Pages

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Alcoolismo apressa divórcio, diz estudo da Universidade de Indiana (EUA)

da Agência Estado

Quem abusa do álcool demora mais para se casar. E, depois da união consolidada, divorcia-se mais rápido. Essa é a conclusão de um estudo desenvolvido pela Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, que analisou o consumo de bebidas e as relações matrimoniais de mais de 5 mil pessoas.

Segundo o advogado Gustavo Bassini, vice-presidente da Associação Brasileira dos Advogados de Família (Abrafam), o abuso de álcool e outras drogas é um problema também para os casais do País. “É um dos principais motivos de divórcio. E, nos últimos quatro ou cinco anos, percebi um aumento de até 300% em casos desse tipo”, diz.



De acordo com a pesquisa, a dependência entre as mulheres está associada a um risco 23% maior de não se casar até os 30 anos - para os homens, esse índice é de 36%. Quando casados, homens e mulheres alcoólatras têm duas vezes mais risco de se separar. O levantamento também constatou uma proporção maior de homens com o problema: 23%, contra 8% de mulheres.

A pesquisadora Mary Waldron, uma das autoras, afirma que esse é o primeiro projeto relacionado ao assunto que analisa uma gama tão variada de faixas etárias. No início do recrutamento, em 1980, os voluntários tinham entre 28 e 92 anos. Eles foram acompanhados por cerca de 10 anos.

Bassini conta que 25% dos casos de divórcio atendidos em seu escritório de advocacia estão relacionados ao consumo abusivo de álcool e drogas por um dos parceiros. Em 80% das ocorrências, o parceiro problemático é o homem. Em situações como essa, a separação acaba em briga judicial.

“Após várias tentativas de curar o cônjuge e internações em clínicas, a mulher acaba desistindo do marido.” Então, entra com o pedido unilateral de divórcio e, muitas vezes, a outra parte nem responde ao processo. “Nessa fase, a pessoa não tem interesse em nada a não ser consumir a bebida", destaca.

Para a psicóloga Vânia Patrícia Teixeira Vianna, da Unidade de Dependência de Drogas (Uded) do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o alcoolismo é um grande fator de risco para o relacionamento familiar. “Não se pode dizer que ele é o único, mas é um dos elementos que podem levar a desentendimentos e à separação precoce”, explica.

Patrícia acredita que é importante estar atento aos sinais de alerta para o consumo exagerado. Constatados os fatores de risco, o ideal é procurar ajuda de um profissional especializado. Na Uded, é possível participar da triagem para tratamento pelo telefone (11) 5549-2500.

Sinais de alerta

Um desses fatores, isolado, não caracteriza alcoolismo, mas a associação entre eles pode indicar um comportamento de risco:

- A pessoa, que antes bebia só aos finais de semana, passa a beber quase todos os dias;

- Começa a faltar em compromissos por causa da ressaca;

- Desenvolve problemas de saúde potencializados com o uso de álcool, como gastrite ou úlcera;

- Passa a frequentar só lugares com bebidas (por exemplo, deixa de ir a uma festa infantil porque lá não haverá álcool);

- Faz várias tentativas de beber menos, mas não consegue cumprir suas metas.

Ping Pong com a professora Mary Waldron

Por que estudar a relação entre alcoolismo e casamento?

Poucas pesquisas examinaram o impacto do consumo excessivo de álcool no tempo de casamento. Vários reportam associações entre o consumo precoce com futuro alcoolismo e também com casamento precoce, mas a maioria desses trabalhos não seguiu os indivíduos depois dos 30 anos.

O resultado surpreendeu?

Sim, surpreendeu especialmente os resultados sobre casamentos tardios. Vários trabalhos anteriores haviam reportado associação entre consumo de álcool precoce com casamento ou coabitação precoce.

Há relação entre quantidade de bebida consumida e qualidade do casamento também?

Não examinamos a quantidade ou a frequência da bebida nem a qualidade do casamento. Nossa análise era da relação entre história de vida da dependência do álcool e o tempo das transições matrimoniais.

Saiba como ficar em forma rapidamente

do Universo Estilo

Sabemos que não é fácil manter uma atividade física regular. Há sempre alguma coisa competindo pelo seu tempo e as desculpas para se manter quieta abundam.

Mas a verdade é que o exercício físico tem um papel decisivo no controle do peso a longo prazo. ''Só quem faz exercício físico consegue manter magro ao longo da vida'', refere Teresa Branco, especialista em Fisiologia do Controle de Peso.



Mas se não é adepto a academias, não desespere o que é importante é que se mantenha fisicamente ativa, mesmo não praticando nenhuma atividade desportiva. Como? Através das alternativas apresentadas por Elvis Carnero, fisiologista do exercício.

Se mexer

As pessoas com pouco tempo (ou vontade) para treinar devem mexer com a maior regularidade possível, como aconselha Elvis Carnero. ''Se utiliza o elevador frequentemente, passe a subir pelas escadas'', recomenda o especialista.

''Este é um exercício com um alto dispêndio energético, realizado em poucos minutos, que quando repetido várias vezes ao dia acaba por resultar num dispêndio calórico significativo'', afirma.

Andar a Pé

Estacione um pouco mais longe do escritório, esqueça seu veículo, ou aposente as suas passagens de coletivo. ''Faça as suas compras diárias a cerca de um ou dois quilômetros de casa'', sugere o fisiologista do exercício.



''Pode ir a um ritmo rápido e na volta andar um pouco mais devagar para compensar a carga extra das compras, que por si só, já a obriga a gastar mais energia'', refere.

