Pages

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Estilista do Brasil apresenta sua coleção em Paris

do Universo Estilo



O homem do verão de 2011 destacará o seu tronco, enfeitado com colares, como propôs na semana da moda masculina de Paris o belga Walter Van Beirendonck, ou apenas sob estreitas faixas "inspiradas no quimono japonês", segundo sugerido pelo brasileiro Gustavo Lins.

De acordo com o estilista, as costas também poderão ser uma parte do corpo masculino a ficar mais à mostra no próximo verão.

Para isso, os coletes só cobrirão a parte da frente, de acordo com o criador, que hoje apresentou sua primeira coleção masculina, e que até agora era conhecido nas passarelas de Paris pelas suas grifes femininas.

Como um brasileiro apaixonado pelas cores, Lins optou por usar em sua coleção masculina tons claros, brancos, cinzentos, e também alguns escuros, salpicados com explosões de amarelo cítrico, rosa pink e laranja.

Porém, ressaltou que, se a "indústria não está preparada", não vale a pena investir em cores que depois não serão produzidas. Mas, a partir de agora, sua nova associação com um industrial belga lhe permitem tal produção.

Muito apreciado pelas suas sutis transgressões dos códigos em vigor: masculino-feminino, interior-exterior, Oriente-Ocidente, luxo-reciclagem, o estilista já mostrava em seu próprio ateliê suas criações masculinas.
Desta vez, ele quis "apresentar de verdade o que há para os homens", explicou.

Além de reavaliar o uniforme militar para torná-lo urbano e cosmopolita, Lins retrabalhou a peça com objetivos "pictóricos".

Flexibilização e acabamentos requintados, cortados em couro para afinar a silhueta foram algumas de suas marcas.

A coleção Cerruti elegeu um ambiente completamente diferente, uma galeria de minerais em um jardim botânico, para apresentar sua proposta masculina de impecável elegância, que consiste em calças justas e algumas cores em tons dourados, vermelhos, ou tijolo, e também bermudas muito confortáveis.

Bege, preto e branco foram as cores dominantes da coleção, que foi marcada por conjuntos de uma cor só, brancos por exemplo, embora também avermelhados e azulados; ou também de duas cores.

Os homens da coleção de Walter Van Beirendonck, às vezes muito robustos, sempre alegres e vestidos confortavelmente, poderão brilhar com colares grandes e chamativos sobre seu tronco do corpo desnudo.

Os colares, acessórios inevitavelmente festivos, feitos com pedras vermelhas, negras, transparentes, ou simplesmente pérolas, combinam com calças caqui e beges.

Quando não usam colares, vestem calças marcadas, camisas, em tons alegres ou muito claros, amarelos, vermelhos, rosas, verdes e azuis.

Fora do calendário oficial, uma grife japonesa tomou a torre de Jean sans Peur, único testemunho intacto de arquitetura civil e fortificada da Idade Média em Paris, para mostrar uma coleção inspirada no período azul de Picasso.

Junto com a beleza melancólica das obras do pintor, a grife quis evocar "a hora do dia entre o entardecer e a noite com os mais inesperados tons cinzentos e azuis noite até chegar ao negro, que até agora era a cor habitual e quase única de suas coleções.

Com informações da agência Efe.

Você Sabia? O Seu cérebro sabe mais sobre você, do que você mesmo

do Universo Estilo



Imagens do seu cérebro podem ser capazes, melhor do que você mesmo, de prever o que você vai fazer, e poderão se tornar uma ferramenta poderosa para anunciantes ou autoridades sanitárias tentando motivar consumidores, disseram cientistas.

Eles descobriram como interpretar em "tempo real" imagens do cérebro para mostrar se as pessoas que estavam assistindo a uma mensagem sobre o uso de protetor solar iriam mesmo usar o protetor uma semana mais tarde.

As imagens foram mais precisas que os próprios voluntários, informam Emily Falk e colegas da Universidade da Califórnia em Los Angeles, no Journal of Neuroscience. "Estamos tentando descobrir se há uma sabedoria oculta contida no cérebro", disse Falk.

"Muitas pessoas 'decidem' fazer coisas, mas não as fazem", disse, em nota, o líder do experimento, o psicólogo Matthew Lieberman.

Mas com a imagem por ressonância magnética funcional, ou fMRI, Falk e seus colegas conseguiram ver além das boas intenções e prever o comportamento.

