Pages

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Queda de Cabelo

do Universo Estilo



Sinais Peripilares na superfície capilar, que consistem em pequenas manchas vermelhas na superfície do couro cabeludo junto ao cabelo (devem à inflamação do folículo capilar).

Sinais da Queda de cabelo

- Heterogeneidade no diâmetro da fibra capilar
- Existência de cabelos na almofada, ao levantar
- Queda de cabelos excessiva ao pentear

Queda precoce vs queda instalada

A queda precoce no homem surge ao nível dos golfos e traduz por uma queda de cabelo mais acentuada nestas zonas. As entradas de cada lado do rosto começam a recuar e os cabelos ficam mais finos.

Este tipo de queda pode ser agravado pelo stress (poluição, alimentação desequilibrada, fadiga). Desta forma os homens com menos de 30 anos, devido ao estilo de vida que possuem, podem estar mais susceptíveis.

Na queda instalada, além das têmporas, o vertíce do crânio começa também a ficar com falta de cabelo até chegar ao estado de ausência total deste. As entradas continuam a recuar, o que expõe a testa cada vez mais.

Dicas para um cabelo saudável

Para um cabelo saudável deve ter em conta:

- Uma alimentação saudável e equilibrada, rica em vitaminas e proteínas. Aposte em alimentos como a carne vermelha, vegetais alaranjados e legumes de cor verde escura, peixe, grão, nozes e cereais integrais).

- Utilize um champô adequado ao seu tipo de cabelo e/ou necessidades (consulte a nossa gama de produtos)

Lembre-se que deve evitar:

- Utilizar excessivamente o secador. A tensão mecânica que provocamos e o calor provocam danos na fibra capilar.

- Uma excessiva exposição aos raios UV.

- Água muito quente quando lava o cabelo.

- Agressões químicas ao cabelo (ex. descoloração, frizagem, desfrizagem).

Todas as mulheres e homens com disfunção do couro cabeludo e para todos os que procuram um cabelo cuidado e protegido das agressões.

Curiosidades

- 85% do cabelo está na fase de crescimento que dura cerca de 3 anos. Os restantes 15% estão na fase telogénica, ou seja de queda.

- A maioria das pessoas perde entre 50 e 150 cabelos por dia, no entando, o folículo capilar regenera e da início à produção de uma nova fibra capilar. - A alopécia pode ocorrer a partir dos 12 anos de idade.

- 7 em cada 10 homens com menos de 30 anos sofre de queda precoce.

Mulheres falam mais que os Homens

do Universo Estilo

Novas pesquisas mostram que as mulheres não são mais falntes do que os homens, certifica um estudo científico americano publicado.

Segundo uma equipe de pesquisadores da Universidade do Texas e do Arizona, cujos trabalhos são publicados pela revista Science, as mulheres e os homens pronunciam, por dia, aproximadamente o mesmo número de palavras.

As mulheres pronunciam cerca de 16.215 palavras por dia e os homens 15.669, uma diferença de 546 palavras.

A pequena diferença constatada não é, segundo os pesquisadores, considerada estatisticamente significativa.

Estes números estão longe dos clichés machistas que afirmavam que as mulheres pronunciam vinte mil palavras por dia e os homens apenas sete mil.

Os pesquisadores efetuaram esta pesquisa com gravadores numéricos que utilizaram junto de cerca de 400 estudantes de grupos equivalentes de homens e de mulheres.

Os psicólogos analisaram seis grupos durante períodos que iam entre dois a dez dias e as gravações.

A Música pode fazer curas

do Universo Estilo



Não é só o seu estado de espírito que é influenciado pelas canções que ouve. Às vezes, a banda sonora da sua vida pode não estar sincronizada.

A música não aparece no momento certo, como nos filmes, e sente falta dela. É normal, uma vez que ouvir música faz parte da vida e é uma excelente maneira de comunicar.

Um aspecto curioso é que cada vez mais estudos científicos estão a concluir que ouvir música e cantar faz bem à saúde. Isto sem falar nos benefícios diretos que dançar traz à sua linha.

Terapia dos sons

O interesse da comunidade científica pela música enquanto instrumento terapêutico não é de agora. A musicoterapia, um tipo de psicoterapia cujo instrumento de trabalho é a música e os seus elementos (som, ritmo, harmonia), teve o seu primeiro instituto criado na década de 40, na Suécia.

Segundo a obra 'Iniciação às Psicoterapias', de Isabel Leal, este tipo de intervenção é usado em hospitais psiquiátricos para reestabelecer a relação entre pacientes e o pessoal de saúde; na abordagem de crianças autistas; na reeducação de deficiências físicas e sensoriais e no caso de doentes oncológicos e em coma.

A musicoterapia pode também ser usada na recuperação de pessoas com problemas de abuso de substâncias, dor crônica e aguda, entre outras situações.

Saiba Que...

Ouvir música durante o parto pode ajudar a controlar a dor.

Quando ouvimos música relaxante o nosso organismo produz mais serotonina, uma substância relaxante.

Ouvir música estimula a nossa capacidade de concentração.