Pages

segunda-feira, 7 de março de 2011

Cicatrizes: Saiba o que dificulta o processo de cicatrização

do Universo Estilo


Apesar de, ao longo das últimas décadas, o tamanho das cicatrizes ter vindo a diminuir, a verdade é que continuam a ser inestéticas, daí a crescente preocupação de encontrar formas de as esconder ou até eliminar.

''Qualquer intervenção estética, ou outra, que interfira com as camadas da pele desencadeia uma resposta inflamatória reparadora que tem como objetivo a recuperação dessa mesma estrutura.'', afirma o dermatologista, Miguel Trincheiras.

''Estão envolvidos fatores intrínsecos, da própria pessoa, e extrínsecos, terapêuticos. Alguns desses fatores dizem respeito à idade e ao tom de pele determinando, em grande medida a capacidade individual de produzir uma boa cicatrização é, provavelmente, o fator mais importante a ter em conta.'', afirma o dermatologista.

A idade

Pode parecer estranho mas quanto mais velha for a pessoa, melhor é a cicatrização. Com a idade a tensão da pele cede ajudando a uma cicatrização menos visível. O metabolismo das peles jovens é mais ativo e dinâmico e, por isso, cicatriza com mais abundância deixando, normalmente, marcas maiores e cicatrizes mais salientes.

A cor da pele

Se a pele for muito morena, ou mesmo negra, a cicatrização é mais visível. Este tipo de pele apresenta geralmente maiores alterações de pigmentação e isso pode influenciar o processo e o resultado.

A zona Tratada

Ainda que a pele seja igual em todas as partes do corpo, apresenta características diferentes de zona para zona. Se ao nível das pálpebras e do rosto a cicatrização é geralmente perfeita, o mesmo não acontece nas costas, nos ombros ou nas pernas. Por norma, quanto mais gordura tiver a zona tratada, pior será a cicatrização e mais visíveis serão as marcas.

Paula Fernandes: Um novo talento da música Brasileira

do Universo Estilo


Paula Fernandes, nascida em Sete Lagoa, Minas Gerais, vem fazendo sucesso no Brasil todo com sua voz, suas músicas, e claro, com a sua beleza, mais para Paula o que importa não é beleza, e sim a música, na opinião de Paula, a beleza passa e o que deve ficar é o trabalho. Paula Fernandes começou a cantar cedo, aos oito anos de idade, aos 10 anos, Paula Fernandes já tinha seu primeiro CD gravado. Com 12 anos, se mudou para São Paulo com a familia, Paula foi contratada por uma companhia de rodeios, e trabalhou por cinco anos, neste trabalho, Paula andou o Brasil todo, viagens, e o que ganhou foi uma imensa experiência artistica. Neste mesmo ano, Paula lança o CD, 'Ana Rayo', inspirada no sucesso da novela 'Ana Raio e Zé Trovão'.


Paula Fernandes, aos 10 anos, fazendo abertura de show para Amado
Batista.


Paula Fernandes lança seu terceiro CD, “Canções do Vento Sul”, pelo selo Sonhos e Sons, com participação do grupo Sagrado Coração da Terra e do cantor Sérgio Reis, este na música “Sem Você”. “É a mais bela voz que ouvi nos últimos dez anos”, afirmou Reis na época. No álbum, Paula já mostrava sua diversidade artística, com temas que passavam pela MPB, música pop, country, sertanejo de raiz e pitadas de world music. O disco rendeu a Paula uma importante indicação ao Prêmio Tim de Música Brasileira de 2006, na categoria de Melhor Cantora Popular (júris popular e oficial).

Em dezembro de 2006, Paula Fernandes lança o álbum “Dust in the Wind”, também pelo selo Sonhos e Sons, com músicas de seu repertório internacional, como “Angel”, de Sarah MacLachlan, “The Boxer”, de Paul Simon, além de uma bela versão para a música “Dust in the Wind”, do Kansas, incluída na trilha sonora da novela “Páginas da Vida”.



Em 2008, Paula Fernandes é contratada pela Universal Music, que aposta no talento da cantora mineira no CD “Pássaro de Fogo”,com destaque para as músicas “Meu eu em você” e “Pássaro de Fogo”. Ainda antes do lançamento do disco, a gravadora opta pela Internet como porta de entrada de divulgação do novo trabalho. A iniciativa agregou novos fãs e sedimentou antigos admiradores da cantora.

Temporada como cantora de Rodeios

''Foi bom em todos os sentidos. Comecei muito nova… Tive oportunidade de cantar de tudo um pouco. Fazia show à noite, cantava “Ave Maria” nas arenas. Aprendi o que fazer e o que não fazer. Hoje eu tenho uma bagagem que uma garota de 27 anos não teria. Fui mudando o jeitinho de cumprimentar, de falar com o público. Sou muito tímida, fui me adaptando dentro da minha capacidade. Tinha um jeito de menina, bem tímida…'', afirma Paula.

