas e suplementos e tentam perder o peso da água com diuréticos e saunas.
Os atletas devem concentrar-se numa alimentação baseada em alimentos em vez de suplementos, carbonatos e gorduras para a energia, proteínas para os músculos, fluidos e electrólitos adequados, e vitaminas e electrólitos para manter a performance e o equilíbrio nutricional.
Porquê usar a nutrição para prevenir transtornos alimentares?
As práticas de boa nutrição podem ajudar a prevenir transtornos alimentares. Os jovens vão buscar a sua imagem corporal e auto-estima ao mundo que os rodeia. Envolver as crianças na preparação da comida e ensinar-lhes a reconhecer imagens corporais realistas pode prepará-las para hábitos saudáveis que podem ser-lhes úteis ao longo da vida.
Ajude-os a focarem-se na boa saúde e alimentos saudáveis em vez do seu peso e do que a balança diz. As crianças podem ser atarracadas mas saudáveis se comerem alimentos correctos e fizerem exercício. Ensinem as crianças a comer quando têm fome e não por razões emocionais. Deixe-as saber que não há nenhuma boa razão para terem de passar fome. Não critique o peso de uma criança nem se queixe do seu tamanho. Desenvolva previamente planos de comida saudável e mantenha-se firme na sua prossecução.
Procure sinais de aviso que possam indicar que uma pessoa jovem possa estar a caminho de uma transtorno alimentar: contar obsessivamente as calorias de tudo o que come, só comer “dieta” ou alimentos baixos em gordura, dizer que está gorda quando de facto está muito magra, abusar de laxantes, pesar-se constantemente e fazer exercício em excesso.
Viagra para Mulheres: Um teste indicou tratamento para quem não sente prazer
O remédio apontado como o “Viagra feminino” demonstrou que pode aumentar a libido em mulheres com baixo desejo sexual. Voluntárias que tomaram o medicamento por seis meses se disseram mais satisfeitas sexualmente e com a libido aumentada em comparação com aquelas que ingeriram placebo.
Médicos disseram que a flibanserina pode ser um tratamento efetivo para o problema que atinge de 9% a 26% das mulheres. A droga tem causado preocupação entre alguns pesquisadores – empresas farmacêuticas estariam exagerando o número de pacientes afetadas, aproveitando para promover uma pílula que não seria capaz de resolver questões psicológicas que reduzem o apetite sexual, além de uma imagem negativa do próprio corpo e estresse.
''É um remédio parecido com o Viagra, só que para mulheres em quem o baixo desejo sexual é o problema mais comum, como a disfunção erétil é nos homens'', avalia John Thorp, professor de ginecologia da Universidade da Carolina do Norte (EUA).
O medicamento foi desenvolvido como um antidepressivo. Com uma má performance nos testes, nunca foi aprovado, mas os questionários das pacientes revelaram um inesperado efeito colateral:
''O remédio aumentava a libido. Conduzimos, então, múltiplos testes clínicos, e as voluntárias que tomaram o remédio para desordem do desejo sexual hipoativo (baixa libido por longos períodos) relataram melhoras significativas'', afirma Thorp.
Antes de tomar o medicamento, as participantes tinham uma média de 2,8 relações sexuais satisfatórias por mês. Aquelas que tomaram a pílula aumentaram o índice para 4,5 vezes, em comparação com as 3,7 vezes das mulheres medicadas com placebo.
Elas foram solicitadas a manter um registro do número de relações prazerosas ao longo da pesquisa. Utilizaram-se vários outros quesitos para avaliar a libido e os níveis de estresse durante o sexo. Os resultados foram comparados com informações obtidas antes e após o experimento. Thorp acredita que as conclusões apontam para um possível tratamento para o que considera o problema sexual que mais afeta as mulheres em idade reprodutiva.
Petra Boynton, pesquisador do University College London, na Inglaterra, alerta que a pílula não é uma “bala mágica” e teme que isso faça com que os casais parem de conversar acerca de seus problemas:
''O remédio não vai fazer você se sentir melhor com seu corpo ou seu parceiro ser melhor na cama.'', Disse.
A droga pode ser aprovada, fora do Brasil, dentro de 18 meses. Os dados do último teste serão enviados a órgãos americanos e europeus para revisão.
Tradução: Amy Traduções
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
Um remédio contra impotência sexual com ótima ação
Surge uma nova solução para homens que sofrem de impotência sexual. O laboratório americano de biotecnologia Vivus apresentou a análise de um teste clínico realizado com o Avanafil, um remédio experimental contra a impotência que atuaria 15 minutos depois do consumo, ou seja, mais rapidamente do que o Viagra, Cialis ou Levitra.
"A amplitude do Avanafil nos 15 primeiros minutos foi surpreendente", afirma Leland Wilson, presidente do Vivus, num comunicado que detalha resultados do teste clínico de fase 3 (a última antes da autorização da Agência de Regulação de Medicamentos nos Estados Unidos, a FDA).
"Esses novos dados vêm confirmar as características do Avanafil e suas diferenças em relação aos demais fármacos usados por via oral atualmente no mercado", acrescentou.
Boca Volumosa, Rosada, Fazem as mulheres ficarem mais Jovens
O faz as atrizes Angelina Jolie, Megan Fox e Monica Belluci parecerem mais jovens e sensuais? Os lábios volumosos e rosados, afirma uma nova pesquisa feita pela Unilever. O estudo feito com 250 mulheres indica que mesmo as mais velhas, com rugas ou alguns fios brancos, aparentam mais jovens por causa dos lábios lábios grossos e firmes. Coordenada pelo cientista David Gunn, da Unilever, a pesquisa foi publicada na revista "PLoS One". Para os homens, os lábios volumosos são um dos indicativos da fertilidade feminina, junto com uma pele uniforme, os cabelos brilhantes e um corpo curvilíneo.
''Quando avaliamos pessoas que pareciam mais jovens do que sua idade, ficamos impressionados com o tamanho de seus lábios. É um fator totalmente determinado pela genética e fácil de medir'', afirma o cientista.
Os lábios começam a encolher por volta dos 30 a 40 anos. Aos 60, a espessura de algumas mulheres chegava a medir apenas 3 milímetros. Especialistas discordam na melhor forma de aumentar a boca, pois o risco de acabar com cara de "peixe" ainda é grande.
Um bom batom, principalmente os mais vermelhos, podem fazer maravilhas à aparência feminina. Já as intervenções feitas com botox, colágeno e ácido hialurônico podem deixar a boca artificial demais, afirma Gunn.
