Pages

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Sabe aquele Odor das Axilas, ele pode revelar sua fertilidade

do Universo Estilo



Uma pesquisa publicada na edição Ethology incidiu sobre as alterações possíveis do odor ao longo do ciclo menstrual numa amostra de 12 mulheres com ciclos menstruais regulares que não usassem contraceptivo hormonal.

Para recolher o odor corporal elas utilizaram almofadinhas nas axilas durante 24 horas, sob condições controladas (restrições de alimentação, sem desodorizante, etc.) e de preferência após um esforço físico.

O odor corporal foi recolhido repetidamente durante a fase do ciclo menstrual e do ciclo fértil, sendo as amostras analisadas por 42 homens de acordo com a atratividade e intensidade.

O resultado foi surpreendente: O odor das mulheres foi considerado mais atrativo e menos intenso na sua fase de ovulação. Por outro lado, a maior intensidade e menor atractividade foram encontradas durante o período menstrual.

Os resultados sugerem que o odor corporal pode ser usado pelos homens como uma pista sobre o período fértil das actuais ou possíveis parceiras sexuais.

Em 2030, Depressão será a doença mais comum

do Universo Estilo



Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, nos próximos 20 anos, a depressão será a doença mais comum do mundo, aquela que afeta mais pessoas e que será mais dispendiosa a nível de tratamento.

As estatísticas revelam tambem que a situação é mas grave nos países subdesenvolvidos, têm menos rcursos para resolver o problema, muito embora a taxa de incidência da depressão seja maior nos países desenvolvidos.

Actualmente, mais de 450 milhões de pessoas são afectadas directamente por transtornos mentais, a maioria delas nos países em desenvolvimento, segundo a OMS.
.
Para o médico Shekhar Saxena, do Departamento de Saúde Mental da OMS, a depressão é mais comum do que outras doenças que são mais temidas pela população, como a sida o o cancro: "Nós poderíamos chamar à depressão uma epidemia silenciosa, porque está em toda parte e deve aumentar em termos de proporção, enquanto a (ocorrência) de outras doenças está diminuindo."

Paralelamente aumentam também as formas e as pesquisas de como se lidar com esta doença.