Saldo positivo

Feitas as contas, estas e outras propostas são soluções simples e eficazes para pessoas sedentárias com pouco tempo para treinar. ''Podem representar mais de 30 minutos de atividade diária e mais de três horas de atividade física não estruturada no total da semana (aproximadamente 1000 a 1200 calorias para um peso médio de 70 kg).'', afirma.

Modalidades Elegantes

Se é adepto de esportes saiba que as modalidades mais eficazes para perder peso são aquelas que envolvem mais grupos musculares e que podem ser realizadas durante mais de 30 minutos, por exemplo, caminhar, correr ou nadar de forma continua.

Os alimentos amigos da nossa Beleza

do Universo Estilo

Que tal Laranja, chocolate... e outros alimentos deliciosos!

Só de ouvir falar neles, estes alimentos despertam o seu apetite?

Saiba que foram pensados para isso mas também para deleitar a vista, estimular o olfato e mimar o tato.

Por trás de cada um deles escondem fórmulas cuidadas e uma tecnologia vanguardista que os torna produtos únicos, com múltiplos benefícios para a pele. Se gosta de aproveitar os prazeres que brindam à vida, mesmo os mais pequenos, estes produtos, idealizados para serem desfrutados desde o primeiro momento, logo que os compra, vão seduzir.

Vinho



Os derivados da uva têm propriedades antioxidantes, protetoras e antienvelhecimento e os aromas do vinho são estimulantes para os sentidos. O vinho tem princípios ativos tonificantes e hidratantes, ideais para acalmar e combater o estresse. Antitoxinas e reequilibrante, é também ideal para cuidar e tratar peles com impurezas, toxinas ou seborreia. Existem no mercado vários produtos que o incluem na sua composição.

Cacau



O seu elevado conteúdo de antioxidantes é eficaz na luta contra os radicais livres e na melhoria da oxigenação celular. Como é rico em polifenóis (catequinas, epicatequinas e taninos, todos da família dos flavonóides), reduz a inflamação dos vasos sanguíneos e melhora a circulação.



As suas sementes são ricas em xantina e teobromina, excelentes oxigenantes dos tecidos. Saiba ainda que combinado com outros princípios ativos, tem um papel fundamental no combate aos sinais de envelhecimento.

Laranja



Confere luminosidade às peles baças, hidratando ao mesmo tempo que melhora a resistência da pele aos efeitos nocivos dos radicais livres e do meio ambiente, ajudando a prevenir a formação de manchas.

Possui propriedades cicatrizantes e ajuda a combater alergias e previne o envelhecimento precoce das células, o excesso de oleosidade e a acne. Além disso a vitamina C que contém é fundamental na produção de colagénio, responsável pela elasticidade da pele.

Maracujá



É um emoliente muito eficaz, rico em ácido linoleico, que ajuda a apoiar a barreira cutânea e a mantê-la hidratada. A sua polpa é rica em vitamina C, antioxidante que auxilia na cicatrização de feridas, uma vez que participa na síntese de colagénio. As ceramidas de maracujá são obtidas a partir do óleo das suas sementes, e auxiliam na reparação da barreira cutânea, diminuindo a perda de água e, consequentemente, aumentando a hidratação.

Os maiores mitos sobre cabelos

do Universo Estilo

Diversas vezes, ao longo da nossa vida, ouvimos as mais variadas crenças referentes ao correto cuidado capilar.

Tais fatos nem sempre são baseados em percepções corretas, sendo muitas vezes apenas ideias generalizadas, que vão passando de boca em boca, atingindo o estatuto de verdades absolutas. No entanto, não é sempre assim.



Com base num levantamento dos mitos mais frequentes, no que se refere ao cuidado dos cabelos, fique sabendo, que enquanto alguns deles estão corretos, outros revelam totalmente errados.

Assim, os 8 maiores mitos relativos ao cuidado dos cabelos são:

Cortar o cabelo todos os meses acelera o seu crescimento. Mito

O corte serve somente para retirar as pontas mais danificadas. Está cientificamente comprovado que o cabelo cresce, em média, cerca de 1 cm mensalmente, independentemente do corte.

A água fria deixa os cabelos mais bonitos e saudáveis. Verdade

A água fria ajuda a fechar as cutículas tornando, assim, o brilho dos fios de cabelo mais evidente, contribuindo para uma menor oleosidade.

Dormir com o cabelo molhado apodrece a raiz. Mito

O que acontece é que, dormir com o cabelo húmido favorece o aparecimento de fungos e de micoses, principalmente em pessoas com tendência à formação de caspa. Contudo, não apodrece de forma alguma a raiz.

Lavar os cabelos diariamente causa queda. Mito

Os cabelos que caem na lavagem cairiam naturalmente, já se encontravam em fase de queda.

Cortar o cabelo na fase quarto crescente da lua, favorece o seu crescimento. Mito

Nada indica que a lua interfira no crescimento do cabelo. Este mito encontra ligado às antigas tradições agrícolas e de cultivo dos campos.

Aplicar o condicionador na raiz deixa os cabelos mais oleosos e pode provocar o aparecimento de caspa. Verdade

O condicionador tapa os poros capilares ajudando ao aumento da oleosidade e da tendência para a caspa.

Os cabelos crescem mais rapidamente no Verão. Verdade

O sol estimula a produção de hormonios, como a melatonina, que estimula a estrutura capilar acelerando o crescimento dos fios de cabelos.

Antes de ir dormir devemos escovar o nosso cabelo 100 vezes. Mito

Para além de estar totalmente errado, escovar excessivamente o cabelo pode danificá-lo. Por outro lado, quando escovamos o nosso cabelo devemos começar pelas pontas, passando de seguida para as raízes, não devendo nunca escová-lo enquanto está molhado.