Pages

quinta-feira, 29 de abril de 2010

As Causas da Obesidade

do Universo Estilo



A estabilidade do peso corpóreo nos indivíduos normais é garantida pelo equilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas com a dieta e a quantidade de calorias queimadas pelo organismo. Quando essa combinação se desequilibra e a quantidade de calorias ingeridas supera as calorias eliminadas, as calorias em excesso ficam acumuladas no tecido adiposo sob forma de gordura. Se a situação persiste no tempo, pode desenvolver a obesidade.

Entre os condições patológicas mais freqüentes da obesidade se encontra a diabetes ou uma alteração do nível de gordura no sangue. Com freqüência se verifica um aumento dos triglicerídeos, colesterol total e sobretudo do colesterol LDL.

Outro problema patológico da obesidade é a hipertensão. Foi possível demonstrar que, quando uma pessoa obesa emagrece, ocorre também uma baixa da pressão. Dado a sua relação com a diabetes, a hipertensão e a hiperlipidemia, todos os problemas que - assim como a obesidade - representam fatores de risco para a artereosclerose, se compreende por que ser gordo significa também estar exposto a um maior risco de doença coronária e ictus cerebral. Além disso, a obesidade induz a eczema e furunculose, favorece o desenvolvimento de efizema, pé chato, hérnia e osteoartrose, aumenta a incidência de cálculos biliar, provoca dispnea do esforço, intolerância ao calor e transpiração excessiva.

Suplementos Alimentares e nossa Saúde

do Universo Estilo



Se percebe que vale a pena investir em complexos vitamínicos e minerais como complemento de uma alimentação saudável, desde que tomadas as devidas precauções.

Apresentam-se sob a forma de cápsulas, comprimidos, ampolas, saquetas e xaropes para diluir em água.

Vendem sem receita. Alguns médicos resistem a recomendá-los, insistindo na ideia de que todos os nutrientes de que precisamos estão contidos num regime alimentar sem mácula. Mas muitos clínicos e uma mão cheia de organismos internacionais, apoiados em investigação científica continuada, já se renderam aos benefícios dos suplementos alimentares.

A indústria tem armas para todos os combates: apetite, envelhecimento cutâneo, cansaço, falta de memória, desânimo sexual... e aponta para todos os alvos: crianças, idosos, mulheres em idade fértil, atletas, grávidas, estudantes...

O que há de novo?

Embora os laboratórios farmacêuticos estejam sempre anunciando descobertas supostamente revolucionárias, os suplementos alimentares assentam, geralmente, em complexos de vitaminas, minerais e nutrientes com funções estudadas desde há muito. O segredo está, sobretudo, na interação entre elementos, dado que uns podem anular ou potenciar o efeito de outros, consoante as combinações e doses em que forem ingeridos.

Mas, de vez em quando surgem, de fato, novidades. Como a descoberta da L-Carnitina (suplemento sintetizado a partir de um aminoácido essencial), com resultados surpreendentes na redução da fadiga e recuperação de funções cognitivas em indivíduos muito idosos (com mais de 100 anos!).

O estudo foi publicado no conceituado no American Journal of Clinical Nutrition. Esta substância natural provou também ser eficaz na redução da massa gorda, tal como o CLA (Ácido Linoleico Conjugado), obtido a partir do cártamo.

Outra estrela ascendente nos menus dos produtos de emagrecimento é o chá verde concentrado em polifenóis. Para além de desempenhar uma poderosa acção antioxidante, aumenta a termogénese do organismo (queima de calorias mesmo em repouso), conforme comprovado por um estudo editado na mesma publicação científica.

O mundo mudou mas as Doses Diárias Recomendadas (ainda) não

Não basta engolir uma cápsula cheia de vitaminas e minerais para que o corpo os absorva. É preciso haver biodisponibilidade. Se não, pode haver rejeição do que se ingeriu.

A eliminação pode darpor excesso da substância no organismo ou por inibição da absorção desse nutriente. Por exemplo, se tomarmos suplementos de cálcio, ferro e magnésio juntamente com fibras, a absorção destes minerais é significativamente reduzida.

