Pages

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Saltos altos podem melhorar vida Sexual

do Universo Estilo


É sabido que os saltos altos tornam uma mulher mais elegante. Mas também é do conhecimento comum que poderão fazer mal à coluna e aos próprios pés, caso a mulher opte em demasia por este tipo de calçado. Cada mulher pesará os prós e contras na hora de se calçar. Mas surge agora um novo argumento a favor dos saltos altos: eles podem melhorar a vida sexual das mulheres.

A novidade vem de Itália, pela voz de uma cientista da Universidade de Verona. Maria Cerruto diz que usar sapatos com saltos de uma altura até sete centímetros pode ajudar a relaxar e a fortalecer os músculos da região pélvica, importantes para a obtenção do orgasmo. A pesquisadora examinou, durante dois anos, 66 mulheres com menos de 50 anos que ainda não estavam na menopausa, com o objectivo de entender a relação existente entre as diferentes partes do corpo e a região pélvica.

Realizados testes com mulheres em pé e paradas, a pesquisadora percebeu que, ao colocar as mulheres num plano inclinado oscilante, que simulava o uso de sapatos de saltos altos, e variando o grau de inclinação, surgiam diferentes tipos de reflexo na região pélvica. O estudo permitiu concluir que os saltos altos podem provocar o relaxamento da musculatura pélvica, levando a uma melhor contracção daquela área.

''Da mesma forma que há ligação entre uma alteração da mandíbula e a postura, do ponto de vista urológico, uma diferente posição do tornozelo pode influenciar a atitude do pavimento pélvico'', explicou Cerruto. Os músculos desta região são conhecidos também como os "músculos do prazer" porque estão directamente envolvidos no orgasmo.

Alto, mas não tanto!

De acordo com a pesquisa, publicada na revista especializada inglesa “European Urology”, o efeito positivo não é maior se o salto for mais alto. Alías, é preciso considerar a relação entre o tamanho do pé e a altura do sapato. ''

O salto não deve ser superior a sete centímetros, isto é, deve haver uma inclinação da articulação de cerca de dez ou 15 graus, porque é preciso que a paciente esteja confortável. Um salto de cerca de quatro ou cinco centímetros seria o ideal, encontrando um meio-termo entre o bem-estar do pavimento pélvico e o da paciente como um todo'', explica Maria Cerruto.

A pesquisadora, de 34 anos de idade, diz que gosta de usar saltos altos. Preocupada com informações, nem sempre comprovadas, que ligavam o uso de sapatos de salto a problemas de saúde, resolveu procurar algo de positivo no uso deste tipo de calçado. ''Até agora avaliámos especificamente a esfera sexual, mas sabemos que o uso do salto pode ter efeitos nesta área (da pélvis), com implicações em tudo que se relaciona com a funcionalidade pélvica, como dor, prazer ou orgasmo. Seguramente influencia, mas não sabemos ainda exatamente em que termos'', conclui.

Segundo a pesquisadora, as mulheres têm alguma dificuldade em fazer exercícios específicos e estimular esta área do corpo. A seu ver, o uso de saltos poderia ser uma solução.