Pages

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Anticorpo pode auxiliar no combate ao Câncer em seu estágio final

do Universo Estilo



Um novo estudo descobriu um tratamento que pode ser uma esperança na luta contra a fase metastática final do câncer.

Os pesquisadores perceberam que, excepcionalmente, os anticorpos alvejam tecidos saudáveis, e não as células tumorais; isso sugere que as células normais desempenham um papel involuntário nos cânceres terminais.

Foi realizado um tratamento com ratos. Os cientistas usaram um anticorpo que se liga a um receptor encontrado apenas em células epiteliais saudáveis, que revestem órgãos e vasos sanguíneos, chamadas de células de adesão endotelial plaquetárias 1 (CAEP-1).

Eles afirmam que é inesperado (e um contra-senso) que um receptor expresso apenas em células epiteliais normais desempenhe um papel importante na progressão fatal de metástases avançadas.

Ao bloquear o acesso do receptor às células sadias, os anticorpos pararam o crescimento de células tumorais nos ratos. Alguns tumores até diminuíram. Os anticorpos também pararam a perda de peso, a atrofia muscular e a fadiga, que caracterizam um câncer terminal.

Os pesquisadores afirmaram que o anticorpo impediu o crescimento de tumores secundários de cânceres de mama, pulmão, cólon e melanoma nos ratos. Mas o anticorpo não funcionou contra estágios anteriores e menos agressivos do câncer, sugerindo que ele interrompe um processo comum somente das fases finais do câncer.

Os experimentos ainda estão em andamento, porque os pesquisadores querem descobrir como o receptor interrompe os sinais de crescimento tumoral.

O estudo sugere que o anticorpo pode ajudar a prolongar a vida de pessoas com câncer. A pesquisa pode levar ao desenvolvimento de um tratamento capaz de atacar e destruir o câncer mesmo depois dele ter se espalhado. O tratamento tem potencial, porém, mais pesquisas e aperfeiçoamentos são necessários antes afirmar com certeza o seu valor e eficácia.