Basta lembrar de algumas atrizes, entre elas Lindsay Loha, Meg Ryan e Melanie Griffith, para entender que o preenchimento pode estragar o visual. Além disso, Gunn acredita que as mulheres mais velhas não devem tentar aumentar os lábios, já que o resultado da mudança nesta parte do rosto provavelmente ficará artificial demais.
''Uma boca rosada e volumosa infelizmente não combina com um rosto cheio de rugas'', completa.
As Informações são de Agências Internacionais.
Os Alimentos de uma Boa Disposição
Nada mais importante do que a nossa alimentação, E Quando essa alimentação é acompanhada de alimentos que nos proporcionam uma boa disposição, Encarar o expediente ou uma atividade física depois de saborear uma feijoada é praticamente impossível. Mas há outros alimentos mais "inocentes" que também são capazes de roubar nossa energia, como afirma a nutróloga Jane Corona, do Rio de Janeiro.
Autora de livros como "Fadiga Crônica" (DP&A Editora) e "Saboreando Mudanças" (Ed. Senac), ela afirma que, para certas pessoas, até um simples pãozinho e o café com leite podem ser causa de problemas digestivos e má disposição.
Não se trata de alergia, mas uma espécie de sensibilidade ao alimento que tem origem no intestino. Quando a mucosa está irritada, seja por estresse, ou pelo consumo de medicamentos, sua permeabilidade aumenta. O organismo passa, então, a absorver moléculas maiores, que normalmente passariam direto, e reage como se tivesse assimilado um corpo estranho. O processo pode ocorrer, por exemplo, com a lactose, o açúcar do leite, ou com o glúten, presente em pães, aveia e farináceos.
A nutróloga lembra que alimentos muito açucarados também podem provocar cansaço e desânimo. Embora a glicose seja fonte de energia, o exagero provoca o efeito inverso. "O corpo estoca a energia que não foi usada em forma de gordura, mas, até que isso aconteça, há uma série de reações químicas que resultam na produção de álcool", esclarece. O resultado é irritação, cansaço e uma sensação de torpor.
A nutróloga explica que é possível ter mais disposição com algumas mudanças na dieta, como reduzir a quantidade de açúcar e de gordura, caprichar nas frutas e dar preferência aos grãos integrais.
Carne Vermelha
Toda proteína em excesso pode roubar energia, especialmente a carne vermelha, que contém muita gordura. Para quem não vive sem carne, eu recomendo que ajude o processo de digestão com muita verdura, além de ervas como hortelã, louro, orégano e manjericão. Também sugiro acrescentar à refeição uma fatia de abacaxi, que acelera a quebra de proteínas, assim como o mamão, a maçã com casca, o maracujá ou algumas gotinhas de limão.
Alimentos que interferem no Pique
Tudo que é consumido em excesso pode fazer mal. Alimentos muito gordurosos, por exemplo, desaceleram o organismo para que o foco seja a digestão. Isso provoca sono e diminui a atividade mental. O excesso de açúcar é outro problema. O corpo estoca a energia que não foi usada na forma de gordura, mas, até que isso aconteça, há uma série de reações químicas que resultam na produção de álcool. O resultado é irritação, cansaço e uma sensação de torpor. É como se você estivesse bêbado de tanto comer doce.
O Mel
Não, o mel é igual ao açúcar.
Café da Manhã
Sugiro que a pessoa comece o dia com uma boa vitamina de frutas, além de chá verde ou café. A maçã, por exemplo, melhora a imunidade. A banana é rica em magnésio e vitaminas do complexo B, que melhoram a disposição. É bom incluir uma colher de sopa de semente de linhaça, que é rica em ômega 3 e melhora a memória. Em vez de pão, bolo e biscoito, prefira um pão integral regado com azeite. Os cereais integrais levam mais tempo para ser digeridos, com isso você demora mais para ter fome de novo. O carboidrato do pãozinho comum é digerido muito rápido e logo você sente a necessidade de comer de novo.
Leite
Os laticínios, em geral, são amigos das crianças. Até os 6 anos, nosso organismo quebra bem as moléculas de lactose, o açúcar do leite. Depois, vai ficando mais difícil. Quem sofre de colite, ou é muito estressado, pode ter problemas com laticínios. Mesmo com o queijo branco, que tem menos gordura. Quando a mucosa do intestino está irritada, seja por estresse, ou pelo consumo de certos medicamentos, sua permeabilidade aumenta. O organismo passa a absorver moléculas maiores, que normalmente passariam direto, e reage como se tivesse assimilado um corpo estranho. O resultado é cansaço, olheiras profundas, flatulência, dores de cabeça e resfriados constantes. É comum esses sintomas ficarem mais intensos na segunda-feira, porque é no fim de semana que as pessoas conseguem tomar um café da manhã mais farto, com muito leite e queijo.
Evitando a osteoporose?
Praticamente não há alimento na natureza que não tenha cálcio. Quem tem intolerância à lactose pode consumir soja e couve-flor, por exemplo, que são ricos nesse nutriente. Também não adianta a pessoa tomar muito leite e, por outro lado, exagerar na cafeína ou na gordura, que prejudicam a absorção do cálcio.
Iorgute
Não, com o iogurte é diferente. Os lactobacilos fazem a quebra das moléculas de lactose, então é como se o alimento estivesse pré-digerido.
Sensibilidade ao Glúten
O glúten também contém uma molécula muito grande, a gliadina. Assim como no caso da lactose, se a pessoa sofre de colite, está estressada, ou costuma consumir laxantes e antibióticos, pode ter a permeabilidade da mucosa alterada e, então, o corpo reage ao glúten como um elemento estranho.
Dificuldade
Quando os sintomas indicam essa possibilidade, eu proponho ao paciente um tempo sem o alimento para ver se o problema melhora. Ninguém melhor que a própria pessoa para sentir quando algo não lhe cai bem. Depois que o organismo retoma o equilíbrio, a pessoa pode voltar a consumir o alimento, mas com uma freqüência menor.
Passando mais tempo com a Família
As relações familiares são mais importantes do que qualquer outro sucesso na vida. Ao lembrar da infância dos filhos, poucas pessoas diriam que deveriam ter passado mais tempo no escritório. Os membros da família precisam esforçar-se para ficarem mais tempo juntos, de modo a estabelecerem e manterem um relacionamento de proximidade uns com os outros e desenvolverem a união familiar.
Mas não será possível passar mais tempo juntos a menos que os pais empreguem cuidadosos esforços a fim de planejar as atividades familiares. As famílias que quiserem passar mais tempo juntas podem aprender a encontrar tempo para isso.
