Pages

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Compulsão Sexual

do Universo Estilo



Ao pensarmos no comportamento sexual, podemos levantar várias questões que são comuns a todos nós. Será que existe um padrão correto para expressarmos a nossa sexualidade? Até onde é saudável? Será que tenho algum problema por sentir tanta vontade de fazer sexo?

Muitas pessoas se sentem mal ao acharem que determinadas vontades e pensamentos relacionados à sexualidade não deveriam existir, pois não são “normais”. Tais pensamentos normalmente geram angústia, desconforto e culpa. Porém, dentro do universo de comportamentos do ser humano, falar de regras do que é certo ou errado, adequado ou não, é muito complexo, pois esbarraria em crenças, cultura, religião, moral.

Existem diversas maneiras para expressarmos o nosso desejo sexual. Algumas pessoas têm diminuição do desejo sexual, outras são indiferentes, outras acham que a sexualidade é muito importante, e por isso vivenciam a sexualidade frequentemente. Existem aqueles que fazem sexo não necessariamente com o intuito sexual. Tais pessoas apresentem o que chamamos de comportamento compulsivo sexual ou hipererosia.

Uma das características dessas pessoas é a necessidade de sempre fantasiar algo relacionado à sexualidade. Esses pensamentos são constantes, a pessoa sente-se inquieta, e isso a impede de fazer outras coisas importantes de maneira dedicada, concentrada e coerente. Seu tempo lhe parece curto, pois ela deixa de fazer coisas importantes para fantasiar ou mesmo para vivenciar esses desejos. Dificilmente essa pessoa consegue se concentrar em algo que não seja relacionada ao sexo.

Os pressupostos para dizer que a pessoa apresenta o comportamento sexual compulsivo, dependem de características de personalidade específicas.

Essas pessoas apresentam características como:

• Ter pensamentos ou atos compulsivos recorrentes;


• Ter pensamentos obsessivos – idéias, imagens ou impulsos que entram na mente do indivíduo
repentinamente e de forma estereotipadas, são angustiantes, e a pessoa não consegue resistir a elas;

• Ter atos ou rituais – comportamentos estereotipados que se repetem muitas vezes, não são agradáveis e são vistos como preventivos de algo improvável;

• Essas manifestações ocorrem em conjunto com ansiedade e depressão.

Essas características variam de pessoa para pessoa, dependendo do quanto se está envolvido nesses pensamentos automáticos e da estrutura de cada um.

Tais aspectos psicológicos apontam para a patologia denominada comportamento compulsivo sexual. Porém, e claro, isso não é tão simples assim, pois existem muitas questões que vão influenciar e necessariamente precisam ser avaliadas. Não basta a pessoa se identificar com algum desses aspectos ou simplesmente ignorar, achando que não tenha nenhuma ligação com ela, que estará resolvido. Uma vez que existe a suspeita, é muito importante buscar ajuda especializada para uma avaliação.

A compulsão sexual e o modo de pensar

A maneira de se pensar dessas pessoas é distorcida. Na maioria das vezes elas não admitem ter esse problema, e por isso não buscam ajuda. Pois seus comprometimentos emocionais os impedem de tomar providências para modificarem-se, pois seus mecanismos de pensamentos e comportamentos não mudam. E são pessoas que estão em nosso meio, que trabalham, estudam e tem suas relações sociais aparentemente “normais”.

Para essas pessoas, é muito difícil admitir que precisam de ajuda profissional. Elas só procurarão ajuda quando, por causa do comportamento compulsivo sexual, graves prejuízos acontecerem. Normalmente a tendência é achar que conseguirão sair dessa situação sozinhos, ou então, pensarem que ainda não chegaram ao “fundo do poço”, e por isso não precisam tratar.

Origem

Não existe apenas uma origem. O ser humano é muito complexo, e diversos fatores podem contribuir. O ambiente em que a pessoa se desenvolve pode ser um facilitador, mas não determinante do desenvolvimento do comportamento compulsivo sexual. Mas sim, a própria pessoa que desenvolve mecanismos de pensamentos, as quais, com um ambiente facilitador esse comportamento é desenvolvido. Um exemplo de ambiente familiar facilitador, é aquele onde se valoriza muito a fala e ou ações sexuais exageradas, bem como a maneira de pensar compulsivamente.

Tratamento

O tratamento psicoterapêutico é extremamente eficaz para aqueles que aceitam a idéia de que estão com dificuldades, que sozinhos dificilmente conseguirão resolver esse problema.
Dentro da Psicologia, a abordagem que tem mostrado melhores resultados para tratar esse problema é a Comportamental Cognitivo.

