Pages

terça-feira, 27 de julho de 2010

O Estilo de Beyonce

do Universo Estilo

Exercicios de relaxamento

do Universo Estilo




Quando sentir que o stress e a pressão estão invadindo a sua vida, dê a você mesmo ordem para descontrair.

Pode por prática exercícios de relaxamento simples em que, por exemplo, bastam algumas respirações profundas e compassadas para harmonizar os seus ritmos internos.

Com a prática conseguirá descontrair em qualquer lugar e a qualquer momento. Como ponto de partida, experimente os exercícios que sugerimos. Pode realizá-los sem que ninguém se perceba e quando mais precisar, inclusive nos transportes públicos, no trabalho, nas filas de espera ou ao final do dia. Reserve para si alguns minutos. O seu corpo e a sua mente agradecem...

Exercício 1

Relaxe através da respiração

1 - Comece com uma respiração rápida, um pouco ofegante, durante um ou dois minutos, de modo a que esta seja até desagradável.

2 - Vá reduzindo até passar a um ritmo respiratório muito suave e muito profundo.

3 - Coloque a ponta da língua atrás na parte superior dos dentes.

4 - Exale completamente o ar pela boca.

5 - Inspire o ar silenciosamente e profundamente pelo nariz em 4 tempos.

6 - Retenha o ar durante 7 tempos.

7 - Exale o ar com som em 8 tempos.

8 - Repita os movimentos 5, 6 e 7.

Exercício 2

Recorra à imaginação e memória

O fato de nos determos a imaginar, ou a recordar, uma situação extremamente agradável produz, por si só, efeitos relaxantes poderosos. ''Imaginarmos numa praia, sentir a areia nos pés, sentindo o corpo leve, tonificado, saudável, a temperatura agradável, água fresca nos pés, o cheiro a maresia; ouvir o mar com ondas suaves, a paisagem saboreamos uma bebida ultra-saborosa e fresca», afirma Vítor Rodrigues.

O objetivo é sentir-se como se estivesse naquele ambiente de paz e harmonia.

- Respire com calma e profundamente algumas vezes, procurando relaxar.

- Solte todos os músculos do rosto, do pescoço, das omoplatas, dos braços.

- Solte os músculos do tórax, do abdômen, das pernas e dos pés.

- Relaxe completamente

- Visualize uma imagem que seja agradável.

- Concentre-se e perca-se nessa imagem e nos seus pormenores.

Exercício 3

Observe o seu corpo

O relaxamento produz bem-estar físico e emocional. ''A maioria dos estados de perturbação emocional e, em geral de sofrimento físico e psicológico, tendem a aumentar o tónus muscular'', explica Vítor Rodrigues.

''É isso que acontece nos estados de ansiedade em que a percepção vaga de que algo pode correr mal ou está a correr mal induz tensão.'', afirma Vitor.

O relaxamento muscular é, assim, um dos melhores antídotos.

- Concentre-se na sua postura, percorrendo mentalmente as áreas da face, pés, mãos, peito, abdômen, costas, ombros, braços, dedos, simplesmente observando até que ponto estão contraídas ou descontraídas, tentando senti-las o mais completamente possível.

- Repare na temperatura e na sensação da roupa na pele.

- Deixe-se ficar, com a cabeça vazia.

Exercício 4

Detenha no presente

Ponha este exercício em prática, sugerido por Vítor Rodrigues, enquanto anda na rua. ''Caminhe lentamente, observando as cores, formas, objetos em seu redor, como se fossem objetos que vão entrando suavemente no seu aparelho perceptivo, enquanto vai observando o efeito que têm à medida que isso acontece.'', afirma Vitor.

''Por exemplo, agora que me aproximo deste jardim, o que é que isso me faz? Quando reparo naquela criança que brinca, o que é que isso produz em mim? A auto-observação pode ser muito relaxante pois devolve-nos ao tempo presente e isso é contrário à ansiedade, que implica a antecipação de ameaças futuras, muitas vezes imaginárias'', finaliza.

Exercício 5

Abrande o ritmo

Este exercício é ideal para fazer em casa. Durante cinco minutos, faça todos, mas mesmo todos, os movimentos em câmara lenta. Isso vai obrigá-la a usar o corpo de outra maneira e a dar muita atenção a gestos habitualmente mecânicos. O efeito pode ser muito calmante e relaxante.

Vantagens de uma mente calma

- Aumenta a qualidade de vida
- Melhora o desempenho profissional e esportivo
- Estimula uma maior capacidade de concentração
- Promove a inspiração e criatividade
- Ajuda a controlar a tensão arterial
- Permitecompreender melhor o nosso corpo e reações emocionais
- Reduz fortemente os níveis de stress, contribuindo para o bem-estar físico e psicológico

Dica

A meditação é muito recomendada para casos de insônia, dores de cabeça, cansaço e problemas digestivos.