O Fashion Rio, um evento da moda com muito estilo
O Fashion Rio terminou recentemente, O Evento do mundo da moda apresentou as coleções de inverno das grifes, Através de apresentações, As grifes deram o melhor nas coleções, Para falar melhor sobre o Fashion Rio, o Universo Estilo entrevistou a colunista social de modas do Portal Universo, Luciana Mello de Sousa, A Colunista e editora viajou e participou da platéia do evento, Além de colunista é editora de matérias do site de modas do Portal Universo, Última Moda, Confira a entrevista com a editora e colunista.
Universo Estilo - Como você avalia os desfiles, As coleções apresentadas, Você acha que cada grife deu o seu melhor?
Luciana Mello de Sousa - Todas as grifes deram o melhor de si, Isso é sem dúvidas nenhuma, As modelos foram muito bem maquiadas, Não saiu fora do tema que a grife escolheu, Foi um desfile em que eu fiquei muito impressionada com a criatividade dos estilistas, As coleções apresentadas algumas na minha opinião não foi muito boas, Eu achei muito sem sentido, Existe grifes em que optou pela cor preta, Eu acho que se uma grife procura ser destaque em um desfile ela deveria ter criatividade com cores, Cores vivas, Faltou muito essa falta de imaginação com cores. Em relação ao melhor de cada grife, todas deram o seu melhor, Mais obvio que algumas poderiam dar ainda mais o seu melhor.
Universo Estilo - E Os temas abordados pelas grifes, Foram ótimos temas para apresentar nas passarelas.
Luciana Mello de Sousa - Foram ótimos temas, Ouve uma grife que colocou uma coleção baseada em um filme de vampiros, Logo imaginei as péssimas coleções que não iria sair, Mais não, Foi algo até chamativo, Umas cores muito bonitas, Bem trabalhadas, Um estilo de roupa que agente notava que deu muito trabalho e muito desafio para fazer.
Universo Estilo - O Fashion Rio 2010 superou o Fashon Rio do ano anterior?
Luciana Mello de Sousa - Com certeza, Em 2009 eu fui fazer a cobertura para minha coluna, E vi cada coleção apresentada, Foram ótimas as coleções de 2009, Mais as de 2010 não tem comparação. Uma grife precisa entender que é preciso melhorar de ano em ano.
Universo Estilo - Teve estilo nas coleções deste ano.
Luciana Mello de Sousa - Foi o que não faltou! Muito estilo, Além de estilo criatividade, Todas as coleções tinham seu estilo próprio, Eu analisei cada peça apresentada, E Fui imaginando um estilo de pessoa para aquela peça apresentada, Eu mesma me identifiquei com muitas peças apresentadas.
Universo Estilo - Como foi para você fazer a cobertura do Fashion Rio 2010?
Luciana Mello de Sousa - Uma Delicia! Um desfile muito bonito, Alegre, e com muita criatividade, Eu já fui em muitos desfiles mais o Fashion Rio este ano foi muito bonito, E Vale ressaltar que a cobertura do Fashion Rio não contou apenas comigo, Eu precisei pedir o Portal Universo um fotografo para ir tirando as fotos enquanto eu prestava a atenção no desfile e nas coleções apresentadas, Eu também utilizei fotos dos fotografos do Agnews, Que aliás eu gostaria de parabenizar á todos os fotografos por registrar esse momento lindo do Fashion Rio e ainda nos ajudar liberando as imagens.
Universo Estilo - E surgiu muitos famosos?
Luciana Mello de Sousa - Foram muitos famosos, Foi muito emocionante o final com a Fernanda Lima, Falando em Fernanda eu tive a oportunidade de ver a Fernanda Vasconcellos, Entre outros famosos, Agora emocionante foi ver o ator Thiago Lacerda, e Tais Araújo, Precisei me conter meu lado emocional e saber que eu estava ali á trabalho e não para ficar soltando meu lado de fã, Mais foi uma maravilha.
Proteina do Colesterol prevê AVC nos homens
Os Homens saudáveis com mais de 65 anos, níveis elevados da lipoproteína A, a proteína que transporta o colesterol através do organismo, prevêem o acidente vascular cerebral e morte.
Os investigadores norte-americanos descobriram que os homens com níveis elevados da lipoproteína A, para além de terem três vezes mais possibilidades de sofrer um AVC, 76% podiam acabar morrendo, em relaços homens com níveis reduzidos da proteína.
Uma decoração especial para o Quarto
A decoração de quartos de casal pode ser trabalhosa e complexa à medida que tenhamos de pensar no tamanho do quarto e na quantidade de pertences que o casal venha a ter. Tudo deve ser planejado para que ele atenda às necessidades de uma forma tranquila, oferecendo conforto e bem estar. Assim, não só a questão estética é importante, mas também, a avaliação das necessidades. Resumidamente, os itens abaixo poderão colaborar:
Faça uma avaliação do mobiliário necessário
Esta avaliação deve levar em conta a quantidade de pertences que o casal possui e o tamanho do quarto lembrando que a melhor otimização possível é aquela em que se ganha cada centímetro (Isto pode ocorrer mais facilmente pela adoção de móveis planejados). É importantíssimo o estabelecimento destas medidas para que a escolha de móveis ocorra de forma que suas dimensões preservem a boa circulação do ambiente. Faça desenhos que envolvam layouts, perspectivas, e outras ferramentas que possam ajuda-lo nesta tarefa. Outro recurso interessante é o de fazer simulações com jornais ao chão de forma que a área ocupada seja exatamente as dos mobiliários. Desta forma, tem-se uma base para a circulação disponível. Embora cansativo, este trabalho proporciona menos erros e pode aproximar muito mais o casal. Vá em frente! Vale a pena!
Reconheça seu estilo
Em mãos das informações acima, vá até as lojas e aprecie o tipo de mobiliário que lhe agrada, seja pela cor, material, ou qualquer outra característica que goste. Olhe atentamente as revistas, participe de mostras, enfim defina o que realmente lhe atrai. Com esta informação será possível escolher o mobiliário do seu gosto e nas dimensões estabelecidas no primeiro item acima. (Neste momento sonhe com o quarto que sempre desejou). Coloque seu coração para funcionar e ele lhe trará a resposta sobre o que você é e realmente gosta. Como disse antes, melhor se esta busca ocorrer a dois. Não se esqueça que o colchão é um item essencial em toda esta busca. Ele completa este local de descanso e momentos íntimos. Então, a qualidade, durabilidade e conforto são requisitos primordiais nesta escolha.