Compor com Zezé di Camargo, e Victor Chaves

''Ambos são fantásticos como compositores e pessoas, são artistas natos. Eles têm formas diferentes de escrever, mas são cabeças iluminadas. Com o Victor, foram várias situações. Um mandava uma letra para o outro, um mandava melodia pro outro. O Zezé enviou uma letra e eu coloquei a melodia. E mexi na letra. Tem meu dedo também.'', afirma Paula Fernandes.



Imagem associada ao rei Roberto Carlos quando esteve com ele

''De forma alguma me chateio. Foi um momento de alegria, que deve ser lembrado mesmo. Sou muito feliz em ter meu nome ligado ao dele. Foi uma assinatura dele e ele tem credibilidade. É um motivo de orgulho. Mas, obviamente, não quero me aproveitar disso. O oportunista não tem talento nenhum. Nunca foi essa a minha intenção. Aconteceu de uma forma natural. Foi um encontro de artistas. Através da luz do Roberto, pude acender a minha. Ele é um querido, me respeita demais.'', afirma Paula.

Beleza

''O bonito pra mim é muito relativo. Eu posso ser bonita pra você e não ser pra outra pessoa. A beleza vai passar e o que permanece é minha arte, meu trabalho que tenho desde pequena. Agora virei musa… Isso é bem-vindo, mas não me baseio nisso. Muitos compram livro pela capa, mas espero que me comprem pela minha música.'', disse Paula.

Viver no interior

''Conheci o verdadeiro sertão de Minas. Eu não poderia inventar e fazer outra coisa. O importante é vender a minha verdade. Não dá para agradar todos, mas estou namissão de trazer uma mensagem positiva com boas melodias e bons arranjos. O mundo está carente de música. Ela acalma o coração, depois de tantas coisas ruins.'', afirma Paula.

Tatuagens: Uma beleza que exige cuidados

do Universo Estilo


Discretas, étnicas, todas em preto... Assim são as tatuagens mais requisitadas atualmente.

As tatuagens continuam a ser muito apreciadas, a única coisa que mudou foram as tendências dos motivos tatuados e as zonas escolhidas para o fazer. Os anos em que as tatuagens eram patrimônio exclusivo de marinheiros e legionários fazem parte da pré-história.

Hoje em dia, muitos são os homens e mulheres (a maioria com uma média de idades entre os 20 e os 35 anos) que optam por exibir um desenho decorativo único e exclusivo em alguma parte do corpo. E é por isso que muitas pessoas levam o seu próprio desenho do motivo que querem tatuar, um desenho personalizado que exprime uma fantasia íntima e que só quem a tem conhece o seu verdadeiro significado.

Além destas solicitações individualizadas, parece que as tatuagens tribais em cor preta, pequenas ou grandes, estão na moda, apesar das mais procuradas serem as de tamanho discreto em zonas pouco visíveis. Este é o caso da maioria das mulheres que faz uma tatuagem.

Elas preferem motivos mais pequenos e costumam escolher zonas do corpo que não estejam sempre a descoberto, como a parte do ombro mais próxima da omoplata, o baixo ventre junto à linha do biquini ou o fundo das costas. Os homens, pelo contrário, são mais atrevidos e preferem tatuagens maiores, sobretudo, nos braços e nas costas.





A estatística revela ainda que, no mundo das tatuagens, a reincidência costuma ser habitual. A maior parte das pessoas que faz uma tatuagem acaba por repetir a experiência.

A Técnica

Para começar, o tatuador deve limpar a zona com álcool ou algum outro tipo de desinfetante. Também deverá rapar os pêlos da zona.Em seguida, o tatuador desenha o motivo seleccionado pelo cliente na zona escolhida.

O desenho costuma ser feito com um marcador, com papel químico ou à mão, dependendo da destreza do tatuador ou do desenho escolhido pelo cliente. O tatuador prepara a máquina de tatuagens com as agulhas, ponteiras e pigmentos.

Assegure=, no entanto, que todos os produtos são esterelizados e que não há nenhum rasto de cor na máquina de uma utilização anterior. Para fazer a tatuagem, usam- agulhas minúsculas que vão fazendo punções repetidas sobre a zona escolhida, fixando assim o pigmento na pele.

Antes de realizar a tatuagem, o tatuador pode aplicar uma camada de vaselina. As primeiras linhas do desenho (contorno) são as que doem mais, uma vez que a pele ainda está sensível e é a fase em que o cliente se encontra mais nervoso.

Para se fazer uma tatuagem pequena demora, em média, 45 minutos. Para fazer uma de tamanho grande, que cubra, por exemplo, uma boa parte das costas, são precisas, no mínimo, duas ou três sessões.

