Pages

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Exposição à luz reduz sono de jovens que estudam à noite

do Universo Estilo

Jovens trabalhadores universitários sofrem déficit crônico de sono, decorrente da jornada dupla que envolve trabalho durante o dia e estudo à noite. Além do sono, alguns hábitos e estilos de vida - como dieta rica em gorduras, consumo de álcool e falta de atividade física - contribuem ainda mais para o quadro preocupante.

As conclusões são de uma pesquisa conduzida por 21 dias na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP), que tem investigado as repercussões na saúde e na qualidade de vida de universitários. Um dos trabalhos do grupo avaliou os efeitos da exposição à luz para reduzir a sonolência nesse público durante as aulas noturnas.

Participaram da pesquisa 27 jovens, entre 21 e 24 anos, provenientes da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e de outras unidades da USP na capital paulista.

De acordo com Frida Marina Fischer, professora titular da FSP-USP, estudos realizados anteriormente avaliaram a privação de sono decorrente da dupla jornada entre jovens estudantes do ensino médio em escola pública, que trabalham e estudam à noite. Entre eles, a sobrecarga decorrente da longa vigília e da redução de sono é um problema de dimensões mais severas, pois há milhões de brasileiros nessa condição.

“O problema com os jovens no ensino médio em dupla jornada é mais grave quando comparado aos jovens adultos, por atingir indivíduos em formação, menores de 18 anos. Estima-se que uma parte dos jovens trabalhadores que desistem do ensino médio o fazem por causa da intensa fadiga e sonolência associadas à dupla jornada de trabalho e estudo”, disse a coordenadora.

A partir desses estudos anteriores - que tiveram apoio da Fapesp e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) -, o grupo coordenado por Frida desenvolveu outro projeto para avaliar se a luz intensa poderia resultar na diminuição da sonolência durante o período noturno das aulas, que geralmente vai das 19 horas às 22h30.

A pesquisa mostrou que, quando os universitários que trabalham foram expostos à luz com intensidade de 8 mil lux durante 20 minutos - às 19 horas ou às 21 horas -, houve redução dos níveis da sonolência.

O trabalho, intitulado “Jovens universitários e as jornadas duplas de trabalho: repercussões na saúde e na qualidade de vida”, teve seus resultados apresentados na 26ª Conferência da Sociedade Internacional de Cronobiologia, realizada em julho em Vigo, na Espanha; e no 10º Simpósio Latino-americano de Cronobiologia, promovido em Natal (RN), em outubro de 2009.

O processo

Os jovens foram submetidos a uma exposição intensa de luz durante um dia. O experimento durou três semanas - a primeira foi de referência e, na segunda e na terceira, os jovens foram expostos à luz.

“Adaptamos uma sala na FEA com fontes de luz semelhantes a luminárias. Cada estudante ficou em frente à fonte por 20 minutos e foi exposto a uma intensidade de 8 mil lux às 19h ou às 21 horas”, explicou Frida.

Na primeira semana, os jovens permaneceram em um dia, das 19 às 22 horas - período em que a melatonina começa a ser secretada - vendo um filme em uma sala com iluminação bastante reduzida. A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal, um marcador circadiano, que tem forte influência na regulação do ciclo vigília-sono.

“Coletamos amostras de saliva para analisar a quantidade de melatonina circulante. Durante as três horas, os alunos permaneceram na sala escura. Somente poderiam tomar água, mas não comer. Se tivessem que ir ao banheiro, colocavam óculos escuros”, disse.

“Também foram coletadas amostras de saliva antes e após a exposição à luz para determinar a quantidade de melatonina, que é muito pequena, da ordem de picogramas por mililitro. Se houvesse qualquer resíduo de alimentos, por exemplo, poderia interferir nos resultados”, completou a pesquisadora.

Na segunda e na terceira semana, os estudantes foram submetidos à luz intensa de 8 mil lux durante 20 minutos, às 19 horas ou às 21 horas. A exposição não poderia prejudicar o sono nas 24 horas subsequentes, ou seja, o propósito da intervenção era reduzir a sonolência apenas no período escolar. “Uma das dificuldades para a realização do estudo se deu porque havia muitos critérios de exclusão”, afirmou Frida.

