Pages

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Falta de sono pode ser o fator principal da Depressão

do Universo Estilo

Adolescentes que dormem pouco estão mais suscetíveis a depressão e pensamentos suicidas. A observação é de um estudo do Centro Médico da Universidade de Columbia, em Nova York, publicado na revista Sleep.

A pesquisa analisou 15.500 pacientes na faixa etária dos 12 aos 18 anos, na década de 90. A cada 15 pacientes, um estava deprimido.

Os estudiosos observaram que aqueles que iam dormir depois da meia-noite tinham 24% mais chance de ter depressão e estavam 20% mais propensos a desenvolver pensamentos suicidas do que os que iam se deitar antes das 22h.

A chance de se tornar uma pessoa deprimida é 71% maior nos adolescentes que dormem menos de cinco horas por noite, em comparação com os que descansam por oito horas. Os que dormem menos também tem 48% mais risco de pensar em se matar.

Em média, os adolescentes dormiam sete horas e 53 minutos por noite, menos do que as nove horas recomendadas para a faixa etária.

Consequências

O coordenador do estudo, James Gangwisch, salienta que a falta de sono afeta as respostas emocionais do cérebro e torna a pessoa mais agressiva e irritada, afetando a capacidade de julgamento e a concentração.

"A quantidade adequada de sono pode, então, ser uma medida preventiva contra a depressão e um tratamento para a depressão", enfatizou.

Uma esquisitice, Mais com Estilo

do Universo Estilo

A carreira de modelo ficou para trás, mas deixou uma herança que rege muito do visual de Débora Rosetto. Ela aprendeu com a profissão que diferenças e pequeninos defeitos podem ser o charme pessoal e intransferível que determina o estilo de cada um.

''Eu odiava meu nariz e minhas pintinhas. Quando me tornei modelo, vi que essas coisas podiam sim ser legais e me diferenciar das outras pessoas.'', Afirma.

A partir daí, a diretora de arte de 25 anos, uma das meninas estilosas mais bonitas de Floripa, conforme alguns trendsetters usados como fonte nessa matéria, passou a assumir suas esquisitices. Débora ama o estilo étnico, que usa em pitadas generosas misturadas ao contemporâneo, sempre com foco final no conforto.

''Não uso salto, nem roupa justa. Não compro em shopping e não gosto de repetir roupa nem maquiagem. Na minha família dizem que eu me pareço com a minha tia Léia. Eu gostava mesmo do estilo dela, que só usava túnicas longas que mandava fazer'', admite.

Coincidência ou não, Debora assina a coleção Korova Basics, linha cheia de túnicas e camisetas gostosas da grife Garagem Korova, marca que montou em Florianópolis com o marido, o publicitário Rafael D’ávila.

O esmalte descascando à la Amy Whinehouse também integra a visão de moda despretensiosa e low profile de Debora.

''O Rafa implica, mas eu nem ligo'', diz ela, alfinetando o marido.