As vitaminas lipossolúveis, como a A, D, K e E, conseguem acumular e formar reservas para utilização posterior. Já as hidrossolúveis, dos complexos B e C, quando são ingeridas em larga escala, são eliminadas pela urina.

Algumas correntes médicas alertam para o eventual perigo da ingestão exagerada de vitaminas e minerais. Ingeridos continuadamente, em doses muito superiores à DDR (Dose Diária Recomendada), podem causar danos hepáticos, renais, cardíacos, causar hemorragias e outros problemas. Mas os casos de toxicidade são muito raros.

Recomendações para evitar o choque anafilático

Regra básica para evitar que a toma de um suplemento alimentar, em vez de uma vantagem, se torne num problema: ler o rótulo (obrigatoriamente em português) e certificar que não é alérgico a nenhum dos componentes.

No caso da Depuralina, duas das três pessoas hospitalizadas sofreram um choque anafilático, alergia aguda às sementes de linhaça do Canadá (de onde se extrai o óleo de linhaça, óptima fonte de fibras e Ómega-3, 6 e 9). Alergias e intolerâncias alimentares são frequentes.

Há quem nasça intolerante ao glúten ou desenvolva intolerância à lactose. Mas também é possível desenvolver, já na idade adulta, alergias aos morangos ou às nozes, por exemplo. Nestes casos, é comum a pessoa não se aperceber da origem do mal estar.

Mas o diagnóstico é possíve. Quando é identificado o alimento-problema e a dieta do paciente adaptada, a vida retoma a normalidade.

Aprenda a fazer a Maquiagem Lady Gaga

do Universo Estilo



Lady GaGa a nova estrela vem trazendo aos palcos shows extravagantes, e o que mais chama atenção para seus fãs é o seu look diferenciado.

E a mulherada estão se inspirando na sua maquiagem que apresenta simples e podendo ser usada na balada ou festa.

Confira o passo a passo:

Para toda maquiagem é preciso preparar a pele.

Lave bem o rosto. Para pele seca ou ressecada, use um hidratante suave.

Faça a aplicação do corretivo nas partes escuras do rosto: canto dos lábios e contorno das narinas, no meio do queixo, olheiras e em possíveis marcas de expressão. O corretivo deve ser espalhado com um pincel.


A base, que deve ser no tom de pele. Prefira bases líquidas, ficam bem mais natural. Espalhe o produto no rosto com uma esponja macia.

O pó facial deve ser um tom que se aproxime do seu tom natural de pele.

Para usar o blush ou um pó facial bronzeador espalhe nas seguintes áreas:

Abaixo das maçãs do rosto passe o blush na área, das orelhas até uns 2 dedos antes dos lábios.

Contorno da mandíbula: isso aumenta a definição do seu rosto. Queixo, ponta do nariz e meio da testa.

Olhar poderoso

Passe uma sombra marrom claro nas sobrancelhas, para acentuá-las. Não exagere, use um pincel chanfrado.

Aplique a sombra cinza mais clara em toda a pálpebra, até as sobrancelhas.

Aplique a sombra cinza mais escura na pálpebra móvel, seja generosa, lembre-se que o look de Lady GaGa é exagerado. Aplique saindo do canto dos olhos, e em cima misture a sombra mais escura com a mais clara, dando um efeito sombreado. Utilize um pincel para fazer o sombreado.

Com o pincel chanfrado, passe a sombra cinza também no parte inferior dos olhos, mas só da metade para fora.

Use a sombra branca embaixo da sobrancelha (onde você consegue sentir o osso), da metade para fora. Passe também no canto interno dos olhos.

Use o lápis preto na parte inferior do olho e no canto interno dos olhos.

Depois esfumaçe com um pincel apropriado para esfumaçar ou então com cotonete. Puxe um pouquinho para fora no canto inferior dos olhos. Não utilize os dedos para evitar o borrar.
Cílios postiços, os mais cheios e volumosos, mais parecido ficará com o look de GaGa.

Lábios discretos

Hidrate os lábios com hidratante labial.

Passe um pouquinho do corretivo no contorno dos lábios e espalhe bem. Isso vai fazer com que seus lábios fiquem da mesma cor da pele e um tom mais claro que o natural, para dar o tom desejado no look.


Passe um gloss cor de boca nos lábios, com um tom levemente puxado para o rosa.