Revestimentos e cores
Há pessoas ou casais que são mais despojados, outros mais clássicos, outros contemporâneos e assim por diante. Assim, é bom lembrar que o excesso pode levar ao cansaço. Já a falta pode levar à monotonia. O ideal é que se tenham as cores distribuídas de uma forma equilibrada e harmônica para prover uma sensação de bem estar. Há opiniões, entretanto, que falam em duas, três e até quatro cores para uma ambiente. Mais uma vez, pense sobre o que deseja e procure usá-las de forma a não sobrecarregar o ambiente. Como já foi discutido antes em outros artigos, se deseja um destaque em um ambiente pequeno, pinte ou revista com papel de parede, madeira ou mesmo uma série de outros revestimentos no mercado, apenas uma das paredes. Distribua em pequenos detalhes seja do enxoval, ou dos objetos que compõem o quarto, as cores que gosta. Combine estampas e motivos de um papel de parede. Aqui, em revistas ou mesmo na internet há uma série de exemplos de quartos nessas características. Com paciência e carinho você pode chegar a resultados surpreendentes. Pode apostar.
A escolha dos tecidos
O bem ou mal estar está muito ligado às nossas sensações. Assim, ninguém gosta de se sentir mal até mesmo ao tocar um tecido ou ao andar descalço sobre um tapete. Para isso é que se encontram várias opções de tecidos. Pesquise, toque-os, e sinta o que mais lhe agrada. Em geral tecidos de algodão são mais macios e proporcionam um conforto inigualável (Quanto maior o número de fios mais maciez). Além dele, existem vários outros com a mesma característica. Enfim, busque aqueles, seja no tapete ou no enxoval, que mais lhe agrade e corresponda a seus sonhos e desejos de seu dia a dia, principalmente no que diz respeito a seus momentos íntimos e de descanso.
Iluminação
A luz tem um papel fundamental para determinação de climas adequados para determinadas situações. Além disso, ela pode interferir na sensação de dimensão do espaço, fazendo-o parecer maior ou menor. O ponto fundamental aqui é que sem uma iluminação adequada, nenhuma decoração resiste. Ela pode ser de vários tipos, por isso novamente busque exemplos e perceba as formas de uso e o clima que ela pode criar nos ambientes. Observe que até mesmo a luz de velas pode ser essencial nesta tarefa.
O Beijo dos Signos
Se você acredita em signos, Você irá ver os signos que são compativeis com o seu signo, E Até saber o Beijo de cada Signo.
O beijo de Áries
O ariano beija com o corpo todo. Ele pulsa, ele se entrega… e ao mesmo tempo ele domina. Percorre a boca desejada com fogo e paixão. Não é dado a beijocas superficiais, pois gosta de sentir uma emoção e uma energia intensas nesse momento especial.
-> Para agradar um ariano, dê-lhe um beijo demorado e bem romântico.
O beijo de Touro
O taurino tem um beijo guloso, profundo, altamente sensual.
Ele aprecia o sabor, o calor, a textura da boca beijada.
Não tem pressa, e é capaz de ficar longos minutos deliciando-se com o gosto da pessoa amada.
-> Quem é de Touro gosta de beijos quentes, sensuais, daqueles que não conhecem limites.
“Compatibilidade de signos, encontre sua alma gêmea e saiba quem é compativel com seu signo.”
O beijo de Gêmeos
O geminiano gosta de alternar beijos mais profundos e intensos com leves beijocas e brincadeiras com a ponta da língua, percorrendo os contorno da boca da pessoa amada, mordiscando-a, saboreando-a. É um beijo meio moleque, gostoso, jovial e cativante.
-> Quer fazer um geminiano derreter-se aos seus pés?
Então comece com um beijinho de leve em sua orelha
“Compatibilidade de signos, encontre sua alma gêmea e saiba quem é compativel com seu signo.”
O beijo de Câncer
O canceriano coloca a própria alma no ato de beijar.
No momento em que seus lábios se unem à boca da pessoa amada, ele traduz o mais puro romantismo, e faz dessa carícia uma verdadeira declaração de amor.
-> Conquiste um canceriano enchendo de beijos suaves e bem românticos.
“Compatibilidade de signos, encontre sua alma gêmea e saiba quem é compativel com seu signo.”
O beijo de Leão
O leonino acredita que beijar é uma arte. Por isso, ele se esmera em percorrer docemente a boca do parceiro, alternando carícias suaves com outras mais ardentes. Seu beijo tem gosto de paixão, de desejo, de força e intensidade. Enfim, é um beijo de Fogo, capaz de seduzir e incendiar.
-> O leonino faz questão de deixar bastante claro que beija muito bem. Assim, mostre a eles que seus beijos também são ótimos.
“Compatibilidade de signos, encontre sua alma gêmea e saiba quem é compativel com seu signo.”
O beijo de Virgem
O virginiano é perfeccionista até no beijo. Que grande qualidade! Ele toma o maior cuidado para que a pessoa amada se sinta plenamente envolvida pela carícia de seus lábios suaves e de sua língua ávida de sensações. É um beijo intenso, molhado, delicioso!
-> O virginiano pode se assustar se você chegar cobrindo-o de beijos, então vá com calma e faça com que ele confie em você.
“Compatibilidade de signos, encontre sua alma gêmea e saiba quem é compativel com seu signo.”
O beijo de Libra
O libriano beija no estilo romântico. Com seus lábios doces e ao mesmo tempo ousados, ele conduz a pessoa amada para um lindo cenário, feito de flores, nascentes de água e pôr-do-Sol. Impossível não se entregar à carícia feita por essa boca que sempre parecer querer “algo mais”…
-> Para fazer um libriano se lembrar pra sempre do seu beijo é preciso usar dois ingredientes fundamentais: ternura e sensualidade.
“Compatibilidade de signos, encontre sua alma gêmea e saiba quem é compativel com seu signo.”
O beijo de Escorpião
O escorpiano faz do beijo uma extensão do ato sexual. É um beijo erótico, quente, convidativo, que faz pensar nas cenas mais loucas e ardentes. É um beijo-armadilha, um beijo-sedução, um beijo-paixão… Uma experiência inesquecível!
-> As pessoas deste signo adoram levar seu amor à loucura com seus beijos. Então, que tal virar o jogo e dar a eles um pouco deste seu doce veneno?
“Compatibilidade de signos, encontre sua alma gêmea e saiba quem é compativel com seu signo.”
O beijo de Sagitário
O sagitariano não beija apenas com a boca, mas com o corpo todo. Ele percorre o corpo da pessoa amada como se quisesse invadi-lo, conhecer todos os seus segredos, ultrapassar fronteiras. É um beijo quente e sensual, com um quê de selvagem, com cheiro de feno e sabor de aventura.
-> Um beijo cheio de paixão fascina quem é de Sagitário. Agora, para que este fascínio vire paixão, acrescente um ingrediente: a natureza como cenário.
“Compatibilidade de signos, encontre sua alma gêmea e saiba quem é compativel com seu signo.”