FMRI usa um campo magnético para medir o fluxo de sangue no cérebro. Ela pode mostrar quais regiões do cérebro são mais ativas em comparação com outras, mas requer cuidadosa interpretação.

A equipe de Falk recrutou 20 jovens, de ambos os sexos, para o experimento. Enquanto o sensor de fMRI fazia seu trabalho, eles leram e ouviram mensagens sobre o uso de protetor solar, juntamente com outras mensagens, para que não deduzissem o tema do experimento.

"No primeiro dia do experimento, antes da sessão de fMRI, cada participante indicou qual havia sido seu uso de protetor solar na semana anterior, suas intenções quanto ao uso na semana seguinte e suas opiniões sobre protetor solar", escreveram os pesquisadores.

Depois de ver as mensagens, os participantes responderam a mais perguntas sobre suas intenções futuras e receberam um pacote que brindes que incluía, entre outras coisas, protetor solar.

"Uma semana depois, fizemos um acompanhamento surpresa para descobrir quem havia usado o protetor", disse Falk.

Cerca de metade dos voluntários havia previsto corretamente o uso de protetor. A equipe de cientistas analisou as imagens do fMRI para ver se conseguia encontrar algum indício no cérebro que permitisse fazer uma previsão melhor.

A atividade em uma área do cérebro, uma parte do córtex pré-frontal medial, foi a melhor fonte de informação.

"A partir dessa região do cérebro, podemos prever, para cerca de três quartos das pessoas, se elas vão aumentar seu uso de protetor solar para além do que haviam dito", disse Lieberman.

"Esta é a região do córtex pré-frontal que sabemos ser desproporcionalmente maior nos humanos que nos outros primatas", acrescentou. "Esta região é associada à consciência de si mesmo, e parece ser crítica para o pensamento a respeito de si mesmo e do pensamento a respeito de preferências e valores".

Horóscopo Astral: com Solange de Oliveira

SOLANGE DE OLIVEIRA
colunista da coluna Horóscopo Astral, do Universo Estilo



Áries
Prepare-se para dar início a algo novo e intenso na sua vida, novos projetos vão deixá-lo feliz e realizado. Trate os seus assuntos com entusiasmo e convicção de que tudo vai se resolver. Nos momentos mais complicados, que serão poucos, mantenha-se sempre calmo e tranquilo.

Touro
Touro terá de mostrar que sabe como usar as suas capacidades nos mais diversos desafios, os seus objetivos serão alcançados, mas deve preparar-se para enfrentar algumas dificuldades. Terá momentos de quebra de energias devido a esforços muito intensos, mas recuperará rapidamente.

Gêmeos
Gemeos terá um mês rico em oportunidades, vai poder fazer mudanças que vão agradar, já que estas são a solução para que algumas coisas melhorem substancialmente. Não tenha receio em arriscar, pois não tem nada a perder, apenas tem tudo a ganhar. A partir do dia 20 tente controlar alguma instabilidade e ansiedade que vão surgir sem motivo.

Câncer
Alguém pode dar o dito por não dito e deixá-lo numa situação um pouco complicada. Tente ter tudo organizado e programado com alguma antecedência para ter a sua vida mais facilitada. A partir da última semana do mês tudo se desenrolará melhor.

Leão
Não deixe de se divertir, mas faça-o moderadamente. Mostre-se firme perante qualquer situação já que as dificuldades em breve serão ultrapassadas.

Virgem
Virgem vai acumular muitas responsabilidades ao longo deste mês, terá de dividir o seu tempo para poder dar atenção a todos os aspectos da sua vida, será complicado, mas ao que tudo indica terá disponibilidade para fazer tudo desde que se organize logo ao início.

Libra
Libra entrará numa nova fase da sua vida, vai deixar para trás situações que já estavam velhas e esgotadas para dar início a novos projetos e objetivos. A sua determinação será muito importante para resolver definitivamente algumas questões, depois de decidir não volte atrás com a sua palavra, mais tarde verá que só teve a ganhar.

Escorpião
Escorpião terá um mês movimentado, terá de fazer deslocações que podem ser de lazer ou até mesmo por motivos profissionais. Estabeleça as metas e objetivos que quer ver concluídos no final desta fase e não desista dos seus propósitos por eventuais obstáculos que tendem a surgir, o saldo final será positivo e satisfatório.

