Pages

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Estética: Como disfarçar as Cicatrizes?

do UNIVERSO ESTILO


Marcas de cesariana, de acidentes, queimaduras ou de outras intervenções cirúrgicas... O problema existe mas o sucesso da sua resolução depende da localização, da extensão e do tipo de cicatriz, entre outros fatores.


Como refere o cirurgião Freire dos Santos, "Cada caso é, evidentemente, um caso, e um paciente com expectativas realistas é fundamental.", disse o cirurgião plástico.

Cicatriz Cesarea:






Cicatrizes de Acidente






Existem alguns tratamentos estéticos que podem funcionar e disfarçar as cicatrizes mas a grande solução passa por remover essa cicatriz e fazer uma nova, recorrendo a novas técnicas de sutura. A correção de uma cicatriz pode ser feita associando várias técnicas, muitas delas estéticas, que ajudam a disfarçar a marca. Caso esses tratamentos não sejam suficientes, passa à excisão da cicatriz com uma nova sutura.


A nível estético e, em alguns casos, recorre à injeção de um produto corticosteroide para melhorar a cicatriz. Pode também pode ser disfarçada através de dermoabrasão – um tratamento em que se utiliza uma broca de diamante para retirar a camada mais superficial – ou com recurso a laser CO 2 fracionado.


No caso de cicatrizes deprimidas pode ser necessário infiltrar gordura ou ácido hialurónico para trazê-las mais à superfície da pele. No entanto, a técnica mais eficaz, que tem maior probabilidade de apagar uma cicatriz inestética (volumosa ou mal cicatrizada), consiste na revisão cirúrgica da mesma, removendo e fazendo uma nova sutura.


Como se faz


A revisão de uma cicatriz deve ser feita quando esta já não está em processo inflamatório.


Após a remoção da cicatriz, a nova sutura pode ser feita com recurso a várias técnicas, a técnica intradérmica (pontos internos), com cola, imobilização ou compressão. "Uma outra forma de melhorar cicatrizes é a utilização de expansores de tecidos que duplicam ou triplicam a quantidade de pele existente, auxiliando a revisão cirúrgica.", afirma o cirurgião.


O pós-operatório não dá mais do que um pequeno desconforto, dependendo da correção que foi feita e do tipo de anestesia. No caso de cicatrizes muito extensas e/ou no abdômen, pode ser necessário recorrer a uma abdominoplastia e a anestesia geral. Geralmente, é utilizada apenas uma anestesia tópica por meio de um creme aplicado localmente ou anestesia local.


Cuide de sua Cicatriz


Ter atenção à visibilidade das cicatrizes é um cuidado que deve ter início logo no momento da cirurgia, sobretudo se não quiser ficar com marcas inestéticas.


"O primeiro passo para uma cicatrização cosmeticamente aceitável passa por diminuir ao mínimo o processo inflamatório que a acompanha.", afirma o médico dermatologista, Miguel Trincheiras.


Isto pode ser conseguido através de uma boa técnica operatória que envolva vários cuidados como minimizar os danos nos tecidos circundantes, usar materiais de sutura (para coser) pouco irritantes, evitar estiramentos perpendiculares à direção da ferida cirúrgica e manter cuidados de assepsia estritos (limpeza e desinfecção da cicatriz) durante a primeira fase de cicatrização.


Além disso, existem alguns cuidados que se devem seguir nas primeiras semanas após a cirurgia, principalmente no caso de quem tem tendência para o desenvolvimento de cicatrizes muito visíveis. Ressalve, por isso, já que é quase impossível apagar uma cicatriz por completo.


Estas são algumas das medidas que, segundo o dermatologista, ajudam a minimizar a sua aparência:


Faça pressão no local da cicatriz


É um cuidado importante quando a cicatriz está em evolução. Daí se recomenda o uso de faixas compressivas durante as primeiras semanas após uma mamoplastia ou abdominoplastia.


Utilize substâncias que potenciam a cicatrização


Miguel Trincheiras recomenda a aplicação de produtos com óleo de rosa mosqueta ou derivados de mel, por exemplo.


Fuja do sol


A exposição solar pode tornar a cicatriz mais escura, hiperpigmentada.


Aplique Silicone


A aplicação de lâminas de silicone sobre a cicatriz durante períodos prolongados (cerca de três meses) tende a evitar o seu crescimento, melhorando muito o seu aspecto.


Recorra a anti-inflamatórios


O uso de corticóides tópicos ou mesmo injetáveis pode ser recomendado nos casos com tendência para desenvolver cicatrizes hipertróficas (exageradamente elevadas) ou quelóides. Deve ser feito sob prescrição médica.