Pages

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Adolescência: Como Entender

do Universo Estilo

A adolescência é um período normalmente conturbado. As incertezas quanto ao futuro, à inversão de valores, à necessidade de auto-afirmação, à insegurança, à inexperiência diante de certos fatos, à sexualidade e demais ansiedades e "pressões" se fundem na mente dos adolescentes.

A adolescência é uma fase importante, é uma fase curiosa, onde os sentimentos são volúveis, cheios de altos e baixos, com mudanças de comportamentos, períodos de alegrias ou de tristezas.

A adolescência é um período de mudanças rápidas, físicas, psicológicas e sociais. Com sentimentos não vividos antes, cheios de duvidas e ansiedades, a maioria passa por estes sentimentos. São normais da fase.

A adolescência é o período de confronto com a realidade. As fantasias que embalavam a infância se dissipam, dando lugar à dor de descobrir os desafios do dia-a-dia. Agregam-se a isso as transformações físicas próprias da idade e as descobertas de novos sentimentos nas relações interpessoais.

Dando inicio a fase da puberdade um sinal de que a menina e o menino já estão se preparando para se reproduzir. A voz começa a se engrossar, a menina começa a criar contornos, os órgãos genitais começam a amadurecer, os rapazinhos passam a ter capacidade para produzir espermatozóide e as meninas para ovular e menstruar, seus corpos estão se preparando para a reprodução.

As meninas começam a menstruar, e precisam entender o que está passando com o seu corpo.

Este é um milagre da natureza, o que acontece é devido aos hormônios, e o seu corpo está se preparando para futuramente abrigar um bêbe, isto não significa que você já esteja pronta, mas é o começo de tudo.

Normalmente o que acontece é o seguinte: o corpo libera um óvulo que viaja até o útero, e se este óvulo se encontrar com um espermatozóide masculino através da relação sexual, então se dará a fecundação do embrião . O próprio corpo feminino se prepara para acolher este embrião, mas como ainda não é o momento adequado para este encontro, como o óvulo e o espermatozóide não se encontram então acontece a descida da menstruação, que é o óvulo não fecundado com a camada de mucosa que serviria de proteção para o útero.

A menstruação se dará entre 9 a 16 anos. Não se preocupe se ela demorar um pouco, no tempo certo ela virá.

Às vezes, as meninas sentem dores, inchaços nos seios, cólicas menstruais, ficam impacientes, nervosas, é a chamada fase da TPM (tensão pré-menstrual), ficam às vezes tristes, com vontade de chorar, mau humoradas; saber compreender este período das mulheres é importante para entender o que se passa nesta fase.

As glândulas sebáceas enlouquecem, trazendo consigo as espinhas que tanto incomodam, aparecem também os pelos.

Os meninos atingem a puberdade bem mais tarde que as meninas, é por isso que elas sempre crescem primeiro.

Mas tudo tem o seu tempo certo, e o momento ideal.

Os mesmos hormônios que estão induzindo as transformações físicas também estimulam também impulsos sexuais, desejos pelo sexo oposto. Tudo isto é normal para a escolha de um futuro cônjuge.

Conforme orientações médicas, as mulheres estarão prontas para serem mães depois dos vinte anos, quando nesta fase elas já tem maturidade suficiente para gerar filhos, estarão maduras tanto no físico, no corpo.