Sagitário
Terá de aprender a dizer não a alguns pedidos e solicitações, caso contrário não terá tempo para fazer tudo. É uma boa hora para estabelecer prioridades e novos objetivos na sua vida.

Capricórnio
Evite ser impulsivo ou até mesmo agressivo verbalmente, vai magoar ninguém que não merece essa atitude da sua parte.

Aquário
Lembre-se que por vezes pensamentos negativos atraem coisas negativas e pensamentos positivos atraem coisas positivas, não se deixe abater por pequenos problemas.

Peixes
Vai sentir-se bem consigo próprio e com vontade para cumprir todos os seus compromissos. Evite conflitos, tente resolver todas as situações através de um diálogo sincero e transparente.

Simbolo dos Nomes: com Maria Luzia Deldato

MARIA LUZIA DELDATO
colunista da coluna Simbolo dos Nomes, do Universo Estilo

Primeiramente deixa eu me apresentar, meu nome é Maria Luzia Deldato, eu tenho 58 anos, e trabalho de falar o significado dos nomes, é um dom especial que eu acredito que tenho, comecei quando tinha 42 anos de idade, depois a oito anos atrás eu comprei o meu primeiro computador e comecei em um blog a dar significados a nomes, fui convidada para um jornal imprenso fiquei por seis anos trabalhando nesse jornal imprenso que infelizmente ele fechou as portas, Dois anos depois eu recebi um convite de um provedor para ter um blog oficial, decidi recusar por não entender muito de internet, Um ano depois eu recebo um convite da Patrícia Pontes, a nossa diretora de conteúdo do Universo Estilo, e eu pensei.... 'Ah, eu vou aceitar, vou experimentar trabalhar na internet, deve ser bom.'', e aceitei e hoje eu estou aqui com vocês no Universo Estilo.

Veja bem, você pode participar enviando o seu nome, não é necessário me enviar o seu nome completo apenas o seu primeiro nome, ou simplesmente deixar um comentário com o seu nome apenas o seu primeiro nome. Hoje como ainda não tem pedidos de leitores para significados de nomes eu vou escolher, é até bom que você fique atento e entenda melhor o funcionamento da nossa coluna.

Vamos começar com o nome da nossa diretora de conteúdo aqui do Universo Estilo: Patrícia

Patrícia

Toda Patrícia sempre busca paz, paz de espirito, e as Patricias buscam paz e chegam a brigar por querer a paz, Nenhuma Patrícia é capaz de viver ao lado de pessoas que o seu convivio o seu relacionamento é as custas de tapas e berros, mesmo que seja os pais, filhos, até o amor da vida. Toda Patrícia sempre busca um novo amor, gosta de amar, de ser amada, Namora sempre é muito dificil de estar solteira. E Que ninguém tente impedir ou proibir de alguma coisa, elas gostam da liberdade. Mais um recado as Patricias: Cuidado para não criticar de mais os outros.

Transtorno Bipolar: Depoimentos

do Universo Estilo





O Universo Estilo procurou depoimentos reais de pessoas com transtorno bipolar e como eles convivem em seu dia a dia.

''Eu aceitei a doença depois de ler varios livros sobre ela!! e a medicação, que pra mim foi m ais dificil de aceitar, eu aceitei quando meu psiquiatra foi sincero e me disse ou você toma a medicação certa ou vc pode chega a demencia!! e eu sabia o que ele tava me dizendo era verdade pelo conhecimento que eu ja tinha adquirido!!'', afirma uma mulher com Transtorno Bipolar.

''Não tem receita, depende de cada pacientel. conheço pacientes que não aceitam de jeito nenhum, até pararam de falar comigo por que entrei em depressão, quando eu faço questão de estar presente quando os amigos adoecem por eu saber justamente o que é. Isso significa que fogem justamente da bipolaridade, não querem ver o espelho de si mesmos. o primeiro passo acho que é se conhecer, com ajuda da psicoterapia.'', afirma uma outra mulher com Transtorno Bipolar.

''Eu estou bem, sem crises rigorosas, mas essa semana, em dois dias, fiquei muito agitada, sem conseguir coordenar o pensamento e a ação. Tive até vontade de sair correndo do trabalho, suava e palpitava como nunca... parecia que ia ter um infarto. Consigo controlar, acho que as pessoas percebem, mas não me importo.'', afirma.

O Transtorno Bipolar: Você já ouviu Falar?

do Universo Estilo



O Que é?