Pré-requisitos

Os participantes não podiam ter distúrbio de sono. Além disso, 24 horas antes dos testes não podiam ingerir café, chocolate, chá nem bebida alcoólica. Também não poderiam fumar nas 12 horas anteriores ao experimento.

“Eles não podiam ingerir nenhuma substância que pudesse contribuir para o aumento da síntese de melatonina ou para a redução da sonolência”, disse Frida.

Além de preencher protocolos de atividade diária durante 21 dias, os estudantes usaram um actímetro, instrumento que registra duração de períodos de atividade e repouso e é utilizado para avaliar a duração do sono.

O actímetro, do tamanho de um relógio, é usado no punho da mão não dominante, isto é, se o estudante fosse destro usaria na esquerda. “O aparelho registra a atividade motora. Quando os movimentos diminuem muito, provavelmente o indivíduo está dormindo. Os estudantes usaram-no o tempo todo, exceto na hora do banho”, contou.

“Nossos resultados mostraram que, quando a luz foi aplicada às 21 horas, a concentração de melatonina caiu e houve redução na sonolência”, disse a professora da FSP-USP.

Outro dado significativo da pesquisa apontou que os efeitos foram maiores entre os indivíduos que têm hábitos mais vespertinos, ou seja, pessoas que dormem de madrugada e acordam tarde.

“Isso provavelmente está associado às características presentes no gene Per3, que está relacionado a hábitos e preferências dos indivíduos. Uma das características da pessoa vespertina é que a melatonina começa a ser secretada posteriormente, quando comparado com os indivíduos mais matutinos, o que pode explicar o fato de os vespertinos conseguirem ficar acordados até mais tarde”, disse Frida.

Apesar da redução observada na sonolência com a exposição à luz, o estudo destaca que a dupla jornada de trabalho e estudo "interfere negativamente na nutrição, no tempo dedicado às aulas e também em outras atividades diárias, comprometendo o desempenho acadêmico e o tempo livre dos estudantes que poderia ser dedicado a atividades extracurriculares e físicas".

“Ao analisarmos sintomas de saúde, como dores no corpo, fadiga acentuada, sonolência excessiva diurna e durante as aulas, observamos vários fatores associados a estilos de vida e condições de trabalho como desencadeadores ou agravantes desses sintomas”, explicou Frida.

Os resultados da pesquisa da FSP-USP estão sendo submetidos para publicação.

Fernanda Lima: Lifestyle Carioca

do Universo Estilo


Quem disse que Fernanda Lima é mulher de sustentar qualquer coisa? Além de modelo, apresentadora, e atriz, Fernandinha Lima decidiu ser estilista, e assinou a coleção para uma marca carioca Cantão. Na edição do Fashion Rio, Fernanda desfilou para Cantão, a parceria já estava anunciada.

Auxiliada por alguns profissionais, Fernanda criou 62 peças que vão do biquíni ao jeans. A modelo teve o cuidado de mostrar na coleção o seu estilo, seguindo uma linha básica com uma leve sensualidade. As peças vão de biquínis, passando por vestidos, camisetas e jeans em tons fluor com forte referência aos anos 80 quando a marca se estabelecia ícone da juventude dourada carioca. A coleção 'Fernanda Lima para Cantão' já está lojas.


Jorge e Mateus: O Estilo Sertanejo que contagia

do Universo Estilo



A Dupla, Jorge e Mateus, por onde passa é uma legião de fãs, uma multidão de fãs, são fãs desesperadas, são declarações de amor no palco, fãs emocionadas, Os sertanejos caíram no gosto do público, com suas melodias como “Vou Fazer Pirraça” e “Mistérios”, e atraem em seus shows fãs de todas as idades, o mais novo sucesso é ''Amo Noite e Dia'', da dupla que esta cada dia mais conquistando fãs e o Brasil.

Sucesso Atual



Entrevista com Jorge & Mateus



O Estilo Sertanejo Universitário?

