Pages

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Musculação com menos peso pode aumentar musculo, Segundo estudo

do Universo Estilo

Uma pesquisa feita com jovens e idosos mostra que exercícios de musculação feitos rapidamente, com pesos leves, pode aumentar a força e os músculos tanto quanto aqueles em que se levantam cargas pesadas lentamente. A conclusão é da Escola de Educação Física e Esporte (Eefe) da Universidade de São Paulo (USP).

Com o exercício, as fibras musculares, feitas de proteínas, aumentam de volume. Isso ocorre porque a tensão nas fibras ativa a síntese de novas proteínas dentro do músculo. A pesquisa mostra que mais de um estímulo pode ser responsável por essa síntese de proteínas.

"O recomendado (nas academias) pode não ser a única opção", explica Carlos Ugrinowitsch, professor orientador da pesquisa. "O corpo pode chegar ao mesmo lugar por diferentes caminhos". Ele afirma que alguns estudos mostraram ganhos de força similares entre os dois tipos de treino. “Mas não conheço nenhum que mostre hipertrofia parecida”, diz.

Prática

Para aumentar a massa muscular, as academias recomendam treinos de força - a pessoa precisa erguer lentamente um peso de 70% do peso máximo que consegue levantar em algumas séries de 4 a 12 repetições. Esse tipo de treinamento é adotado pelos fisiculturistas.

A prática é consolidada, porque muitos estudos comprovam que ele traz ganhos de força e hipertrofia (crescimento dos músculos). As academias não costumam realizar treinos de potência, em que a pessoa ergue o mais rápido possível 30% a 60% do peso máximo e o número de repetições varia de 4 a 8.

Contudo, as pesquisas da Eefe mostraram que treinos de potência trazem resultados parecidos com os treinos de força. Nos jovens que fizeram o treino de potência, a espessura das fibras musculares aumentou em média 14% e a força, 17%. Nos que fizeram o treino de força, o aumento foi de 24% e 22%, respectivamente. A expressão dos genes que comandam a hipertrofia, ou crescimento, das fibras musculares foi semelhante nos dois grupos.

Já os músculos dos idosos que fizeram o treino de potência aumentaram 3,9% em média, e o peso máximo que eles conseguiram levantar aumentou em 33,8%. Nos que fizeram o treino de força, os músculos aumentaram 5,5% e a força 42,7%. As quantidades estão “tecnicamente empatadas” - estatisticamente, elas não são diferentes.

Os dados com idosos foram obtidos em 2008, durante o mestrado da educadora física Lilian Walerstein, e os com jovens em 2006, durante o mestrado do bacharel em esporte Leonardo Lamas. Lilian submeteu 56 idosos a exercícios por 16 semanas, e Leonardo, 29 jovens, por 12 semanas.

Saiba como se dar bem na balada na hora daquela Paquera

do Universo Estilo



Veja algumas dicas para usar na hora da paquera Em primeiro lugar, cuide de sua auto-estima e auto-confiança. A maneira como você se vê é que vai determinar a maneira como as outras pessoas o analisam. Defina melhor que tipo de pessoa você quer, que tenha afinidades com você. Seja coerente: freqüente lugares onde provavelmente ela vai estar. Não seja tão sério. Tempere um pouco o papo e acima de tudo seja comunicativo, bem humorado. Vale ser ousado, mas é preciso tomar cuidado para não exagerar na dose e rumar para as cantadas de mau gosto. Fale o seu nome olhando nos olhos. Sempre a voz grave é mais sensual. Sua higiene pessoal é muito importante, bem como a roupa e o corte de cabelo. A embalagem não é tudo, mas ajuda. Se você gostou da pessoa, tente não perdê-la de vista. Troque telefone e não esqueça de ligar para dizer que adorou a noite. Todas as pessoas gostam de ser lembradas e acima de tudo, de atenção. Na balada, fique atento às possibilidades. Se você está a fim, demonstre. Tente estabelecer o contato através do seu olhar. Nunca se esqueça. Ser gentil e educado é a melhor forma de ser lembrado. Prepare-se com antecedência. Esteja antenado com o mundo a sua volta. As pessoas querem contato com pessoas que sabem das coisas. Por isso leia tudo o que puder, assista a filmes interessantes, tenha o que dizer na hora da conversa. Aproveite as dicas e..boa paquera!!!