O beijo de Capricórnio
O capricorniano beija meticulosamente. Começa devagarzinho, como se quisesse tomar posse do “território desconhecido”… Depois, ele vai se aprofundando mais e mais, em busca de uma intensidade cada vez maior. É um beijo prolongado, desses que rouba o fôlego e deixam um gostinho de “quero mais”…
-> O capricorniano vai começar a beijar você de forma discreta. Mas de repente um vulcão pode entrar em erupção. Assim, pegue foto antes dele.
“Compatibilidade de signos, encontre sua alma gêmea e saiba quem é compativel com seu signo.”
O beijo de Aquario
O aquariano beija como se quisesse desafiar as expectativas da pessoa amada. Alterna beijos carinhosos com outros de pura volúpia, e é capaz de transmitir um desejo intenso com o mais simples toque de lábios… Está sempre em busca de sensações novas e não tem medo de ousar.
-> O que o aquariano que é saber se está agradando de verdade, com seu beijo tentador. Deixe-o com a certeza que depois do primeiro virão muitos outros carinhos.
“Compatibilidade de signos, encontre sua alma gêmea e saiba quem é compativel com seu signo.”
O beijo de Peixes
O pisciano tem um beijo inteiramente devotado à pessoa amada. É um beijo-doação, em que ele procura proporcionar o máximo de sensações, de prazeres, de sabores e calores… Por isso mesmo, é um beijo delicioso, que nunca se repete, mas se supera a cada nova experiência.
-> Para agradar a pessoa deste signo não permita que as palavras atrapalhem este momento mágico. E se quiser conquistar de vez, beije-a suavemente.
“Compatibilidade de signos, encontre sua alma gêmea e saiba quem é compativel com seu signo.”
sábado, 16 de janeiro de 2010
Á Ambição, É ponto bom, Ou ponto ruim?
Ambição é tudo o que você pretende fazer na vida. São seus objetivos, seus sonhos, suas resoluções para o novo milênio. As pessoas costumam ter como ambição ganhar muito dinheiro, casar com uma moça ou um moço bonito ou viajar pelo mundo afora. A mais pobre das ambições é querer ganhar muito dinheiro, porque dinheiro por si só não é objetivo: é um meio para alcançar sua verdadeira ambição, como viajar pelo mundo. No fim da viagem você estará de volta à estaca zero quanto ao dinheiro, mas terá cumprido sua ambição.
As pessoas mais infelizes que eu conheço são as mais ricas. Quanto mais rico, mais infeliz. Nunca me esqueço de um comentário de uma copeira, na casa de um empresário arquimilionário, que cochichava para a cozinheira: "Todas as festas de rico são tão chatas como esta?" "Sim, todas, sem exceção", foi a resposta da cozinheira.
De fato, ninguém estava cantando em volta de um violão. Os homens estavam em pé numa roda falando de dinheiro, e as mulheres numa outra roda conversavam sobre não sei o que, porque eu sempre fico preso na roda dos homens falando de dinheiro.
Não há nada de errado em ser ambicioso na vida, muito menos em ter "grandes" ambições. As pessoas mais ambiciosas que conheço não são os pontocom que querem fazer um IPO (sigla de oferta pública inicial de ações) em Nova York. São os líderes de entidades beneficentes do Brasil, que querem "acabar com a pobreza do mundo" ou "eliminar a corrupção do Brasil". Esses, sim, são projetos ambiciosos.
Já ética são os limites que você se impõe na busca de sua ambição. É tudo que você não quer fazer na luta para conseguir realizar seus objetivos. Como não roubar, mentir ou pisar nos outros para atingir sua ambição. A maioria dos pais se preocupa bastante quando os filhos não mostram ambição, mas nem todos se preocupam quando os filhos quebram a ética. Se o filho colou na prova, não importa, desde que tenha passado de ano, o objetivo maior.
Algumas escolas estão ensinando a nossos filhos que ética é ajudar os outros. Isso, porém, não é ética, é ambição. Ajudar os outros deveria ser um objetivo de vida, a ambição de todos, ou pelo menos da maioria. Aprendemos a não falar em sala de aula, a não perturbar a classe, mas pouco sobre ética. Não conheço ninguém que tenha sido expulso da faculdade por ter colado do colega. "Ajudar" os outros, e nossos colegas, faz parte de nossa "ética". Não colar dos outros, infelizmente, não faz.
O problema do mundo é que normalmente decidimos nossa ambição antes de nossa ética, quando o certo seria o contrário. Por quê? Dependendo da ambição, torna-se difícil impor uma ética que frustrará nossos objetivos. Quando percebemos que não conseguiremos alcançar nossos objetivos, a tendência é reduzir o rigor ético, e não reduzir a ambição. Monica Levinski, uma insignificante estagiária na Casa Branca, colocou a ambição na frente da ética, e tirou o Partido Democrata do poder, numa eleição praticamente ganha, pelo enorme sucesso da economia na sua gestão.
Definir cedo o comportamento ético pode ser a tarefa mais importante da vida, especialmente se você pretende ser um estagiário. Nunca me esqueço de um almoço, há 25 anos, com um importante empresário do setor eletrônico. Ele começou a chorar no meio do almoço, algo incomum entre empresários, e eu não conseguia imaginar o que eu havia dito de errado. O caso, na realidade, era pessoal: sua filha se casaria no dia seguinte, e ele se dera conta de que não a conhecia, praticamente. Aquele choro me marcou profundamente e se tornou logo cedo parte da ética na minha vida: nunca colocar minha ambição na frente da minha família.
Defina sua ética quanto antes possível. A ambição não pode antecedê-la, é ela que tem de preceder à sua ambição.
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
Jornal Britânico afirma que moda masculina deverá ter mais simplicidade
O jornal britânico “The Times” aposta na simplicidade como o futuro da moda masculina. Os tecidos, diz uma coluna da publicação, tendem a serem brancos e pretos e com propriedades especiais, como elasticidade e alta proteção do frio.
Isso não quer dizer que os homens ficarão vestido como os integrantes da nave Star Trek, comenta “The Mutton”, o pseudônimo que assina o texto. As roupas deverão facilitar a vida humana e não precisarão ser espalhafatosas como foram no passado.
Os tecidos tecnológicos já são parte da realidade, sobretudo em coleções esportivas que prometem melhorar a performance do atleta. No Brasil, algumas marcas já investem nesta tendência, como a Osklen, a VR Menswear – com roupas de teflon, que evitam manchas.
No exterios, destacam-se as marcas Calvin Klein, Prada and Dior Homme.
Se o jornal estiver certo, poderemos ver essa tendência nos desfiles do SPFW e da semana de Londres.