Vamos aumentar essa Auto Estima?

do Universo Estilo

Harmonia

Abra portas e janelas e comece uma limpeza. Inicie pelo guarda-roupa e armários, tire tudo e só guarde o que está realmente precisando. O resto, elimine da melhor forma que encontrar (doando, vendendo etc.). Faça isso em todas as dependências da casa ou escritório. Lembre-se, só fica o necessário! Roupas e objetos que estão sem uso perdem a função vital, bloqueando o fluxo de energia do meio ambiente. A falta dessa energia ou a energia parada adoece a casa, você e sua família. Faça isso periodicamente e com a consciência de que também estará fazendo uma faxina emocional.

Comer Bem

Respeite os momentos das refeições. Preste atenção no que está fazendo. Não assista TV e nem marque negócios para essa hora. Evite falar sobre problemas. Acalme-se, olhe para o seu prato e lembre-se: o que está ingerindo irá para o interior das suas células e será parte de você, tanto física como mentalmente. Seu corpo é 100% natural, uma alimentação artificial é incompatível com a sua natureza. Evite também alimentos de base animal, pois eles levam uma vida inteira sendo maltratados, principalmente no momento do abate. Todas essas emoções como o medo, o desespero, a tristeza, ficam em forma de energia negativa impregnadas nas carnes que você está ingerindo.

Preste Atenção, Mais em Você

Perceba os seus pensamentos. Ao longo do dia você tem milhares de pensamentos negativos e positivos. Você não é os seus pensamentos, mas eles têm uma enorme força sobre a sua vida. Se você tem mais pensamentos negativos, isto demonstra que você é uma pessoa negativa, sua vida vai mal e as pessoas e situações que você atrai também estão na mesma freqüência de negatividade. Você pode mudar a sua vida, mudando a qualidade de seus pensamentos. Quanto aos negativos, você não poderá eliminá-los, mas poderá tirar as suas forças, cultivando os positivos e os elevados. Enquanto você presta atenção no que está pensando, já tem maior autocontrole sobre a energia mental e conseqüentemente sobre sua vida. Procure ler frases de afirmações positivas e biografias de pessoas bem sucedidas. Mas quando o pensamento negativo lhe assaltar a mente, repita por sete vezes: "este pensamento não tem força sobre mim". Com o tempo você perceberá que no jardim existem rosas e espinhos e que a felicidade é!
um presente para quem observa as rosas e a tristeza os espinhos.

Objetivos: É Importante Ter

Tenha objetivos materiais e espirituais. Busque sempre melhorar a sua condição financeira, planeje comprar bens, faça investimentos, realize viagens e busque tudo que tiver vontade, mas lembre-se: nunca dependa dessas conquistas para viver emocionalmente bem. Elas não podem garantir isto! O verdadeiro Bem-Estar só é alcançado por meio dos objetivos espirituais. Vá à conquista de se tornar uma pessoa mais paciente, bondosa, serena, confiável e amiga, além de humilde, aberta, sincera e simples e, principalmente, uma pessoa que tenha fé e confiança na vida. Esses objetivos, e só esses, podem garantir o equilíbrio, a satisfação e a razão de viver.

Exercicios

Escolha um exercício que lhe agrade, caminhar, dançar e nadar são os mais recomendados. Os exercícios estimulam o fluxo de energia vital, gerando além de um melhor condicionamento físico, uma ótima sensação de bem-estar. A prática de exercícios bioenergéticos como o yoga, o tai ch'i chuan, a dança do ventre entre outros, é fundamental para o equilíbrio do corpo e da mente. O mais difícil é tomar a decisão de começar. Mas depois de 21 dias de exercício, ou prática, o cérebro registra como um hábito e tudo fica mais fácil.

