Pages

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Quer Seduzir: Use camisas sujas

do Universo Estilo



Meninas, esqueçam os perfumes. O verdadeiro cheiro da sedução não custa nada e deixa os homens malucos: seu cheiro natural. Uma pesquisa publicada no jornal Psychological Science mostrou que a testosterona masculina (hormônio responsável pela excitação sexual) responde ao cheiro das mulheres em seus períodos mais férteis.

Há muito tempo pesquisadores da área sabem que os machos do mundo animal respondem aos odores liberados pelas fêmeas. No entanto, ainda não haviam confirmado se o mesmo acontece com os seres humanos. Foi então que os psicólogos Saul Miller e Jon Maner, da Universidade Estadual da Florida (Florida State University), decidiram testar a hipótese.

Selecionaram quatro voluntárias, entre 18 e 19 anos, que não usavam contraceptivos e com ciclo menstrual regular. Cada uma delas vestiu uma camiseta por três dias, em diferentes períodos do ciclo menstrual. Essas camisetas e outras que nunca haviam sido usadas, foram levadas para serem cheiradas por 37 homens, entre 18 e 23 anos.

Depois de sentir o cheiro de cada camiseta, os níveis do hormônio testosterona de cada homem foram medidos. E o estudo provou que neste aspecto estamos muito próximos dos animais: aqueles que cheiraram as roupas de mulheres em período fértil tinham níveis muito mais elevados de testosterona do que os que sentiram o odor de camisetas limpas ou de mulheres fora do período de ovulação.

Carnaval: As estrelas de Teresina

do Universo Estilo



Em Teresina o carnaval 2010 já foi lançado no Clube do Servidor Público Municipal, mais conhecido como Clube do Gari. As festividades iniciaram com desorganização, pois quedas de energias constantes e atraso de mais de uma hora das candidatas a Rainha do Carnaval foram reflexos da falta de planejamento. Mesmo com estes percalços as escolhas das majestades aconteceram de maneira animada e contagiante.

Antes da escolha das Majestades, aconteceu uma apresentação de bailarinos da cidade, que buscaram na sua performance fazer o resgate à verdadeira essência dos antigos bailes carnavalescos, com uma adaptação exclusiva para o evento. O ritmo que embalou toda a festa foi a Banda Raça Brasileira, ao tocar sambas tradicionais e as famosas marchinhas.

Os vencedores das categorias Rei Momo e Rainha do Carnaval 2010 representarão a folia por um ano e ganharão a quantia de R$ 2.500 cada. E as majestades da terceira idade receberão o prêmio de R$ 1.500 cada. Para fazer o julgamento dos candidatos foram selecionados 10 pessoas que atuam na capital, como jornalistas de vários segmentos e um bailarino. A Presidente do Júri, que tinha o voto de minerva, era a Secretária Municipal de Trabalho Graça Amorim .

Escola do rei e da Rainha 3ª Idade

Animação e euforia foram a marca das apresentações , todos estavam na maior expectativa. A princípio, forma escolhidos as majestades da 3º idade, eram 6 candidatos, mais um deles desistiu de competir. O grande vencedor, por unanimidade foi o José Ribamar da Silva , com 70 anos de idade. Ele demonstrou muito carisma e samba no pé. Já na escolhas da Rainha quem levou o título foi a simpática, Edilmar Sônia, 70 anos, mais com energia de jovem. A sua vitória foi comemorada e aplaudida por todo o público.

Escolha do rei e rainha 2010

Este foi o momento de maior espera pelo público, eram 6 candidatas e nenhuma deixou de comparecer, mesmo com atraso. Foram necessários 4 votos para a morena, Juliana Márcia do Santos, 22 anos, ganhar o título. Ela estava com uma torcida organizada, muita gente gritando seu nome e várias faixas , mensagens de apoio. Para o título de Rei Momo havia 9 competidores, nenhum faltou e a disputa foi bastante acirrada. Os jurados demonstraram indecisão. O título ficou com o Raimundo Gutenberg, 28 anos, que precisou de 4 votos para ganhar.

Perfil dos vencedores, Rei e Rainha

NOME: Jeane Silva
IDADE: 22
PESO: 53 Kilos
ALTURA: 1, 62
PROFISSÃO: Bailarina e Professora / Rainha da Bateria da Brasa Samba
ESTADO CIVIL: Solteira
ONDE MORA: Matadouro

NOME: Raimundo Gutemberg
IDADE: 28
PESO: 103 kilos
PROFISSÃO: Músico do Rock Moreira
ESTADO CIVIL: Casado
ONDE MORA: Parque Brasil III

Chegada do Prefeito

O Prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, chegou no Clube do Gari às 10:45 e não acompanhou desde o início do evento. Ao final, ele foi saudar os representantes do Carnaval 2010, com entusiasmo e animação. Na ocasião, Silvio Mendes fez um convite aos teresinenses: que permanecessem na capital para conferir este novo estilo de carnaval, que segundo ele, traz benefícios ao povo, pois os aproximam cada vez mais da cidade.