É uma enfermidade na qual ocorrem alterações do humor, caracterizando-se por períodos de um quadro depressivo, que se alteram com períodos de quadros opostos, isto é, a pessoa se sente eufórica (mania). Tanto o período de depressão quanto da mania podem durar semanas, meses ou anos. O termo mania não significa “repetição de hábitos”, mas sintomas de euforia. O Transtorno do Humor pode ocorrer, ao longo da vida, dentro de um curso bipolar ou unipolar. O curso unipolar refere-se a episódios somente de depressão e, no bipolar, depressão e mania (euforia). O Transtorno Bipolar do Humor atinge de igual maneira homens e mulheres em torno de 1% a 2% e, geralmente, entre os 15 e 30 anos de idade. O transtorno bipolar também pode atingir as crianças, manifestando-se com sintomas predominantes de humor ansioso e irritável.

O humor da pessoa oscila de muito eufórico (agitado), para muito triste (com desesperança, desmotivação e desvalia). Como em outras doenças, o Transtorno Bipolar do Humor afeta não só quem o tem, como também, o cônjuge, familiares, amigos e empregadores.

Se depressão, mania forem acompanhadas de alucinações (ouvir, ver, sentir o que não existe) e delírios (pensamentos irreais à realidade) trata-se do subtipo psicótico. As pessoas que sofrem de Transtorno Bipolar levam, em média, 8 anos antes de serem diagnosticadas ou receberem tratamento adequado, o que pode causar grande sofrimento e perdas.

Os Tipos:

Transtorno Bipolar Tipo I – Períodos de mania (euforia) com humor elevado e expansivo, grave o suficiente para causar prejuízo no trabalho, relações sociais podendo necessitar de hospitalização contrapostos por períodos de humor deprimido, sentimentos de desvalia, desprazer, desmotivação, alterações do sono, apetite, entre outros. Geralmente, o estado maníaco dura dias ou pelo menos uma semana, e períodos de depressão de semanas à meses.

Transtorno Bipolar Tipo II – Períodos de hipomania, em que também ocorre estado de humor elevado e agressivo mas de forma mais suave. Um episódio de tipo hipomania, ao contrário da mania, não chega a ser suficientemente grave para causar prejuízo em atividades de trabalho ou vida social.

Transtorno Bipolar Misto – Períodos mistos, em que em mesmo dia haveria alternâncias entre depressão e mania. Em poucas horas a pessoa pode chorar, ficar triste, com sentimentos de desvalia e desprazer e, no momento seguinte, estar eufórica, sentindo-se capaz de tudo, falante e agressiva.

Transtornos Ciclotímicos – Períodos em que haveria uma alteração crônica e flutuante do humor marcada por numerosos períodos com sintomas maníacos e numerosos sintomas depressivos que se alterariam. Contudo, não seriam suficientemente graves nem ocorreriam em quantidade suficiente para se ter certeza de se tratar de depressão e mania. Isto é, pode ser facilmente confundida com o jeito de ser da pessoa, “de lua”.

Teorias Etiológicas

Fatores Biológicos – As teorias dos neurotransmissores, no sistemas noradrenérgico, seratonérgico e dopaminérgico, que tem características semelhantes, pois todos se originam em núcleos localizados no tronco cerebral e se projetam para amplas áreas do pró-encéfalo, têm sido admitidas na etiologia dos Transtornos Bipolares. Além destes, outros neurotransmissores, incluindo o glutemato, neuropeptídeos, como a colecistocinina e o hormônio liberado de corticotrofina, têm sido implicados assim como anormalidades no eixo hipotalâmico - pituitário - tireóide são comuns no Transtorno Bipolar.

Fatores Genéticos – Quando um dos pais apresenta Transtorno Bipolar, existe de 25 a 50% de chance de o filho adquirir Transtorno Bipolar. Quando maior a distância de parentesco, menor a possibilidade de ter um Transtorno Bipolar. Os estudos de gêmeos tem mostrado que a taxa de concordância em gêmeos monozigóticos é de 33 a 90% e gêmeos dizigóticos cerca de 5 a 25%. As associações entre o Transtorno Bipolar I e marcadores genéticos têm sido relatadas para os cromossomas 5,11 e x.

