Pages

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Saiba como ficar em forma rapidamente

do Universo Estilo

Sabemos que não é fácil manter uma atividade física regular. Há sempre alguma coisa competindo pelo seu tempo e as desculpas para se manter quieta abundam.

Mas a verdade é que o exercício físico tem um papel decisivo no controle do peso a longo prazo. ''Só quem faz exercício físico consegue manter magro ao longo da vida'', refere Teresa Branco, especialista em Fisiologia do Controle de Peso.



Mas se não é adepto a academias, não desespere o que é importante é que se mantenha fisicamente ativa, mesmo não praticando nenhuma atividade desportiva. Como? Através das alternativas apresentadas por Elvis Carnero, fisiologista do exercício.

Se mexer

As pessoas com pouco tempo (ou vontade) para treinar devem mexer com a maior regularidade possível, como aconselha Elvis Carnero. ''Se utiliza o elevador frequentemente, passe a subir pelas escadas'', recomenda o especialista.

''Este é um exercício com um alto dispêndio energético, realizado em poucos minutos, que quando repetido várias vezes ao dia acaba por resultar num dispêndio calórico significativo'', afirma.

Andar a Pé

Estacione um pouco mais longe do escritório, esqueça seu veículo, ou aposente as suas passagens de coletivo. ''Faça as suas compras diárias a cerca de um ou dois quilômetros de casa'', sugere o fisiologista do exercício.



''Pode ir a um ritmo rápido e na volta andar um pouco mais devagar para compensar a carga extra das compras, que por si só, já a obriga a gastar mais energia'', refere.

Saldo positivo

Feitas as contas, estas e outras propostas são soluções simples e eficazes para pessoas sedentárias com pouco tempo para treinar. ''Podem representar mais de 30 minutos de atividade diária e mais de três horas de atividade física não estruturada no total da semana (aproximadamente 1000 a 1200 calorias para um peso médio de 70 kg).'', afirma.

Modalidades Elegantes

Se é adepto de esportes saiba que as modalidades mais eficazes para perder peso são aquelas que envolvem mais grupos musculares e que podem ser realizadas durante mais de 30 minutos, por exemplo, caminhar, correr ou nadar de forma continua.

0 comentários:

Postar um comentário