Jorge - Na verdade este nome foi dado pela mídia que nos inclui nele junto a outras duplas como César Menoti e Fabiano, Victor e Léo, João Bosco e Vinícius... Nós não nos importamos não. Gostamos é de saber que estão ouvindo nossas músicas.

Mateus - E o nome de universitário talvez seja mesmo por atingir os jovens que têm mais acesso à internet o que permitiu que disseminassem a música pela rede atingindo um grande número de pessoas. O que ajudou demais já que hoje temos crianças, adultos e idosos em nosso show. No nosso navio sertanejo tinha uma senhora de mais de 80 anos acredita?

O Nome de vocês mesmo é Jorge e Mateus?

Jorge -
Sim, Jorge Alves Barcellos e Mateus Pedro Liduário Oliveira

E Como foi ter a música ''De tanto querer'', na trilha da novela da Globo, 'A Favorita'?

Jorge -
Sempre uma surpresa quando acontece porque você não sabe onde sua música pode chegar. Imagina ter esta música entrando na casa de milhares de brasileiros? Ser trilha sonora da vida de tanta gente? É maravilhoso. Outro presente.

No começo e até hoje, os jovens se identificam muito com as músicas de vocês, Vocês esperavam esse sucesso da nova geração?

Mateus -
Somos jovens, somos desta geração e entendemos como hoje a música e as notícias se propagam. A Internet facilita tudo. Fizemos um CD na garagem de casa e distribuímos entre os amigos. Estes passaram para outros e a galera foi gostando, gostando. E hoje é bem legal porque percebemos que nem só jovens frequentam nossos shows: crianças, idosos.

E o DVD em Goiânia, a idéia surgiu de quem?

Jorge -
Esta é uma decisão pensada por toda equipe Jorge e Mateus.

Jorge e Mateus lutou muito para chegar hoje nesse sucesso atual, para arrastar multidões e ser essa dupla querida, conta um pouco dessa luta de vocês.

Jorge -
Temos muito que agradecer a Deus, nossa equipe e nossos fãs que acreditaram no Jorge e Mateus desde o começo e por isso estamos indo em frente. Obrigado pelos elogios, mas estamos na estrada ralando e mostrando nossa música. Começamos há quatro anos em Itumbiara, nossa cidade natal. Eu, Jorge, sempre cantei e sabia que Mateus cantava também. Eu desisti de direito. Eu, Mateus, de agronomia. Nos unimos e começamos a tocar em festivais de música, depois em churrascos e começamos a tocar profissionalmente e hoje estamos aí fazendo show por todo país.

Hoje, atualmente, vocês acham que as duplas sertanejas de sucesso, como vocês, são responsáveis pelos jovens gostar do estilo sertanejo?

Jorge -
Ajudamos claro, mas a Internet ajudou demais. E nosso show é contagiante, para cima e mais parece com as baladas que nós jovens adoramos.

Quais as duplas, cantores, que vocês admiram?

Mateus -
Sempre escutamos música sertaneja de raíz como João Paulo e Daniel, Leandro e Leonardo, Christian e Ralf, Bruno e Marrone das antigas mesmo. Mas admiramos os novatos como João Bosco e Vinícius, Zé Henrique e Gabriel, Marcus e Fernando, Maria Cecília e Rodolfo. E gostamos de axé: nossos amigos Alexandre Peixe, Durval Lélys. E eu gosto demais de rock.



Jorge - Todos estes acima, César Menoti e Fabiano e gosto muito também de mpb.

E a relação com as fãs

Jorge -
Ótima, sao elas que alimentam nossa carreira.

Mateus - Super bacana, somos muito agradecidos e tudo que fazemos é pensando neles e nelas. É bacana ver como muitos homens curtem nosso trabalho e fãs de muitas idades.

Finalizando, A Internet é uma ferramenta de divulgação de artistas? A Mídia ajudou vocês?

Jorge -
Muito. E ajuda muito até hoje. Este ano, em um show no Nordeste, ficamos surpresos como o público já sabia cantar a música deste novo trabalho que ainda estava sendo lançado. A Internet antecipa tendências.

Jorge e Mateus pelo Brasil