Pages

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Cabelos: Penteado Despenteado? Entenda Melhor!

do Universo Estilo



Em inglês, a expressão bad hair day (traduzindo ao pé da letra, dia de cabelo ruim) é usada para escrever um dia daqueles: quando não só o cabelo resolve não dar jeito, como todo o resto dá errado acaba a luz, o carro enguiça, o chefe manda aquela bronca, o namorado dá um bolo. Longe da gramática inglesa, no dialeto fashion, bad hair day perdeu a conotação negativa e ganhou uma nova roupagem, e um novo lar: a cabeça das it girls. Sabe quando você dorme com o cabelo preso em um comportado rabo de cavalo e acorda com os fios totalmente desarrumados? É mais ou menos essa a moda readaptada do bad hair, ou it hair, que promete pegar no inverno brasileiro e que já é velha amiga (leiam-se três estações) das parisienses, italianas, inglesas e espanholas. São rabos de cavalo e coques despretensiosos, desarrumados e supercharmosos, que dão à mulher um ar de "saí de qualquer jeito e ainda assim estou maravilhosa". Mas só ar. Porque, na prática, preparar o tal "penteado" é muito mais complicado do que parece. Até porque o limiar entre o despojado-chique e o desleixado, nesse caso, é tão tênue quanto perigoso - especialmente porque ele é feito em casa, na frente do espelho, longe dos salões de beleza e dos olhos dos experts. Ou seja: ou você arrasa com o visual, ou fica com cara de quem andou de moto sem capacete. O coque chique e descabelado das europeias finalmente vira moda no Brasil despenteado

COMO SE FAZ UM IT HAIR

Use e abuse dos penteados-despenteados, mas siga essa regrinha básica: use sempre com um visual bacana. Sair de casa com a roupa desleixada e o cabelo desarrumado não é nada fashion. Equilibre a produção, sempre.

A base do it hair é o rabo de cavalo, só que, em vez de o cabelo cair certinho após a primeira volta do elástico, ele forma uma espécie de coque na segunda volta.

O cabelo não deve ficar muito puxado para trás e, sim, mais soltinho e desigual.

Deixe alguns fiozinhos para fora do penteado. Fica supercharmoso.

Os coques desgrenhados também são uma boa pedida. Enrosque o cabelo sem apertar tanto para o coque ficar mais gordinho e rebelde. Prenda com grampos e deixe algumas mechinhas soltas.

Use grampinhos e prendedores bonitos e bem conservados. Elásticos feios estragam a produção. Dê preferência para os que têm a mesma tonalidade do seu cabelo.

Para variar, puxe a franja para trás, levante um topetinho ou prenda os fios da frente na lateral do cabelo. Tudo de modo displicente.

No verão, eles refrescam; no inverno, também são uma boa pedida. Especialmente quando se vai usar um cachecol ou um lenço mais pesado, pois evitam que o cabelo fique amontoado por cima do acessório.

Simbolo dos Nomes: com Maria Luzia Deldato

MARIA LUZIA DELDATO
colunista da coluna Simbolo dos Nomes, do Universo Estilo

E Vamos iniciar a descrição dos nomes enviados pelos nossos leitores para mim, participe você também enviando seu primeiro nome para portalluniverso@uol.com.br, não é necessário enviar nomes completos, ou nome com sobrenome, a diretora do Universo Estilo me repassou que os nomes completos que forem enviados não serão publicados, por tanto apenas o seu primeiro nome.

Vamos começar pela leitora Maria Aparecida.

Maria Helena

Senhora da luz, indica preparação e exigência para consigo mesmo . Em geral, são pessoas muito atarefadas e ativas ; sempre estão preparando e realizando novos projetos; tudo corre bem, em especial trabalhos e tarefas manuais.

Leonardo

Significa forte como um leão e indica uma pessoa inteligente, criativa e espirituosa, que faz amigos com facilidade e tem êxito em tudo. Ambicioso, orgulhoso e sempre à procura do prazer, quem tem esse nome precisa vencer a dificuldade de levar as idéias ou mesmo as pessoas a sério por muito tempo.

Flávio

Significa da cor do ouro e indica uma pessoa criativa e inteligente, que envolve a todos com sua conversa agradável. Sua boa memória e seu carinho natural o ajudam muito no relacionamento social.

Julia

Significa cheia de juventude e indica uma pessoa de memória prodigiosa, muito senso de organização e um dinamismo contagiante. Excelente amiga, dedica-se totalmente às pessoas que estima.