Gastronomia: Um restaurante especializado em comida tailandesa vira destaque em amostra
Fundamentados na cozinha contemporânea do sudeste asiático, o chef Rafael Jacobi e o consultor gastronômico Marcelo Jacobi são a atração gastronômica a partir deste sábado na Mostra Casa&Cia Praia 2010.
O Wok Thai Bistrô possui salão de 35 lugares internos e 16 acomodações externos, em ambientes de estar no jardim, localizado na casa de estilo despojado. O espaço tem projeto de interiores assinado pelas arquitetas da Efficace Design.
''Ao retornar a Tailândia, aprendemos novas sutilezas da sua gastronomia tradicional, aprofundamos a compreensão de seu paladar e seus aromas. Os ingredientes frescos e os condimentos que realçam seus sabores são a essência da harmonia da cozinha tailandesa, tão cheia de sensações'', adianta Rafael Jacobi.
Serviço:
As reservas podem ser feitas pelo (51) 8176-8628.
Além do Bistrô, funcionará em área externa o Café By Barista Daniela Raymundo, com um cardápio de cafés, drinks, espumantes e petiscos.
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
Os Beneficios do Morango para a Saúde
Tente não picar
Quanto mais cortado o morango for, maior o contato com o oxigênio, diz a nutricionista Janine Ginani, da UNB. Isso fará com que parte das substâncias antioxidantes se percam. Que desperdício!
No Liquidificador
Se a receita pede esse eletrodoméstico, aí não tem jeito. Procure, ao menos, não bater o fruto por muito tempo para tentar segurar uma parte dos compostos benéficos.
Beba Depressa
Se optou por fazer um suco, tome-o imediatamente. Ou de nada adiantará ter usado o liquidificador por pouco tempo. As boas substâncias do morango passam depressa por uma metamorfose quando a fruta vira bebida.
E Levar ao fogo?
Lembre-se: boa parte da vitamina C some quando uma fruta é cozida. A sugestão é só colocá-la na panela no finalzinho da preparação ou usá-la em receitas feitas no vapor.
Adquirindo aquele Bronzeado perfeito
Que usar filtro solar diariamente é fundamental para evitar o envelhecimento precoce e manter a saúde da pele ninguém duvida, o que muitas pessoas não sabem é que não basta entrar na farmácia e escolher qualquer protetor solar. O correto é procurar um especialista, para indicar qual o produto certo para seu tipo de pele.
De modo geral as pessoas com pele mais clara precisam de um FPS maior porque têm menos melanina.
Eles podem ser de três tipos: físicos, que refletem os raios solares, químicos, que os absorvem, e os que combinam as duas propriedades. Para peles oleosas, é recomendável escolher um produto oil free, já que os de consistência cremosa tendem a obstruir os poros e devem ter no mínimo proteção 30 para corpo e rosto.
Se você optar por passar mais tempo na praia ou na piscina, em exposição direta ao sol, é muito importante reaplicar o produto de hora em hora para poder garantir uma proteção constante e você deve lembrar-se sempre de que não adianta passar o produto pela primeira vez depois de sair de casa pois eles demoram minutos para começar a agir. Ah, e não se esqueça de proteger também os lábios, o buço e perto das pálpebras com protetor tipo bastão Fator 30, pois estas áreas também são muito sensíveis ao sol.
Agora, se na pressa de garantir a cor do verão, você passou o dia na praia ou na piscina, sem proteção suficiente e sua pele ficou muito vermelha e o corpo todo ardido, a melhor forma para acabar com as dores das queimaduras é investir na hidratação com produtos pós-sol feitos com Camomila ou Aloe Vera, que ajudarão a diminuir a sensação de ardência.
Se você ficou parecendo um tomate de tão vermelha não pode esquecer de proteger rosto e corpo do sol, pois como você vai descascar de qualquer jeito todo cuidado é pouco. A pele nova é mais sensível do que a anterior e você precisará usar filtro solar para não correr risco de formar bolhas, queimaduras ou manchas. Você deve também usar e abusar de cremes hidratantes. Manter o organismo hidratado também é muito importante pois ajuda a combater o ressecamento cutâneo provocado pelo sol, por isso você deve beber grandes quantidades de líquido como água de coco e sucos de frutas naturais.
Dica: para se prevenir, aposte em um bronzeamento gradual para evitar problemas como envelhecimento precoce e doenças como câncer. Agora, quem passa a maior parte do ano longe da praia não deve tentar tirar o atraso em um dia só. Diferentemente do que muita gente pensa, o filtro solar não impede que a pele fique morena, só retarda a vermelhidão e protege contra a ação nociva dos raios ultravioleta.
Riscos de cirurgia abdominal podem aumentar com a idade
Cirurgias abdominais comuns como histerectomias ou cirurgias de vesícula biliar podem representar risco mais elevado do que o usualmente reportado, para pacientes mais idosos. Um novo estudo constatou que 5% das pessoas com idade de 65 anos ou mais morreram até 90 dias depois de cirurgias desse tipo, e que 17% dos pacientes desenvolveram complicações pós-operatórias.
Os riscos crescem à medida que a idade aumenta: 2,5% dos pacientes com idade próxima aos 70 anos morrem depois de cirurgias, ante 6% para os pacientes de idade próxima aos 80 anos, 12,6% para os pacientes próximos aos 90 anos e 16,7% para os pacientes com pouco mais de 90 anos. O nível de complicações pós-operatórias também cresce em proporção à idade, para 22% no caso de pacientes perto dos 90 anos de idade, ante 14,6% para os pacientes com idade inferior a 70 anos.
O estudo, publicado na edição de dezembro da revista Archives of Surgery, examinou os resultados de procedimentos cirúrgicos razoavelmente comuns executados em 101.318 adultos com idade superior a 65 anos, em hospitais não militares do Estado de Washington, entre 1987 e 2004.
O pesquisador responsável pelo estudo, Dr. Nader N. Massarweh, que está realizando treinamento cirúrgico na Universidade de Washington, em Seattle, disse que informações mais precisas quanto aos riscos de cirurgia ajudariam os pacientes e suas famílias a tomar decisões melhores sobre procedimentos cirúrgicos opcionais ou não opcionais, e estimularia médicos e hospitais a melhorar o tratamento de pacientes mais idosos.
Tradução: Amy Traduções
Antidepressivos pode ser fato que leva mudança na Personalidade
A paroxetina – antidepressivo conhecido como inibidor selectivo de recaptação de serotonina (ISRS) – parece ter um efeito farmacológico específico na personalidade, segundo estudo publicado na revista Archives of General Psychiatry..
Segundo os autores, caso possa ser replicado, este padrão contrariaria a hipótese do estado de efeito, e apoiaria a ideia de que os efeitos dos ISRSs sobre a personalidade vão além e talvez contribuam para o seu efeito antidepressivo.
