Pages

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Que tal manter aquela forma física mesmo com aquela corridinha

do Universo Estilo

A praia é um ótimo lugar para se correr, nadar ou jogar bola. Mas para muitos veranistas se exercitar na areia não é o suficiente e por isso procuram as academias de musculação no Litoral. Elas su prem as necessidades de quem não consegue ficar longe da esteira e dos halteres nem no período de férias.

“Quando soube que tinha uma academia aqui na praia, fiquei superfeliz. Estou adorando”, conta a designer de interiores Juliana Devides, 23 anos. Vinda de Marin gá, no Noroeste do estado, ela passa as férias em Pontal do Paraná com o namorado Pablo da Costa, representante comercial de 26 anos. Os dois malham juntos há seis anos e se matricularam em uma academia logo que chegaram ao Balneá rio de Pontal do Sul. “A gente faz musculação o ano todo para ficar com o corpo legal e não vai ser agora que vamos pôr tudo a perder”, diz Costa, que ainda complementa suas séries de musculação correndo e andando de bicicleta na praia.

Em muitos horários dessas academias, veranistas como Pablo e Juliana são a maioria. Isso porque na temporada boa parte dos moradores das praias que frequentam esses espaços estão trabalhando. “No inverno temos muito mais movimento e a nossa sala fica lotada com moradores do Litoral. Mas no verão, essa redução de alunos é compensada pelo entra e sai de veranistas, que buscam principalmente aulas avulsas e pacotes semanais”, diz Leandro Santos, professor de Educação Física e proprietário da Academia Mar a Tona, em Matinhos.

Perfil

Quanto ao perfil dos veranistas que procuram as academias, há tanto os que já fazem musculação, quanto aqueles que ingressam nas aulas por um impulso de verão. Como a estudante de Medicina Veterinária Verena Voget, 22 anos, que aproveitou as férias em Matinhos para retomar os exercícios que andavam interrompidos em Curitiba. “Fazia um bom tempo que eu não frequentava academia. Como nas férias tenho mais tempo livre, decidi voltar. Até fevereiro, espero perder uns cinco quilos”, diz ela, que faz musculação e ginástica em uma academia de Matinhos.

Entretanto o também professor de Educação Física e proprietário da Fitness Gold Team, em Guara tuba, Roberto Castro, enfatiza que academia não faz milagre a quem não se exercita com regula ridade.“Muita gente acha que em um mês vai ficar com o corpo bombado, mas não é assim. Esquecem que o resultado só vem a médio e a longo prazo e que o exercício físico é para ser cultivado por toda a vida, não só no verão”, aponta.

Além de ser algo ilusório, buscar o corpo perfeito em pouco tempo é também arriscado, lembra o médico Marcelo Leitão, especialista em medicina esportiva. “A atividade física deve ser incentivada. Mas quem ultrapassa os seus limites e pratica exercícios sem avaliação médica corre risco de acabar com sérios problemas ortopédicos e cardiovasuclares”, alerta.

O Penteado com muito Estilo

do Universo Estilo

Os profissionais do salão Vimax dão dicas de como deixar as clientes maravilhosas. Acompanhe!

- Uma escova ondulada, com pontas bem trabalhadas e com volume na raiz, é mais sexy e estiloso do que uma escova super lisa.

- Um belo rabo de cavalo pode ser extremamente chique, e não apenas funcional. Como? Depois de prender o cabelo na parte baixa da nuca, cubra o elástico com uma mecha de cabelo e prenda com um grampo. Separe o rabo em três partes. Passe spray fixador em uma das partes e enrole em um babyliss grosso. Deixe 15 segundos e solte. Repita nas outras partes. Enrole todo o rabo em volta de 3 dedos para formar apenas um cacho.



- Para criar um cabelo sexy, à la Gisele, passe um leave-in anti-frizz nos cabelos limpos e secos, e trabalhe mecha por mecha, dando uma amassada. O efeito “despenteado” é super atual.

- Se você tem os cabelos crespos ou ondulados e não aguenta maisescová-los, a dica é um super corte de cabelo. Converse com o seu cabeleireiro conselheiro e aposente o secador.



- Uma das maneiras mais rápidas de encher o penteado de glamour é colocar uma jóia presa com grampos logo atrás da orelha. Rápido, fácil e o efeito é deslumbrante.

- Tente uma trança em volta da cabeça (de orelha a orelha), como se fosse uma coroa, para a noite. Esse é um penteado romântico que deixa todas as mulheres lindas. Faça uma trança em uma extensão de cabelo que tenha a mesma cor que o seu. Coloque uma trança em volta da cabeça, de orelha a orelha, e prenda com grampos na nuca, deixando o resto de cabelo solto, cobrindo os grampos. Finalize fazendo um coque baixo desestruturado: você está pronta para arrasar!