Os Jurados de 2010

Graça Amorim – Presidente do Júri
Péricles Mendel - Jornalista
Monica Freitas - Jornalista e Produtora
Marconi Lima - Jornalista
Virgílio Barcelar - Jornalista
Valdemar Santos – Bailarino
José Gomes - Jornalista
Daniele Augusta - Secretária
Edmo Graciano - Jornalista

Você conhece a Síndrome de Reye

do Universo Estilo

Síndrome de Reye é uma doença grave e fatal, descrita pela primeira vez em 1963 na Austrália, durante uma epidemia de gripe. Felizmente, a mesma é bastante rara, afetando menos de 20 crianças a cada ano nos Estados Unidos. A causa da Síndrome de Reye ainda é desconhecida, embora a associação entre o desenvolvimento da doença e o uso de aspirina seja um consenso entre os especialistas.

Geralmente, a Síndrome de Reye afeta crianças e adolescentes de 4 a 12 anos; a incidência da doença em adultos é algo raríssimo, mas que pode acontecer. A mesma ataca diretamente o fígado, fazendo com que este não trabalhe corretamente, deixando substâncias químicas prejudiciais acumularem no sangue. Por sua vez, essas substâncias afetam diretamente o cérebro, aumentando a pressão dentro do mesmo.

Na maioria das vezes, ocorre uma infecção viral juntamente com a doença. Os principais sintomas da Síndrome de Reye são: vômitos, náuseas e mudanças nas funções mentais. Com o agravamento do quadro, as alterações mentais podem resultar em profunda irritabilidade, agitações, delírios, convulsões e coma.

Não existe um tratamento específico para a Síndrome de Reye. O que se procura fazer é manter os órgãos vitais do paciente em bom estado e proteger o cérebro contra danos irreversíveis. Para isso, são utilizados medicamentos com o fim de reduzir a pressão intracerebral.

Devido à semelhança dos sintomas, a doença pode ser facilmente confundida com meningites, diabetes, overdose de drogas ou envenenamentos. É importante que o diagnóstico e o tratamento sejam iniciados imediatamente após os primeiros sintomas da doença.

Os transtornos alimentares

do Universo Estilo



Os transtornos alimentares prevalecem sobretudo entre raparigas adolescentes e jovens adultas, mas cerca de 5 a 10% dos casos ocorrem com rapazes. As vítimas sentem-se normalmente impotentes em relação às suas vidas, sofrem de baixa auto-estima e têm uma fraca imagem do seu corpo. Usam a comida – seja a restrição da comida ao ponto de passarem fome, o ou excesso de comida ao ponto de ficarem obesos –, como forma de ganhar controlo sobre alguns aspectos das suas vidas.

Algumas formas comuns de transtorno alimentar: a Anorexia Nervosa é uma condição em que as pessoas restringem a ingestão de comida, às vezes para valores tão baixos como 300 calorias por dia; a Bulimia Nervosa caracteriza-se por períodos de indulgência em grandes quantidades de comida para depois vomitar ou usar laxantes para eliminar a comida do corpo; o Transtorno de Compulsão Alimentar e excesso compulsivo de alimentação ocorre quando as pessoas comem em demasia mas não purgam a comida e ganham peso em excesso e a Ortorexia é a obsessão doentia por alimentação saudável, o que em excesso e não regulado pode ser prejudicial. Qualquer um destes transtornos alimentares tem consequências nutricionais muito graves e um forte impacto na saúde dos indivíduos

Nutrição para transtornos alimentares

Uma boa nutrição é essencial a todos e especialmente às pessoas em recuperação de um transtorno alimentar. Primeiro, certifique-se de que a pessoa com o transtorno foi avaliada por um médico qualificado e que se encontra num plano de tratamento. Uma terapia nutricional de um dietista credenciado, aliada a psicoterapia e farmacologia ou formas variadas de medicina alternativa, pode ajudar uma pessoa em recuperação de um transtorno alimentar.

Parte de um plano de tratamento eficaz consiste em ajudar a pessoa a regressar a um padrão de alimentação saudável. O corpo de uma pessoa que tem passado fome está num estado terrível e precisa de alimentos nutritivos para recuperar energia, restabelecer o equilíbrio químico e melhorar a clareza mental.

Os seguintes alimentos podem ajudar na recuperação de um transtorno alimentar:

Alimentos integrais concedem nutrientes que revitalizam o corpo. O pão de centeio integral, arroz integral, fruta e legumes frescos e carnes magras darão aos corpos desgastados um aumento de energia. As comidas processadas oferecem açúcar, xarope de milho com alto teor de frutose, gordura, cereais refinados e muito pouco no que diz respeito a nutrientes;

O cálcio presente em produtos lácteos magros e vegetais folhados ajudam a fortalecer os ossos e os dentes. As dietas excessivas roubam cálcio aos ossos, tornando-os frágeis. As jovens que sofrem devido a um transtorno alimentar mostraram ter uma massa óssea semelhante à de mulheres idosas. Para além do mais, vomitar em excesso destrói o esmalte dos dentes;

Carnes magras, legumes e peixe proporcionam as proteínas necessárias das quais um corpo mal nutrido precisa;

Os ácidos gordos do Ómega 3 encontrado no peixe, ovos e nozes, estimulam o coração. Quem sofre de anorexia corre o risco de ter problemas cardíacos e arritmia cardíaca pois o corpo não tem gordura suficiente para sustentar o funcionamento cardíaco;

Os líquidos e sódio da água e bebidas desportivas são necessários para restabelecer o desequilíbrio de electrólitos e restituir a perda de água devido à desidratação provocada por vomitar em excesso, ou pelo uso de laxantes e de diuréticos.