Fatores Psicossociais – Os acontecimentos vitaisestressores precedem, mais freqüentemente, os primeiros episódios de Transtorno do Humor e poderiam provocar alterações nos estados funcionais de vários sistemas neurotransmissores e sinalizadores intraneurais. Dificuldades financeiras, doença na família, perda de uma pessoa importante, uso de drogas, entre outros, podem contribuir para o desencadeamento da doença.

Como Identificar:

Mania:

- humor para cima, exaltação, alegria exagerada e duradoura; irritabilidade (impaciência, “pavio curto”);

- agitação, inquietação física e mental;

- aumento da energia, da produtividade ou começar muitas coisas e não conseguir terminar;

- pensamentos acelerados, tagarelice;

- achar que possui dons ou poderes especiais de influência, grandeza e poder;

- otimismo e autoconfiança exagerados;

- aumento dos gastos, endividamentos;

- distração fácil: tudo desvia a atenção;

- maior contato social e desinibição, comportamento inadequado e provocativo, agressividade física e/ou verbal;

- erotização, aumento da atividade e necessidade sexuais;

- insônia, redução da necessidade de sono;

- quando grave, ocorrem delírios e/ou alucinações. estressores precedem, mais freqüentemente, os primeiros episódios de Transtorno do Humor e poderiam provocar alterações nos estados funcionais de vários sistemas neurotransmissores e sinalizadores intraneurais. Dificuldades financeiras, doença na família, perda de uma pessoa importante, uso de drogas entre outros, podem contribuir para o desencadeamento da doença.

Depressão:

- humor para baixo, tristeza, angústia ou sensação de vazio;

- irritabilidade, desespero;

- pouca ou nenhuma capacidade de sentir prazer e alegria na vida;

- cansaço mais fácil, desânimo, preguiça, falta de energia física e mental;

- falta de concentração, lentidão do raciocínio, memória ruim;

- falta de vontade, falta de iniciativa e interesse, apatia;

- pensamentos negativos repetidos amplificados, pessimismo, idéias de culpa, fracasso, inutilidade, falta de sentido na vida, doença, morte (suicídio);

- sentimentos de insegurança, baixa auto-estima, medo;

- interpretação distorcida e negativa do presente, de fatos ocorridos no passado e no futuro;

- redução da libido e vontade de ter sexo;

- perda ou aumento de apetite e/ou peso;

- insônia ou dormir demais, sem se sentir repousado;

- dores ou sintomas físicos difusos, sofridos, que não se explicam por outras doenças: dor de cabeça, nas costas, no pescoço e nos ombros, sintomas gastrointestinais, alterações mentruais, queda de cabelo, dentre outros;

- em depressões graves, alucinações e/ou delírios.

Para fazer o diagnóstico, bastam sintomas dos três primeiros itens e, pelo menos, dois dos demais.

Dianóstico Diferenciado

Doenças Médicas:

- distúrbios metabólicos (exemplo: tireóide);
- doenças neurológicas (exemplo: esclerose múltipla);
- doenças infecciosas (exemplo: HIV, neurossífilis);
- neoplasias (exemplo: tumores, metástases).

Doenças Psiquiátricas:

- dependência química (exemplo: cocaína). OBS: embora 41% dos pacientes com Transtorno Bipolar abusam e são dependentes de drogas e 46% abusam e são dependentes de álcool e 61% abusam e são dependentes de outras substâncias;

- esquizofrenia;

- THDA, delírio, demência, entre outros;

- transtornos de personalidade.

Existe Tratamento?

Sim, o tratamento envolve manejo nas fases agudas e na terapia de manutenção. Os quadros agudos demandam contenção imediata dos sintomas através da farmacologia: estabilizadores do humor, antidepressivos (se necessário), antipsicóticos (se necessário) e, muitas vezes internação hospitalar para proteção do paciente. Os episódios de depressão aguda são tratados, preferencialmente, com antidepressivos inibidores da recaptação da serotonina, pois são maiores indutores de “virada” maníaca (eufórica) ou hipomaníaca, mais comuns com as ADT (tricíclicos). As fases maníacas podem ser controladas com Carbonato de Lítio, Ácido Valpróico, Carbamazepina, lomotrigina, gebapentina e topiramato.

Se sintomas psicóticos estiverem presentes, é necessário o uso de antipsicóticos ou benzodiazepínicos. Muitas vezes, é necessária a combinação de drogas, isto é, mais de um estabilizador do humor associado, antidepressivos, mesmo na fase de manutenção.

