Pages

sexta-feira, 9 de julho de 2010

A Homofobia

do Universo Estilo



Desde há muito que historiadores, psicólogos, sociólogos e antropólogos procuram compreender a homofobia investigando as suas origens e as suas consequências. Quanto à origem, a homofobia parece estar associada a várias influências, como por exemplo aquela exercida pelas religiões na nossa formação sócio-cultural.

Quanto à definição, a homofobia é considerada como um fato social, o conhecimento científico não encontrou ainda um gene responsável pela homofobia, da mesma forma que ainda não existe o gene do racismo.

A fobia é uma resposta intensa do medo a um objeto particular ou a uma categoria de objetos.

Trata-se de um medo irracional, reconhecido pelo paciente como não objetivo e não apropriado. Este medo está associado a sintomas fisiológicos desagradáveis, interferindo desta forma na vida do indivíduo dele acometido (Associação Psychiatric Americana, 1980).

A homofobia é um termo ambíguo porque o prefixo “homo” pode derivar tanto de raízes latinas como gregas. De acordo com o significado latino (homem), a homofobia significa "medo do homem", no sentido de humanidade ou "medo dos machos”. Com base na raiz grega de “homo” a homofobia significa, literalmente, o medo do igual, do similar.

Contudo é um termo relativamente recente, utilizado pela primeira vez em 1972 por George Weinberg no seu livro “A sociedade e o homossexual saudável”. Segundo este autor, o termo homofobia foi criado para significar uma reação de fobia a homossexuais, “Um medo de homossexuais que parece estar associado com um medo de contágio.” Este Psicólogo norte-americano deixou claro que considerava a homofobia como um preconceito de um grupo dirigido a outros.

Atualmente, a homofobia aparece caracterizada como o medo e resultante desprezo pelos homossexuais. O termo é utilizado para descrever uma repulsa face às relações afetivas e sexuais entre pessoas do mesmo sexo, um ódio generalizado aos homossexuais e todos os aspectos do preconceito heterossexista e da discriminação anti-homossexual. Para alguns pesquisadores, a homofobia é fruto do medo de elas próprias serem homossexuais, ou de que os outros pensem que o são.

A homofobia pode aparecer através de opiniões e ir até atos violentos, e alguns exemplos mais frequentes de homofobia incluem: piadas sobre homossexuais onde esses são relatados como inferiores, e apelidados de forma insultuosa, passando pelo ódio, medo, preconceito, descriminação, agressão verbal e física.

Alguns investigadores preferem utilizar o termo heterossexismo em vez de homofobia, alegando que este define uma atitude mental que inicialmente categoriza e posteriormente rotula como inferior uma comunidade.

Não devemos esquecer que o heterossexismo está presente na comunicação social, religiões e até nas nossas leis; as tentativas de dar à heterossexualidade um estatuto superior ou de afirmá-la como a forma de sexualidade normativa constituem uma violação dos direitos humanos.

É importante também salientar que não temos culpa de internalizar as noções negativas da sociedade face à homossexualidade, mas é fato que o silêncio e a ignorância relativamente ao tema colaboram para frisar mitos que raramente são reais.

Curiosidades sobre a Sexualidade

- A barba masculina cresce mais depressa quando esperam ter relações sexuais - 'Itifalofobia' é uma fobia, medo de um pénis ereto. A pessoa nem sequer consegue pensar sobre a ereção, muito menos vê-la ou tê-la

- 'Formicofilia' é um fetiche, no qual as pessoas tentam colocar pequenos animais dentro dos seus órgãos sexuais

- Em Liverpool, é permitido que as vendedoras estejam em topless, mas só em locais onde sejam vendidos peixes tropicais

- Em média, as pessoas passam duas semanas das suas vidas beijando

- Os pais mais jovens de sempre tinham 8 e 9 anos, na China, em 1910 - Há cerca de 120 milhões de ocorrências sexuais no mundo, todos os dias. Imagine esta sinfonia de respiração ofegante

- 85% dos homens que morreram de ataque cardíaco durante uma relação sexual estavam traindo as suas esposas nesse momento.

- Segundo pesquisa do Universo Estilo 89% dos homossexuais usam camisinha na hora de fazer Sexo

- Segundo pesquisa do Universo Estilo 34% dos homossexuais tem seu parceiro fixo.

- Segundo pesquisa do Universo Estilo 42% dos pais ainda não aceitou a homossexualidade dos filhos, ou filhas.

- Segundo pesquisa Universo Estilo, no Brasil, 24% das pessoas considera a homossexualidade com uma forma preconceituosa.


Foram ouvidos 569 homens e mulheres com homossexualidade assumida.
Foram ouvidas 1.369 pessoas não homossexuais.