Os investigadores norte-americanos avaliaram se doentes com depressão maior em uso desses medicamentos antidepressivos relatam mais alterações nos sintomas neuróticos do que pacientes recebendo placebo, e examinaram os efeitos da hipótese de que o relato de alteração da personalidade durante o tratamento com ISRS seria apenas um viés de avaliação relacionado com a depressão.
Foram avaliados 120 doentes que receberam paroxetina, 60 que receberam placebo e 60 que foram tratados com terapia cognitiva e comportamental. Aqueles que tomaram paroxetina relataram maior alteração da personalidade do que aqueles tratados com placebo, mas a vantagem da paroxetina sobre o placebo em relação à eficácia antidepressiva não permaneceu após controlo para as alterações nos sintomas neuróticos ou extroversão.
Embora os doentes tenham exibido melhoria substancial da depressão, as análises mostraram pouca melhoria nos sintomas neurótico ou na extroversão.
Por sua vez, a terapia comportamental produziu maior alteração na personalidade do que o placebo. Porém, a sua vantagem na neurose não foi mais significativa após controlo para depressão.
De acordo com os especialistas, a redução da neurose durante o tratamento foi preditor de um menor número de recaídas entre aqueles que responderam à paroxetina, mas não entre aqueles que responderam à terapia comportamental. Assim, os investigadores concluíram que alguns antidepressivos podem ter um efeito determinante na personalidade do doente.
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
Chef de cozinha do PapaCapim ensina receita de leitão
O chef Bruno Catão do Restaurante PapaCapim ensina a fazer um delicioso leitão ao PapaCapim, Um prato ideal para o final de semana, Ou até uma festa especial. Confira a receita:
Ingredientes:
2 Kg de barriga de leitão
150 g de açúcar
25 g de canela em pó
05 cravos
50 ml de mel de abelha
sal e pimenta a gosto
Modo de Preparo:
Retirar a capa da barriga do leitão. Em seguida, fazer cortes na superfície em diagonal nos dois sentidos. Temperar com sal e pimenta.
Polvilhe por cima o açúcar, canela e os cravos e leve ao forno (220 graus) por 30 minutos.
Depois retire do forno e pincele o mel-de-abelha na parte superior e leve ao forno novamente por mais 20 minutos.
Conheça os Males da Gordura Trans
Embora presente em pequenas quantidades na gordura de origem animal, as gorduras trans aparecem de forma mais intensa na industrialização de óleos vegetais, com o objetivo de passá-los do estado líquido para o sólido, isto é, para a produção de gordura vegetal hidrogenada. A gordura vegetal hidrogenada é utilizada para deixar os alimentos mais crocantes, dourados, atraentes e duradouros. Mas as gorduras trans presentes na gordura vegetal hidrogenada elevam o mau colesterol (LDL) e reduzem os níveis do bom colesterol (HDL), aumentando os riscos de doenças coronárias. Esse tipo de gordura está presente em gorduras vegetais sólidas e pastosas e em vários tipos de alimentos industrializados como bolos, biscoitos, doces, salgados, salgadinhos de pacote, sorvetes, massas congeladas e batatas fritas, entre outros.
A quantidade de trans (o nome é uma simplificação da expressão química "ácidos graxos transversos") presentes nos alimentos deve aparecer na tabela nutricional, em gramas, embora na coluna de porcentagem do valor diário de referência (%VD) não haja informações sobre as necessidades diárias. Isto porque não há indícios de que as trans tragam qualquer benefício à saúde do consumidor.
Mas se os benefícios não são conhecidos, os riscos já o são. Enquanto no Brasil não há legislação que restrinja a quantidade de gorduras trans para os alimentos, na Dinamarca, uma lei de janeiro de 2004 limitou a 2% os ácidos graxos trans do total das gorduras do produto alimentício. Um estudo publicado recentemente pelo New England Journal of Medicine indica que a ingestão diária de 5 g de gorduras trans aumenta em 25% o risco de doenças cardíacas. Segundo a pesquisa, a experiência com a nova lei dinamarquesa e os resultados dos estudos demonstram que esses riscos podem ser eliminados.
"O grande problema está nos alimentos industrializados que utilizam as trans para dar sabor, boa consistência e até como conservante. Esse sabor agradável levou ao consumo exagerado desses alimentos. Foi constatada, então, a relação entre essas gorduras e o aumento do risco de enfarto, angina, doenças do coração, enfim", relata o médico cardiologista Heno Lopes, coordenador do Ambulatório de Síndrome Metabólica do Instituto do Coração (Incor). Ele alerta para que se tenha cuidado com as crianças, já que muitos desses produtos são mais consumidos por elas.
De olho no rótulo
A nutricionista Vera Lúcia Chiara, do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), considera que o governo deve ir além: "o ideal é que nenhum alimento industrializado contenha gorduras trans, que devem ser eliminadas do nosso consumo". Na falta de medida mais severa, a obrigatoriedade da declaração nos rótulos "é extremamente necessária". Mas a nutricionista observa que nem assim o consumidor saberá quanto está ingerindo de gorduras trans: "devemos considerar que a comercialização de salgadinhos, folhados, doces com massas, bolos, tortas, os famosos `produtos da casa` vendidos em padarias e confeitarias e muitos outros alimentos produzidos em lanchonetes, restaurantes e lojas especializadas têm em seu preparo a gordura vegetal hidrogenada. E o consumidor não tem como saber se o alimento que é servido nesses locais foi preparado com gordura hidrogenada. Assim, continuamos consumindo trans sem saber a quantidade, pois a principal fonte é a gordura vegetal hidrogenada, ou parcialmente hidrogenada, utilizada amplamente nessas preparações".
Existem meios de se substituir a gordura hidrogenada, embora mais custosos para a indústria: a gordura interesterificada, que não contém trans. As margarinas, por exemplo, já acusam nos seus rótulos a
Com Informações IDEC.
Em Busca da Juventude
A mitologia grega é um bom parâmetro para mostrar o quanto a juventude e a beleza são cobiçadas desde a antiguidade. É só se mirar no aspecto físico dos deuses. Invariavelmente, são seres belos e jovens. Isso mostra como esses atributos eram e continuam sendo valorizados tanto no plano divino quanto no humano.
Cristina Rodrigues Franciscato, doutora em literatura grega antiga, conta que houve um tempo em que homens e deuses não se distinguiam enquanto raça. Quando ocorreu a separação, a beleza e a juventude eterna passaram a ser prerrogativas exclusivas dos deuses. Desde então, a velhice e a morte são temas centrais e problemáticos da existência humana. “Somos seres mortais e efêmeros que anseiam e sonham com a imortalidade”, diz Cristina.