Existem substâncias que propiciam a desestabilização do quadro do humor e que devem ser identificados (tricíclicos, esteróides, álcool e os estimulantes).

ETC

O ETC provou ser útil àqueles pacientes que não respondam à medicação, que apresentam alto risco de suicídio, em gestantes e idosos (pois é mais seguro). O seu uso ficou mais limitado com o incremento de novos psicofarmacos, mas sabe-se que 80% dos pacientes mostram melhora substancial.

Psicologia

Sabe-se que a terapia cognitiva pode contribuir na adesão do tratamento e na prevenção das recaídas, tornando-se um valioso acessório para o tratamento farmacológico. Como relatado anteriormente, o Transtorno Bipolar não se limita meramente a um problema bioquímico mas, também, psicológico e social (envolve dificuldades pessoais, familiares e sociais). Existem outros tipos de psicoterapias como individual, grupal, de família, conjugal, entre outros, mas, o que importa é se está surtindo resultado na melhora do paciente e na sua qualidade de vida.

Curso e prognóstico do Transtorno Bipolar

O curso é variável, habitualmente se experimentando o primeiro episódio maníaco aos 20 anos, mas pode começar na adolescência ou após os 40 anos de idade. O uso de álcool ou substâncias pioram o prognóstico clínico. A aderência ao tratamento é fundamental e, bastam alguns dias de interrupção da medicação ou diminuição para que o paciente apresente exacerbação de sintomas e mais períodos de novas de crises. A boa relação médico-paciente, esclarecendo dúvidas, pedindo socorro em crises, discutindo fatores estressores, ajudam no melhor prognóstico.

Serviço:
Dr. Adriano Rosendo Haubert
Psiquiatra - CREMERS 20225
Especialista pela Associação Brasileira de Psiquiatria
Fone: (51) 592.7678

O Viagra Feminino

do Universo Estilo

O Viagra feminino mal surgiu e já esta dando polêmicas ao redor do Mundo, assim como foi desenvolvido um Viagra aos homens, o órgão regulador de medicamentos nos EUA analisa o medicamento que promete ter efeitos comparáveis aos das pílulas contra disfunção erétil. A droga, chamada Flibanserin, na verdade, é um antidepressivo que não deu certo. A substância age nos neurotransmissores dopamina, noradrenalina e serotonina. Durante os primeiros ensaios clínicos, foi detectado um efeito colateral “positivo” para a melhora na libido.


O Viagra feminino promete aumentar o desejo sexual
das mulheres.



De acordo com especialistas, a maioria das mulheres esconde a falta de desejo sexual, “Se algum medicamento para disfunção sexual feminina chegar ao mercado, as mulheres finalmente poderão fazer frente aos homens no que se refere à possibilidade de tratamento”, estima a psiquiatra Carmita Abdo, coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade (ProSex), ligado à USP (Universidade de São Paulo).

E esses números já foram contabilizados. Um recente “Estudo da Vida Sexual do Brasileiro”, coordenado por Abdo, indica que metade das mulheres apresenta alguma dificuldade sexual de forma persistente. O problema mais comum é a dificuldade de excitação (26,6%). Em seguida aparece a dificuldade de atingir o orgasmo (26,2%), a dor durante a relação sexual (17,8%) e o desejo sexual diminuído (9,5%). No entanto, apenas 5,4% dessas mulheres tentaram tratar o problema.

Para a tutora do Portal Educação, farmacêutica Carolina Marlien, o desenvolvimento de um medicamento que auxilie as mulheres em sua vida sexual, assim como existe o Viagra para disfunção masculina, representa um avanço para a terapia feminina, já que cerca da metade dessa população relata algum problema, principalmente no que tange à falta da libido. “A aprovação do remédio ajudará a mulher a reconhecer a disfunção e ao mesmo tempo será um alívio saber que há tratamento disponível e eficaz para seu problema”, salienta Marlien.

Segundo Sonia Dainesi, diretora médica da filial brasileira, o mecanismo de ação do medicamento é diferente do Viagra masculino e não pode ser comparado, já que esse só funciona para os homens com desejo sexual em dia. O Flibanserin procura atuar exatamente nesse estágio, anterior à excitação.

Agora o desafio dos especialistas é discutir a segurança e a eficácia do medicamento feminino. A conclusão, que será feita em reunião ainda esse mês, não é determinante para aprovação ou veto ao produto, mas exerce bastante influência.