Pages

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Deixando de se preocupar com a sua Idade

do Universo Estilo



No passado recente, os mercados de cirurgia e produtos anti-envelhecimento registavam uma taxa de crescimento anual na casa dos dois dígitos. Contudo, a ênfase em produtos e intervenções eclipsou muitas vezes uma abordagem mais equilibrada ao envelhecimento e aparência que inclui objectivos a longo-prazo, tais como proteger a pele e manter-se saudável.

Porém, a recessão pode ser o impulso de que os consumidores precisavam para alterar a sua maneira de pensar. Os mercados para os cuidados de pele anti-envelhecimento e medicina cosmética estão ambos em contração.

Se prevê que o primeiro, uma indústria de 1,6 mil milhões de dólares, sofra uma redução de 0,7% em 2009, segundo a empresa de estudos de mercado Mintel. O segundo, o mercado de cirurgia cosmética, avaliado em 10 mil milhões de dólares, registou um declínio de 9% em 2008, de acordo com a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos.

"As pessoas estão começando a ter mais cuidado na forma como gastam o seu dinheiro," refere a Dra. Leslie Baumann, professora de dermatologia e directora do Centro Cosmético da Universidade de Miami. "Querem coisas que funcionem realmente."

Comprar produtos mais baratos

Kat Fay, uma analista sénior do mercado de produtos de beleza da Mintel, também constata uma alteração nos padrões de consumo. Em termos de cuidados da pele, os consumidores estão a substituir os produtos caros à venda nos grandes armazéns por artigos mais acessíveis à venda nas farmácias.

Fay antevê que alguns consumidores mantenham esta táctica mesmo depois do país sair da recessão. "Dado que estas são compras emocionais, tudo se resume ao que as pessoas sentem acerca do produto assim que o aplicam na sua pele," explica Fay. "Se sentem o mesmo, provavelmente não vão voltar a comprar a versão de 200 dólares imediatamente."

AVC é duas vezes mais frequente nos homens do que nas Mulheres

do Universo Estilo



Segundo o professor Pedro Monteiro, diretor da Unidade de Inovação e Desenvolvimento dos HUC, até aos 65 anos o AVC é cerca de duas vezes mais frequente nos homens do que nas mulheres; após esta idade, a situação inverte-se e passa a ser mais frequente em doentes do sexo feminino.

Isto se deve, em parte, à maior esperança de vida das mulheres, e também ao fato de, apartir dessa idade, terem maior incidência de hipertensão arterial, diabetes, excesso de peso e arritmias cardíacas, como a fibrilhação auricular.

Nesse sentido, apurou-se que 10% das mulheres com mais de 70 anos têm fibrilhação auricular, tendo, por isso, um maior risco de AVC (cerca de 6% ao ano, o que significa que o risco de AVC é tanto maior quanto mais antiga for a arritmia da doente).

Em sinal de alerta é importante referir alguns cuidados base para se evitar o acidente vascular cerebral: reduzir o consumo de sal e de gorduras, praticar exercício físico regular (por ex: uma caminhada de 30-45 min/dia), não fumar, medir regularmente a sua tensão arterial e o seu açúcar no sangue.