Talentos

Você tem dons e talentos. Descubra quais são eles e comece a colocar em prática. A saúde física e emocional depende muito desses talentos. Pessoas que não utilizam essa energia criativa, bloqueiam o seu fluxo energético e adoecem física e emocionalmente. Canalize seus talentos com o propósito de melhorar a vida das pessoas. Este é um excelente caminho para encontrar prazer, equilíbrio e crescimento em sua vida.A meditação é a medicina do corpo e da mente mais poderosa do mundo. Além de terapêutica é a melhor ferramenta para o crescimento pessoal e espiritual. Preste muita atenção: aprendendo a meditar você descobre a diferença do que é ou não importante para sua vida, com isto se torna uma pessoa mais segura e objetiva. Com a meditação você cura seu corpo, melhora a memória e concentração, desperta a intuição e a percepção. Você se torna uma pessoa mais disposta e produtiva, mais agradável e serena. A forma de meditar é muito particular de cada pessoa. Existem muitas técnicas e rituais. Cada um deve praticar da maneira que se sentir melhor. Procure um livro, um curso ou um mestre, mas procure, pois a meditação vai melhorar muito a sua vida, pois vai fazer você encontrar a pessoa mais importante do mundo: você mesmo!

Meditar, Meditar, Meditar...

A meditação é a medicina do corpo e da mente mais poderosa do mundo. Além de terapêutica é a melhor ferramenta para o crescimento pessoal e espiritual. Preste muita atenção: aprendendo a meditar você descobre a diferença do que é ou não importante para sua vida, com isto se torna uma pessoa mais segura e objetiva. Com a meditação você cura seu corpo, melhora a memória e concentração, desperta a intuição e a percepção. Você se torna uma pessoa mais disposta e produtiva, mais agradável e serena. A forma de meditar é muito particular de cada pessoa. Existem muitas técnicas e rituais. Cada um deve praticar da maneira que se sentir melhor. Procure um livro, um curso ou um mestre, mas procure, pois a meditação vai melhorar muito a sua vida, pois vai fazer você encontrar a pessoa mais importante do mundo: você mesmo!

Aceitação da Vida

Pare já de reclamar. Volte sua mente para o que a vida oferece de bom. Aceite viver nesse planeta azul, e curta a viagem da melhor maneira possível. Lembre-se que ela tem fim, então faça bom proveito. Ajude ao próximo, seja uma pessoa sincera, alegre e procure trabalhar com amor. Aceite sua casa e seus bens. Aceite as pessoas como elas são e, principalmente, se aceite como você é, seu corpo, sua personalidade. Mas aceitar não significa se acomodar com os problemas e dificuldades da vida. Devemos buscar a força para mudar o que podemos mudar, e a aceitação para o que não se pode ser diferente.

A Natureza

Coloque essa meta em sua vida. Pelo menos uma vez por mês, faça uma visita à mãe natureza. Ela tem o poder de purificar as células e acalmar o espírito. O mar neutraliza as energias negativas e recarrega o campo eletromagnético (aura). As cachoeiras ativam a vida celular e também energizam a aura, além de hidratar a pele e os cabelos. O verde ativa o processo interior de autocura, tanto física como emocional. Pisar descalço na terra descarrega as energias negativas. E não se esqueça, você é parte da natureza e deve estar em harmonia com ela se quiser manter ou recuperar a qualidade de sua vida.

Relação com Estilo e Sedução

do Universo Estilo



Se você é daqueles que acham que a maioria das relações acaba fora de casa, está enganado. A maior parte dos relacionamentos termina dentro de casa e o maior vilão é a rotina, o desgaste de namoros e casamentos. Tudo começa com uma irritação que se torna freqüente. Muitas vezes, pensa-se que é um estresse do companheiro, que é algo que passa, mas, por se prolongar demais, por uma agressividade excessiva ou então falta de interesse do outro, percebe-se: o navio está afundando.

É comum as pessoas dizerem que o encanto acabou, que não é mais a mesma coisa, que não amam mais. Um fato natural é que os assuntos e a empolgação diminuem e dão lugar a um relacionamento maduro e inteligente. Por isso, é preciso discutir o presente e o futuro, conhecer bem o parceiro e surpreender sempre.

Faça a manutenção da sua relação

Assim como a vida, os relacionamentos devem ter metas e planos para curto, médio e longo prazo. Atingir metas como viagens, compras de bens e acertos pessoais nas carreiras ou estudos são cruciais para que os dois vejam que tudo está dando certo e que a parceria é de sucesso. Por isso, devem trabalhar juntos e terem orgulho do que constroem JUNTOS.

O sexo, muitas vezes se torna cada vez mais raro ou cai como obrigação ou mesmo sai da vida do casal. Para fugir das desculpas, e até mesmo da temida traição, o casal deve ser criativo, tanto no que se diz respeito à cama quanto em novas experiências. A abertura do casamento é um tabu, e deve ser mantido assim se as pessoas não imaginarem esta possibilidade. Melhor mesmo é usar este artifício em último caso ou se percebido que a relação a dois não funciona mais. Nesse ponto é preciso ver se vale mesmo a pena continuar uma relação, já que se a dois é complicado, com mais gente é bem mais. Em todo caso, abra a relação aos poucos, permitindo primeiro que outro assista, depois que participe, tentando prologar a participação efetiva do terceiro elemento. Crie regras claras para evitar o ciúme ou sentimento de traição como nunca repetir o convidado ou não beijar.