Serviço:
Salão Vimax

A Melância e uma fruta bem recomendada para o Verão

do Universo Estilo



A melancia está totalmente em alta neste verão. É uma fruta muito refrescante, pois cerca de 90% de sua polpa é constituída por água, de maneira que fornece água e sais minerais para um equilibrado funcionamento do organismo. Além disso, é antioxidante e diurética, já que reduz a retenção de líquidos. Já o seu poder antioxidante está associado à redução do risco de alguns tipos de câncer, principalmente do pâncreas, pulmão, cólon e próstata.

Para prevenir o câncer de próstata, é aconselhável também aos homens beber o suco de melancia batido juntamente com as suas sementes, que são altamente nutritivas.

Essa fruta possui ainda propriedades depurativas porque ajuda a eliminar substâncias residuais através da urina. É indicada para pessoas que sofram de cálculos renais, ácido úrico elevado ou hipertensão.

O melhor de tudo para essa época do ano - em que todos gostam de cuidar ainda mais do corpo – é que a melancia não engorda e tem inúmeras propriedades nutritivas, como as vitaminas A, B e C e alguns minerais, como o cálcio, o fósforo e o ferro.

A melancia também apresenta uma elevada quantidade de licopeno, que é uma arma muito poderosa contra problemas cardiovasculares e contra os radicais livres - substâncias nocivas que aceleram o envelhecimento das células e fazem com que a pele perca firmeza e elasticidade.

Além disso, a fruta apresenta um efeito calmante sobre a mente e as emoções. É recomendado – neste caso – ingeri-la separadamente das suas sementes, que são altamente oleosas. Interessante também pode ser juntá-la a cerejas sem caroço. Essa combinação é excelente método natural para combater o estresse e também ajudar nos cuidados com a pele.

Pode-se dizer ainda, de acordo com estudos realizados nos EUA, que a melancia atua contra a impotência sexual, pois possui um nutriente - a citrulina – que age de forma semelhante ao princípio ativo do viagra.

O Bronzeamento Artificial é liberado, e as Consequências?

do Universo Estilo



A justiça em decisão de primeira instância, o bronzeamento artificial em todo o país. A decisão é válida para as clínicas associadas à Associação Brasileira de Bronzeamento Artificial (ABBA), mas ainda cabe recurso. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que proibiu a prática em novembro do ano passado, disse que não foi notificada e que vai recorrer.

Uma cor perigosa

A prática do bronzeamento artificial está muito difundida em nosso meio nos dias atuais, porém a população em geral pouco sabe sobre as conseqüências desta prática, a curto e a longo prazo.

A luz solar que atinge a superfície terrestre é composta de UV-A e UV-B. O UV-A é o maior responsável pelo fotoenvelhecimento e bronzeamento pigmentar imediato, enquanto o UV-B é o responsável pela queimadura solar, bronzeamento pigmentar tardio e pelo desenvolvimento do câncer de pele.

Cerca de 95% dos raios ultravioleta que atingem a Terra são do tipo UVA e apenas 5% são UVB. Os raios UVA possuem intensidade praticamente constante durante o dia e durante o ano inteiro. O UVA atinge a camada mais profunda da pele e a intensidade de radiação UVA que chega até a camada basal da epiderme é 700 vezes maior que a radiação UVB.

As câmaras de bronzeamento artificial são constituídas por uma estrutura de acrílico transparente que permite a passagem da luz gerada por uma série de lâmpadas. Algumas câmaras possuem lâmpadas apenas na sua parte superior, o que exige que o paciente se vire, após cerca de 20 minutos, para o completo bronzeamento; outras possuem lâmpadas em toda sua circunferência, tornando a mudança de decúbito desnecessária. O uso de protetores oculares é imperativo durante as sessões, pois existe o risco de queimadura da córnea, catarata e até cegueira.

Os fabricantes das câmaras de bronzeamento relatam que suas lâmpadas apenas emitem UV-A, porém como não existe uma regulamentação rígida que controle sua fabricação nem tampouco existe fiscalização sobre seu uso, pouco se pode dizer da credibilidade desta fonte de emissão luminosa e sobre os riscos do desenvolvimento do câncer de pele. Portanto as alegações dos institutos de beleza de que este é um procedimento seguro não correspondem à realidade.

Trabalhos recentes e de diversas instituições científicas mostram que é o UVA, e não o UVB, que está mais relacionado ao aparecimento do melanoma, o mais temível dos cânceres de pele, além do envelhecimento precoce. Isto significa que, em condições normais de exposição ao sol ou nas sessões de bronzeamento artificial, a radiação UVA pode ser tão mutagênica, carcinogênica e imunossupressora quanto a radiação UVB!

Atualmente quase todos os laboratórios vem desenvolvendo filtros solares com proteção UVA além da UVB, sendo a nossa recomendação a utilização dos filtros com esta dupla proteção.

Os médicos precisam estar cientes que o uso do bronzeamento artificial é um fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pele. O uso das câmaras de bronzeamento artificial devem ser sempre desencorajadas e, aqueles que tem dificuldade em se bronzear ou tem um risco aumentado de desenvolver câncer de pele (pessoas com múltiplos nevus, sardas, queimaduras solares prévias, lesões malignas cutâneas ou história de imunossupressão) nunca devem utilizá-las.