“Somos seres marcados por essa dor, que é a consciência da nossa efemeridade, de que somos mortais. E antes de morrermos, envelheceremos. Essa é a ferida incurável da nossa espécie”, relata. Segundo ela, lutar contra isso é lutar em vão. “Nos resta envelhecer da melhor forma possível”, aconselha.
Se o ser humano foge dessa realidade por meio de atitudes radicais, ele corre o risco de se tornar uma caricatura dele mesmo. A fixação pela eterna juventude pode expor as pessoas ao ridículo. Segundo Cristina, “essa é uma luta inglória”.
No entanto, ela lembra que atualmente a ciência, a tecnologia, os hábitos de vida, têm permitido à raça humana prolongar um pouco mais a aparência da juventude. Basta saber desfrutar dessa conquista e viver intensamente.
A psicóloga Gislaine Aude Fantini, que há 16 anos trabalha com idosos, diz que o envelhecimento é algo que assusta as pessoas e muitos preferem ignorar e simplesmente não aceitam a realidade. Ela conta que a resistência vem diminuindo ao longo dos anos, mas ainda é grande.
O acesso a informação, na opinião dela, tem sido um dos grandes responsáveis pela mudança de mentalidade entre os membros da terceira idade. Segundo a psicóloga, eles estão vendo que é possível envelhecer sem abrir mão das coisas boas que a vida oferece. E o efeito psicológico disso é extremamente positivo. “Se a pessoa está em busca do conhecimento, se ela se envolve com as mais diferentes atividades não dá tempo de ficar pensando que está ficando velha”, frisa.
Assim, Heloisa Maria Segalla Bevilacqua, 61 anos, é um exemplo a ser seguido. Justamente quando chegou à terceira idade, parece ter desabrochado para a vida. Enquanto jovem, costumava ficar sentada enquanto o marido dançava a noite toda. “Eu gostava de dançar, mas ficava muito retraída”, conta ela.
O cenário, agora, é outro. Heloisa aprendeu a dançar e não apenas no salão. Ela foi também para o palco e passou a se apresentar para grandes plateias. E ela faz isso não por exibicionismo, mas por ela mesma. “Eu danço para mim mesma. É um prazer pessoal”, revela.
O próximo passo, segundo ela, deverá ser o teatro. “Com tudo isso, eu me sinto viva. Não tenho tempo para ficar pensando que estou ficando velha”, diz. As amizades que se criam e a troca de conhecimento são apontados por ela como as grandes conquistas que essas atividades proporcionam.
“A velhice chega para todo mundo. O segredo é saber viver intensamente mesmo nessa fase da vida”, comenta.
terça-feira, 12 de janeiro de 2010
Os Cuidados necessários quando Inicia a Vida
Pode parecer precipitado demais, mas para garantir um envelhecimento tardio e saudável é preciso seguir algumas regras básicas desde a infância. De acordo com a avaliação médica, a velhice é o fruto da árvore que foi plantada na juventude. Esse fruto pode ser bom ou ruim dependendo do tipo da árvore.
Segundo o geriatra Luciano Humberto Soares Camargo, uma alimentação saudável, o que inclui dieta rica em carnes branca e vermelha (magra), frutas, legumes, verduras, e pobre no quesito doces, refrigerantes, frituras e gordura, já é um bom começo. Mas ela sozinha não é capaz de produzir bons frutos.
Esse esforço tem de estar associado a atividades físicas e mentais regulares, ao tratamento das doenças crônicas em seu estágio inicial, além de evitar a todo custo o tabagismo e o excesso de bebidas alcoólicas. “É o conjunto dessas ações que leva a um envelhecimento saudável”, adverte o geriatra.
São hábitos que, segundo ele, devem ser incorporados no dia a dia das crianças. Assim fica mais fácil preservá-los para o resto da vida. Esperar que isso ocorra na fase adulta é mais difícil, segundo Luciano.
Ele cita a atividade física como um exemplo. Quando ela não é um ato consagrado no cotidiano das pessoas, é o primeiro compromisso a ser riscado da agenda quando se precisa de mais tempo. Segundo o geriatra, da lista de prioridades, normalmente, a atividade física costuma ficar nas últimas posições. “Quando surge uma reunião de última hora, ela é marcada sempre no horário reservado para os exercícios”, comenta
O educador físico e personal trainer Rafael Pelegrina Pieroni lembra que é comum ouvir que caminhar três vezes por semana faz bem para o coração e melhora a saúde. Segundo ele, de fato, caminhar com volume e intensidade controlados por um profissional de educação física promoverá melhora na saúde. Porém, caminhadas com velocidade de “passeio no shopping” não garantem grandes ganhos nos níveis de condicionamento físico e qualidade de vida.
Ele relata que os benefícios do treinamento resistido (musculação) têm sido amplamente estudados e discutidos pela comunidade científica e tem-se comprovado que eles vão muito além de bíceps enormes e abdomes tanquinho. E melhor que isso, “a musculação pode e deve ser praticada por pessoas de todas as idades”.
Entre as vantagens do exercício resistido, Rafael cita o aumento da estabilidade da densidade mineral óssea, das performances motoras cotidianas, da capacidade e melhora da função cardiovascular, da capacidade de trabalho e da massa muscular. Por outro lado, reduz a massa gorda, o estresse cardiovascular e o esforço metabólico para atender as atividades na vida diária.
Segundo o professor de educação física, a força muscular diminui com o avançar da idade, mas para os praticantes de musculação essa redução é muito menor.
A nutricionista Rita Cristina Chaim também chama a atenção para os cuidados que devem ser tomados na infância, juventude e fase adulta para garantir um envelhecimento tardio e sadio. Segundo ela, a maneira como se envelhece é uma resposta do que a pessoa fez a vida toda. Por isso, ela reforça a importância de ter sempre sobre a mesa um prato colorido, não com desenhos, mas com legumes, verduras, carnes, arroz e feijão, entre outros itens.
Fracionar as refeições é outro cuidado que não deve ser deixado de lado. Isso evita a ingestão exagerada de alimentos e a sobrecarga para o organismo digerir tudo de uma vez.
Mas tão importante quanto comer é se mexer. A atividade física ajuda a controlar o peso. De acordo com a nutricionista, isso é essencial para manter o sistema cardiovascular em perfeita ordem. Além do excesso de peso sobrecarregar o coração, ele prejudica também a articulação e exige um esforço orgânico muito grande.
São práticas que devem ser mantidas a vida toda para alcançar um resultado eficiente. Segundo Rita, o indivíduo começa a garantir seu envelhecimento a partir do momento que nasce.