Os atletas que sofrem de transtornos alimentares precisam de aconselhamento nutricional especializado. Desportos como a luta livre, corrida, ballet e ginástica, que dão ênfase a corpos magros e tonificados, apresentam um número excepcionalmente elevado de praticantes com transtornos alimentares. Estes atletas restringem a comida, têm um índice de massa corporal muito baixo, abusam de bebidas proteicas e suplementos e tentam perder o peso da água com diuréticos e saunas.

Os atletas devem concentrar-se numa alimentação baseada em alimentos em vez de suplementos, carbonatos e gorduras para a energia, proteínas para os músculos, fluidos e electrólitos adequados, e vitaminas e electrólitos para manter a performance e o equilíbrio nutricional.

Porquê usar a nutrição para prevenir transtornos alimentares?

As práticas de boa nutrição podem ajudar a prevenir transtornos alimentares. Os jovens vão buscar a sua imagem corporal e auto-estima ao mundo que os rodeia. Envolver as crianças na preparação da comida e ensinar-lhes a reconhecer imagens corporais realistas pode prepará-las para hábitos saudáveis que podem ser-lhes úteis ao longo da vida.

Ajude-os a focarem-se na boa saúde e alimentos saudáveis em vez do seu peso e do que a balança diz. As crianças podem ser atarracadas mas saudáveis se comerem alimentos correctos e fizerem exercício. Ensinem as crianças a comer quando têm fome e não por razões emocionais. Deixe-as saber que não há nenhuma boa razão para terem de passar fome. Não critique o peso de uma criança nem se queixe do seu tamanho. Desenvolva previamente planos de comida saudável e mantenha-se firme na sua prossecução.

Procure sinais de aviso que possam indicar que uma pessoa jovem possa estar a caminho de uma transtorno alimentar: contar obsessivamente as calorias de tudo o que come, só comer “dieta” ou alimentos baixos em gordura, dizer que está gorda quando de facto está muito magra, abusar de laxantes, pesar-se constantemente e fazer exercício em excesso.

Viagra para Mulheres: Um teste indicou tratamento para quem não sente prazer


O remédio apontado como o “Viagra feminino” demonstrou que pode aumentar a libido em mulheres com baixo desejo sexual. Voluntárias que tomaram o medicamento por seis meses se disseram mais satisfeitas sexualmente e com a libido aumentada em comparação com aquelas que ingeriram placebo.

Médicos disseram que a flibanserina pode ser um tratamento efetivo para o problema que atinge de 9% a 26% das mulheres. A droga tem causado preocupação entre alguns pesquisadores – empresas farmacêuticas estariam exagerando o número de pacientes afetadas, aproveitando para promover uma pílula que não seria capaz de resolver questões psicológicas que reduzem o apetite sexual, além de uma imagem negativa do próprio corpo e estresse.

''É um remédio parecido com o Viagra, só que para mulheres em quem o baixo desejo sexual é o problema mais comum, como a disfunção erétil é nos homens'', avalia John Thorp, professor de ginecologia da Universidade da Carolina do Norte (EUA).

O medicamento foi desenvolvido como um antidepressivo. Com uma má performance nos testes, nunca foi aprovado, mas os questionários das pacientes revelaram um inesperado efeito colateral:

''O remédio aumentava a libido. Conduzimos, então, múltiplos testes clínicos, e as voluntárias que tomaram o remédio para desordem do desejo sexual hipoativo (baixa libido por longos períodos) relataram melhoras significativas'', afirma Thorp.

Antes de tomar o medicamento, as participantes tinham uma média de 2,8 relações sexuais satisfatórias por mês. Aquelas que tomaram a pílula aumentaram o índice para 4,5 vezes, em comparação com as 3,7 vezes das mulheres medicadas com placebo.

Elas foram solicitadas a manter um registro do número de relações prazerosas ao longo da pesquisa. Utilizaram-se vários outros quesitos para avaliar a libido e os níveis de estresse durante o sexo. Os resultados foram comparados com informações obtidas antes e após o experimento. Thorp acredita que as conclusões apontam para um possível tratamento para o que considera o problema sexual que mais afeta as mulheres em idade reprodutiva.

Petra Boynton, pesquisador do University College London, na Inglaterra, alerta que a pílula não é uma “bala mágica” e teme que isso faça com que os casais parem de conversar acerca de seus problemas:

''O remédio não vai fazer você se sentir melhor com seu corpo ou seu parceiro ser melhor na cama.'', Disse.

A droga pode ser aprovada, fora do Brasil, dentro de 18 meses. Os dados do último teste serão enviados a órgãos americanos e europeus para revisão.

Tradução: Amy Traduções