Pages

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Ansiedade, Pânico, Depressão

do Universo Estilo



Síndrome de Pânico

Sintomas – Recorrência de ataques de ansiedade de curta duração.
Sintomas físicos: taquicardia, falta de ar, tonturas e sudorese. Alguns pacientes desenvolvem também agorafobia, que é o medo de passar mal em lugares públicos onde não possam ser socorridos.

Tratamento – Medicamentos antidepressivos são eficazes para controlar as crises. Para combater a agorafobia, é necessária psicoterapia.

Fobias

Sintomas – Crises de ansiedade desencadeadas por situações específicas: andar de avião ou de elevador, dirigir, ir a lugares altos, interagir com animais etc.

Tratamento – A terapia do "enfrentamento", da linha cognitivo-comportamental, é considerada o tratamento mais eficaz. Consiste em expor o paciente, de forma gradual, às situações que teme.


Remédios devem ser ministrados apenas em casos mais graves: quando a ansiedade traz efeitos desagradáveis, como diarréia, ou quando a fobia impede que o paciente realize suas tarefas normais do Dia a dia.

Ansiedade Generalizada

Sintomas – Expectativa, inquietude, dificuldade de concentração, irritabilidade, tensão muscular, alterações do sono – esses sintomas devem ser clinicamente significativos, ou seja, a ponto de perturbar a vida social ou profissional do paciente .

Tratamento – Remédios antidepressivos.
A psicoterapia pode ser um poderoso recurso para ajudar o paciente a identificar as situações de ansiedade e lidar com elas.

Transtorno obsessivo compulsivo

Sintomas – Obsessões são idéias, impulsos ou imagens que se impõem de forma intrusiva à consciência, contra a vontade do paciente, causando sofrimento.


Em geral são associadas a agressão (medo de ferir ou causar um acidente), contaminação (medo de tocar objetos), dúvidas (se fechou ou não a porta ou o gás), ordem ou conteúdo sexual.
Por causa das obsessões, o paciente em geral elabora rituais (compulsões) e se torna escravo deles.

Tratamento – Antidepressivos.

Stress Pós-Traumático

Sintomas – O stress pós-traumático em geral é desencadeado quando o paciente passa por uma situação estranha ao ciclo normal da vida: seqüestro, violência sexual, perda de parente de forma violenta, guerra, catástrofes.


Dificilmente é desencadeado por eventos como separação conjugal ou morte de parente próximo por doença. As imagens da situação traumatizante voltam de forma recorrente, gerando crises de ansiedade.

Tratamento – Combinação entre alguns antidepressivos e terapia, na qual o paciente aprende a lidar com o trauma.

Transtornos de Humor

Distimia

Sintomas – É uma depressão leve e crônica. A distimia muitas vezes é confundida com o mau humor. O quadro patológico se caracteriza quando a visão negativa se torna incapacitante. Os distímicos podem ter prejuízos importantes na área do trabalho e do relacionamento e cometem suicídio na mesma proporção dos deprimidos graves.

Tratamentos -Num primeiro momento, são ministrados medicamentos antidepressivos, como fluoxetina, paroxetina, sertralina, citalopram, imipramina, amitriptilina, nortriptilina, venlafaxina e mirtazapina. A idéia é aliviar os sintomas e controlar eventuais impulsos suicidas. Num segundo momento, é recomendada a terapia para ajudar o paciente a reconstruir sua vida. Muitos distímicos se separam dos seus cônjuges ou perdem o emprego – e a terapia é importante para a reinserção social.

Depressão

Sintomas – Além da tristeza, do desânimo e da dificuldade em desfrutar atividades prazerosas, verificam-se lentidão de raciocínio, dificuldade de concentração, perda de memória e alterações no sono e no apetite. Nos casos mais graves, aparecem idéias recorrentes de suicídio e delírios.

Tratamento – Um deprimido tem de tomar remédios (os mesmos dos distímicos) para manter as crises sob controle e minimizar o risco de suicídio. A terapia, nesse caso, funciona como poderoso auxiliar para diminuir a fragilidade psicológica do deprimido, equacionar seus conflitos na sociedade.

Transtorno bipolar

Sintomas – O paciente alterna momentos de depressão e euforia. Nas fases de tristeza, os sintomas são os mesmos da depressão. Nas de euforia, o bipolar costuma apresentar alegria exagerada, hipersexualidade, além de pensamentos fora da realidade. Durante uma crise, o paciente pode ter, por exemplo, graves prejuízos financeiros. O transtorno ataca principalmente adolescentes e adultos jovens, e é incurável. Pode ser controlado, mas os episódios aparecem várias vezes ao longo da vida.

Tratamento – Os remédios clássicos são os chamados estabilizadores de humor. A primeira escolha continua sendo o lítio. Outras opções são valproato, carbamazepina e lamotrigina.
A terapia é fundamental, pois os pacientes têm muitos prejuízos na vida social. Atualmente, terapias psicoeducacionais, em que pacientes e seus familiares são instruídos sobre o transtorno, são consideradas altamente efetivas.

A Melissa costumável.... Entenda Melhor

do Universo Estilo


  Divulgação



A incensada iraniana Zaha Hadid traduziu suas linhas arquitetônicas para os calçados de plástico em 2008. Nesta temporada veio o italiano Gaetano Pesce, famoso pelo design orgânico encarnado em curvas e círculos, que o colocou entre os nomes importantes da arquitetura contemporânea. Ele desembarcou no Rio de Janeiro para seu lançamento ousado: uma ankle boot passível de recriações nas mãos de cada dona. Basta recortar as bolinhas e dar personalidade ao calçado, que tem cara múltipla e super versátil, como diz Constanza Pascolato.

“Acho incrível que o plástico traga tantas possibilidades de criação. O trabalho que a Melissa tem feito, dando suporte técnico para designers e estilistas, foi uma oportunidade da marca diversificar os sapatos. Desde modelos mais lúdicos, como os criados por Alexandre Herchcovitch, ao sexy de Vivienne Westwood, até este com linhas arquitetônicas do Gaetano Pesce. Tudo é possível”, descreve a papisa da moda nacional.

Relógios Armani Exchange estão no Brasil

do Universo Estilo




Sem deixar de lado a elegância dos chiques relógios da Emporio Armani, a Armani Exchange faz sua estreia no Brasil com opções ousadas. A marca investe em modelos urbanos e casuais, para os jovens que não abrem mão de ter nos pulsos o charme de uma grife sofisticada.

Imponente e moderno, o modelo AX1083 é um cronógrafo que promete levar funcionalidade ao dia a dia dos homens, seja para os atletas que precisam de funções para potencializar as atividades físicas ou para os apreciadores do visual esportivo. A caixa quadrada oversized, em harmonia com o mostrador redondo, proporciona a combinação que é o grande diferencial do relógio.

Em harmonia com as novas tendências para os looks femininos, o AX4075 é todo trabalhado na cor dourada. A pulseira, em forma de um lindo bracelete, abriga o mostrador e a logomarca Armani Exchange - que ganha o brilho de muitos cristais.

Já o AX1086, com pulseira branca de couro e caixa preta contrastando com o mostrador prateado, é moderno sem perder o glamour que consagrou a grife. Para os homens que não hesitam em apostar em acessórios despojados é uma ótima pedida, já que as cores se sobressaem e destacam o item. A força do aço aliada à beleza do couro resulta em uma disposição de materiais primorosa, enquanto o calendário no mostrador dita a funcionalidade do modelo.