O sexo deve ter pitadas de novidades, para isso, os sexshops são locais muito inspiradores. Se já transou em todos os lugares da casa e posições existentes, busque novos locais, horários e tente incluir brinquedinhos, sabores e texturas novas. Fantasias sexuais também são bem-vindas. Vida saudável na cama é 50% de um bom relacionamento mas não é tudo.

Todo mundo gosta de presentes e surpresas. Busque então valorizar o seu parceiro, dentro das suas possibilidades, e comemorar cada aniversário de namoro. Diga e demonstre o quanto ama e sempre discuta, se possível antes das crises, como agirão quando elas chegarem. Mantenham sempre o respeito. Crie laços sociais como apresentar os pais, freqüentar igrejas e grupos fixos, a fim de criar um compromisso social, já que a família é a base da sociedade. Lembre-se: o romantismo nunca morreu. Chega a ser brega mas flores, cartões, serenatas, bombons e presentes todo mundo ama, ainda mais quando for de surpresa.

Quando tudo estiver tenso, nada melhor que uma boa piada ou lembrar as coisas engraçadas que passaram para descontrair.

Conversa franca

É preciso que o casal converse abertamente sobre todos os assuntos e que cada um ceda um pouco para fazer o outro feliz. Esta dica vale tanto para um fazer o que não gosta para satisfazer o outro quanto na hora de escreverem o que pode e o que não pode na relação. Mas não se pode ceder somente ou forçar situações que não são confortáveis para o outro. É normal sempre afirmarem que está tudo bem mas se você notar que algo está errado, é preciso agir antes que seja tarde demais. Dar ou pedir um tempo pode ser o decreto de morte para o amor.

Vale tudo

No amor e na guerra vale tudo. Então, se você quer continuar com o seu parceiro, tente denovo e denovo, até que a relação volte a esquentar. Não se culpe ou pense que algo está errado com você, tente, dê o melhor de si, busque mudar, mas não sacrifique os seus sonhos. Se a pessoa não reagir, não se prenda a uma história e busque a sua felicidade, mas seja sincero com a outra pessoa e cobre o mesmo. Pode doer mas é preciso descobrir a hora de parar de insistir se a distância e as brigas estão consumindo a sua felicidade e sanidade, se você tentou de tudo e não conseguiu nada. Não se prenda ao amor idealizado e seja prático, busque o amor que funciona e que ira durar pois ele traz frutos e felicidade. Se você não está certo do que quer, fale abertamente, mas não cobre que a pessoa concorde, mas peça que a pessoa exponha o que ela deseja, avalie e firme um compromisso. Saber amar é realmente deixar alguém te amar. Se ela não busca o mesmo que você, não se iluda. As pessoas podem mudar com o tempo mas geralmente o que elas buscam é sempre o mesmo: carinho, prazer, segurança e atenção. Veja esses pontos na relação de vocês e busque trabalhar os pontos fracos.

Fora de casa

Ao contrário do que as pessoas pensam, a rotina de quem mora junto ou se vê muito dentro de casa pode causar efeito contrário. Não se deve temer a convivência com os outros. Cada um deve sair com seus amigos, o casal deve sair de casa junto sempre que possível, praticar esportes juntos, academia, e manter o companheirismo. Casais de amigos devem freqüentar a casa e a confiança tende a fortalecer os laços entre os dois. O casal deve saber como ser informal e despojado, esquecer o lado sexual na maior parte do tempo e buscar construir a cada dia momentos agradáveis juntos.

Tratamento de choque


Uma terapia de casal não está descartada mas normalmente as respostas são óbvias. Os parceiros sempre externam o que os incomoda. Nesse momento é preciso haver humildade e cumplicidade na busca das soluções. Não busque a culpa ou culpados. O que tiver de ser irá acontecer, então deixe a ansiedade de lado e tenha foco no dia-a-dia, procurando melhorar os pontos críticos. Tente não sufocar o outro com muitas reclamações ou pedidos de mudança. Aceite o outro como ele é, pois você também tem defeitos. É preciso que os dois vejam a sorte que têm de estarem juntos e ter a certeza que assim eles são mais fortes para enfrentar os preconceitos e desafios da vida de um casal do mesmo sexo.