Não se trata de uma técnica insuportavelmente dolorosa mas não se iluda. Fazer uma tatuagem é um processo incômodo e longo, pelo que requer uma boa dose de paciência e uns nervos de ferro.

É importante sublinhar que se deve utilizar sempre material descartável. Convém reparar se a sala tem um esterilizador e se o tatuador, sempre equipado com luvas e máscara, faz o seu trabalho com agulhas de utilização única e embalagens de pigmento em monodose.

Famosos Tatuados

David Beckham





Pitty



Rafinha (Ex-BBB)





Preta Gil



Dicesar



Cuidados posteriores

Depois de fazer uma tatuagem, o profissional que a executou deve sugerir um creme cicatrizante para aplicar sobre a mesma. Esta deve permanecer tapada durante uma ou duas horas, apesar de depois ser conveniente deixá-la exposta para evitar uma possível maceração.

Durante os primeiros dias, é recomendável lavar a ferida três vezes ao dia, seguindo as indicações do tatuador. Com o objetivo de que o pigmento ou os pigmentos utilizados se fixem bem na pele, sem se alterarem, não deve apanhar sol na zona afetada, pelo menos, durante o primeiro mês.

Durante os três meses posteriores, se for à praia, recomenda a aplicação de protetores solares com fator de proteção máximo sobre a tatuagem. Se fez a tatuagem numa zona visível do corpo, que permaneça exposta ao ar habitualmente, use o protetor diariamente.

Durante os primeiros meses, é aconselhável que a zona não permaneça húmida durante muito tempo. Os banhos demorados são desaconselhados e uma ducha rápida é sempre uma melhor opção. Por outro lado, para evitar tentações de piscinas e banhos no mar, é melhor tentar não fazer a tatuagem nos meses que antecedem o Verão.

Contra-Indicações

Para prevenir possíveis complicações, não é aconselhável fazer tatuagens em pessoas que padeçam de problemas nervosos, epilepsia ou lesões cardíacas. O procedimento requer tranquilidade, tempo e paciência, e uma crise nervosa a meio da sessão pode dar origem a problemas maiores.

Também não podem tatuar, por razões óbvias, hemofílicos ou pessoas com alergia aos pigmentos utilizados, bem como pessoas com fungos ou herpes na zona a tatuar. Existem cada vez mais pessoas fazendo tatuagens para cobrir cicatrizes, como é o caso de muitas mulheres que fizeram uma cesariana ou de pessoas que removeram o apêndice.

Geralmente, as cicatrizes podem ser tatuadas. Apesar de, evidentemente, a tatuagem só as disfarçar. Nunca consegue fazê-las desaparecer completamente.

Mas, se a ferida tiver cicatrizado em quelóide (de forma avultada e com uma cor marcadamente rosada), não pode ser tatuada, já que os pigmentos não se fixam bem sobre este tipo de cicatrizes e os resultados obtidos são pouco satisfatórios. Também não se podem fazer tatuagens sobre feridas ou cicatrizes recentes.

Tatuagem nas costas exige precaução extra

Uma tatuagem nas costas, na região lombar, pode dar origem a possíveis complicações no caso de ser necessário recorrer a anestesia epidural, quer seja em intervenções cirúrgicas que afetem as extremidades inferiores, como em operações aos joelhos, tornozelos ou hérnias, ou num parto (no caso das mulheres).



Quando se introduz a agulha pode haver um arrastamento dos componentes da tatuagem, como os sais de chumbo e metais pesados, até ao espaço epidural.

Este arrastamento pode dar lugar a inflamações na zona medular ou provocar a formação de nódulos como resultado da dita inflamação (granulomas).

Para evitar possíveis riscos, em caso da zona da punção coincidir com uma tatuagem, opta-se por outro tipo de anestesia. Pelo contrário, se o desenho não se localizar no ponto exato onde se introduz a agulha, a decisão fica nas mãos do anestesiologista, que deverá realizar uma pequena incisão com o objetivo de separar bem a pele e evitar, assim, que a agulha arraste tinta para o espaço medular.

Antes de fazer uma Tatuagem...

Não beba nem uma gota de álcool nas 24 horas anteriores à sessão. Não vá com o estômago vazio para não ter tonturas. Tente estar o mais tranquilo possível porque vai doer menos do que se estiver tenso.

Se precisar de rapar a zona, não se preocupe, uma vez que o farão no centro de tatuagens antes de começarem. Este truque pode ser útil. Para fazer desaparecer mais depressa a camada esbranquiçada que fica por cima da tatuagem, aplique um creme com vitamina E ou A nos primeiros dias.

Lembre de evitar o vapor que sai do chuveiro, os banhos muito prolongados, a roupa justa, o suor, a falta de higiene e, como é óbvio, coçar a tatuagem.

Tatuagens Bizarras


Tatuagem Raio X