Os mitos que prejudicam a Saúde

do Universo Estilo



Mistura de meias verdades com sabedoria popular, os mitos médicos influenciam os nossos hábitos de vida como um legado que passa de geração em geração.

Mas se existem crenças que, embora falsas, são inofensivas e até protegem dos excessos, há outras que representam um risco para a saúde.

Com a ajuda dos especialistas Aaron E. Carroll e Rachel C. Vreeman, autores de 'Diga Adeus aos Mitos', e do livro 'Mitos da Medicina que Podem Matar', de Nancy L. Snyderman, desmitifique algumas destas ideias.

Os antitranspirantes provocam câncer da mama

Vários estudos defendem que os antitranspirantes impedem o corpo de libertar toxinas através do suor e que estas ficam 'presas' aos gânglios linfáticos, causando cancro por mutação do DNA de uma célula.

Para Rachel C. Vreeman e Aaron E. Carroll a verdade é outra. Os linfonodos produzem células e anticorpos que combatem infecções; ajudam as células a lidar com qualquer elemento externo, impedindo-o de entrar no corpo.

Ser magro é sinônimo de estar em forma

Segundo Nancy L. Snyderman, há pessoas que nascem com uma predisposição genética para terem níveis de colesterol elevados. Talvez sejam o retrato acabado da saúde vistas de fora, contudo, por dentro, podem ter uma placa perigosa a bloquear-lhes as artérias coronárias, as artérias que circundam o coração.

No livro, a médica aconselha a conhecer o seu colesterol total […] e o seu nível de triglicéridos. Não fume. Fumar é uma maneira mais rápida de sofrer um ataque cardíaco. Se usar um protector solar elevado o sol não queima Mais importante do que o nível de protecção contra os UVA e UVB do creme solar é a quantidade e regularidade com que se aplica.

Rachel C. Vreeman e Aaron E. Carroll advertem que nenhum protetor solar, independentemente do factor de protecção, é eficaz após duas horas sem nova aplicação. É mais seguro aplicar um índice 15 ou 30 de duas em duas horas do que ficar ao sol todo o dia com um filtro 50 ou superior. Mais, tem de usar uma boa quantidade de produto para que seja eficaz. Se ficar na praia todo o dia, terá de usar quase um frasco de 180 ml.

As doenças cardiovasculares só afetam os idosos

As pessoas jovens e aparentemente saudáveis também podem sofrer complicações cardíacas. No seu livro, Nancy L. Snyderman explica que quando alguém sofre um ataque cardíaco aos 40, 50, 60 ou 70 anos, a arteriosclerose já se vinha a desenvolver desde a adolescência ou na fase inicial da vida adulta. A American Heart Association recomenda que os jovens adultos façam um check-up cardíaco de dois em dois anos.

Uma depressão se cura com força de vontade

Nunca se deixe enganar pela ideia de que os problemas psíquicos são um sinal de fraqueza. Como esclarece Nancy L. Snyderman no seu livro, a maioria destes distúrbios, desde a depressão à ansiedade, tem origem na biologia e na neuroquímica subjacentes.

Alguns já conhecemos bem. Quanto a outros, estamos a dar os primeiros passos para acompreensão. A depressão, por exemplo, pode ser mais prejudicial à saúde que várias doenças crónicas, de acordo com um estudo publicado em 2007, no The Lancet.

Comer à noite engorda

Para os especialistas Rachel C. Vreeman e Aaron E. Carroll não há qualquer relação entre o aumento de peso e a altura do dia em que ingerimos os alimentos. As pessoas ganham peso porque consomem mais calorias do que as que queimam. Um estudo que envolveu mais de 2 500 pacientes não associou o excesso de peso ou a obesidade ao fato de as pessoas comerem antes de dormir, mas sim por o fazerem demasiadas vezes e em quantidades excessivas.

Andar ao frio provoca constipações

De acordo com o livro ''Mitos da Medicina que Podem Matar'', o frio ou a chuva não estão na origem da constipação. É causada por vírus transmitidos entre as pessoas por meio de toque em algum objeto ou superfície contaminada e, em seguida, contato com a mão, olhos, nariz ou boca. A melhor forma de adoecer é dar um aperto de mão e, depois, tocar na sua cara.

Mulheres são mais vulneráveis ao tabaco

As mulheres são mais vulneráveis ao tabaco. A ideia de que o sexo feminino tem mais propensão a se viciar em tabaco não é apenas um mito, mas um dado cientificamente comprovado. Segundo a American Cancer Society, as mulheres não só têm mais dificuldade em deixar de fumar, como receiam aumentar de peso se o fizerem.

Várias investigações indicam que os centros de prazer do cérebro feminino se excitam quando expostos ao cheiro ou sabor do cigarro, enquanto os homens precisam do impacto da nicotina para obter a mesma reação.