O Casamento do Dia a Dia

do Universo Estilo



Problemas no casamento são bem comuns. Após anos de convivência diária, a relação vai esfriando e o casal passa a manter uma união meramente formal; sem sexo, paixão, respeito e admiração. Muitos parceiros não sabem o que fazer quando passam por situação semelhante, realmente é bem complicado.

Porém, dois casais resolveram contornar seus problemas matrimoniais da seguinte maneira: fazendo sexo todos os dias. Sim! Todos os dias, durante um tempo pré-determinado. Essa é a história dos americanos, Charla e Brad Muller e Annie e Douglas Brown, que, para melhorar os ares do casamento, transaram por vários dias consecutivos e ainda relataram suas experiências em livro.

Charla e Brad Muller tinham um sólido casamento e filhos, mas com o passar dos anos o sexo foi esfriando. Então, Charla, no dia do aniversário de seu marido, lançou a seguinte proposta: “Querido, que tal transarmos durante os próximos 365 dias?!”. E lógico que Brad topou.

Mas não foi tão simples assim. Já se imaginou fazendo sexo todos os dias, durante um ano? Pois é. O casal passou por muitos orgasmos falsos, viagens de trabalho, mas, após os 365 dias, ficaram bem mais unidos e hoje estão mais alegres. Tudo isso está relatado no livro “365 noites – memórias da intimidade” (tradução livre), que a esposa Charla escreveu.

Já Annie e Douglas Brown resolveram passar pela mesma experiência, só que por um período um pouco mais curto, 101 dias. “Just do it” (apenas faça isso) é o resultado da experiência do casal Brown, que estava junto há 14 anos, e escrito pela perspectiva masculina do marido.

O livro retrata minuciosamente as experiências sexuais de Annie e Douglas e até os dias em que o marido estava doente e sem vontade de transar, mas que Annie forçou a barra para cumprirem a promessa. Enfim, o relato é uma boa pedida para quem acha que sua vida sexual já não anda lá aquelas coisas.

Mas transar resolve o problema?

Conversamos com duas especialistas em relacionamento e sexo para pesquisarmos se realmente adianta encarar uma maratona de transas para melhorar um relacionamento. Carmita Abdo, psiquiatra e coordenadora do projeto ProSex, e Mara Pusch, sexóloga coordenadora do Projeto Afrodite, da UNIFESP, nos ajudaram nessa investida.

Para Carmita, essa solução adianta para poucos casais. “O hábito os acaba estimulando. Mas para a maioria, a maratona mais desgasta do que ajuda”, diz a expert. Segundo ela, o jeito é tentar resgatar o namoro, a atração mútua, a sedução e o jogo da reconquista. “. Esse é o desafio que pode fazer o casal se reencontrar”.

Já Mara Pusch é um pouco mais otimista, mas também não vê a alternativa como a melhor solução. Mara acha que quanto menos sexo se faz, menos queremos fazer. “Sexo é como outra privação qualquer, quanto menos fazemos menos temos vontade de fazer, e quanto mais se faz mais se tem a libido em alta. Mas tem que ser feito com amor, entrega e troca, senão fica algo mecânico”, diz a psicoterapeuta.

Mara ainda diz que, dependendo do casal, vale mais a pena ter uma boa relação semanal, ou até mesmo mensal, do que várias transas rapidinhas. “As pessoas fazem menos sexo do que gostariam, com menos qualidade do que poderiam. Ainda mais no casamento, talvez pela intimidade criada, parece que quanto mais aumenta a amizade, a solidariedade e o companheirismo, mais diminui o desejo sexual”, explica.

Mas o segredo é não desanimar. Carmita Abdo aconselha dizendo, “identificar e resolver o conflito, com coragem, tolerância e objetividade” é a melhor solução para um casal que está passando por dificuldades. Além do mais, ela diz que devemos aceitar que a freqüência sexual tende a ser maior em fases de mais bem-estar da relação. Ou seja, às vezes, nos impomos uma vida sexual ativa e satisfatória, mas tudo depende do momento que estamos passando

“Por falta de informação, muita gente continua, no entanto, a levar uma vida sexual com menos qualidade do que poderia ter”, diz Mara, que também lança a seguinte questão - “Damos tempo (ainda bem) para dormir e recarregar as nossas energias. Por que esquecemos de dar tempo para renovar e recarregar o sexo também?”.