Pages

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Riscos de cirurgia abdominal podem aumentar com a idade

The New York Times

Cirurgias abdominais comuns como histerectomias ou cirurgias de vesícula biliar podem representar risco mais elevado do que o usualmente reportado, para pacientes mais idosos. Um novo estudo constatou que 5% das pessoas com idade de 65 anos ou mais morreram até 90 dias depois de cirurgias desse tipo, e que 17% dos pacientes desenvolveram complicações pós-operatórias.

Os riscos crescem à medida que a idade aumenta: 2,5% dos pacientes com idade próxima aos 70 anos morrem depois de cirurgias, ante 6% para os pacientes de idade próxima aos 80 anos, 12,6% para os pacientes próximos aos 90 anos e 16,7% para os pacientes com pouco mais de 90 anos. O nível de complicações pós-operatórias também cresce em proporção à idade, para 22% no caso de pacientes perto dos 90 anos de idade, ante 14,6% para os pacientes com idade inferior a 70 anos.

O estudo, publicado na edição de dezembro da revista Archives of Surgery, examinou os resultados de procedimentos cirúrgicos razoavelmente comuns executados em 101.318 adultos com idade superior a 65 anos, em hospitais não militares do Estado de Washington, entre 1987 e 2004.

O pesquisador responsável pelo estudo, Dr. Nader N. Massarweh, que está realizando treinamento cirúrgico na Universidade de Washington, em Seattle, disse que informações mais precisas quanto aos riscos de cirurgia ajudariam os pacientes e suas famílias a tomar decisões melhores sobre procedimentos cirúrgicos opcionais ou não opcionais, e estimularia médicos e hospitais a melhorar o tratamento de pacientes mais idosos.


Tradução: Amy Traduções

0 comentários:

Postar um comentário