Pages

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Saiba mais sobre Onicomicose nas Unhas

do PUC ESTILO


Você conhece Onicomicose nas Unhas?, "Patologia que atinge as unhas sob diversos tipos de manifestações. Sua causa é uma infecção causada por fungos nesta região, que por seu turno se alimentam da queratina.",afirma o médico dermatologista, Dr. Nordon Poitevin.


De acordo com vários estudos, as onicomicoses atingem cerca de 20% da população adulta em geral. O sexo feminino é o mais atingido devido ao seu maior contato com manicures e pedicures. Se, por um lado, os sapatos abertos utilizados pelas mulheres facilitam o contato com os fungos que se encontram no solo, por outro lado também os sapatos fechados e o microclima húmido que proporcionam estão na origem deste tipo de patologia. 






A onicomicose é uma infeção da unha que é provocada por um dos três fatores:

- O contacto com o agente; 


- viver num microclima húmido que facilita a instalação do agente fúngico e permite que este se desenvolva e sobreviva; 


- ter uma falha nos mecanismos de defesa.


A doença fúngica onicomicose pode ser causada por fungos filamentosos como por leveduras (ex: cândida). Discutiu durante muitos anos se determinadas leveduras poderiam estar na origem das onicomicoses ou se simplesmente se aproveitavam de um determinado 'terreno' propício à sua sobrevivência e desenvolvimento mas não tendo qualquer efeito etiopatogênico.


Hoje é ponto assente que algumas leveduras estão de fato na origem de certas onicomicoses. Os diabéticos são doentes mais suscetíveis às infeções por fungos ao nível da pele, e também o são ao nível das unhas, sendo habitual terem mais do que uma unha atingida por determinado fungo ou levedura.


Algumas patologias dermatológicas com alterações ao nível das unhas (ex: psoríase) podem propiciar também um "terreno" favorável à instalação de uma onicomicose podendo daro fato de um determinado doente ter simultaneamente alterações das unhas pela sua patologia dermatológica de base mas também uma onicomicose associada, de instalação secundária.


Poderemos afirmar que estamos diariamente em contato com fungos e que só na referida percentagem de vinte por cento há ocorrência da doença.


Sintomas


Os sinais clínicos são muito variados e poucas vezes poderemos ter a certeza de que determinadas alterações das unhas correspondem a onicomicoses. Há uma tendência generalizada de interpretar toda e qualquer alteração das unhas como onicomicose. Assim, na maior parte dos casos, é necessária a análise de material colhido da ou das unhas atingidas para exame micológico direto e cultural.


Este exame em que o material colhido é 'semeado' num meio especial e introduzido, em seguida, numa estufa a determinada temperatura, a fim de se obter o crescimento de colônias, pode demorar cerca de seis semanas. Muitas vezes uma simples hemorragia por baixo da unha pode simular uma onicomicose (e estas hemorragias, mais ou menos acentuadas ocorrem em situações tão diversas como andar um pouco mais numa viagem turística, prática de ginástica, ingestão de medicamentos antiagregantes plaquetários, como uma simples aspirina 100 mg, anti-inflamatórios não esteroides, entre outros).


Quanto aos sintomas, eles só existem se houver processo inflamatório associado ao nível dos tecidos que rodeiam a unha, isto é, localização peri-ungueal, o que é raro e consiste logicamente no aparecimento de dor. A esse processo inflamatório peri-ungueal dá o nome de perioníquia e acontece com frequência nas empregadas domésticas que molham muito as mãos.


Tratamento

Os medicamentos utilizados para o tratamento podem ser de uso local, sob a forma de cremes, soluções ou esmaltes. Casos mais avançados podem necessitar tratamento via oral, sob a forma de comprimidos. Os sinais de melhora demoram a aparecer, pois dependem do crescimento da unha, que é muito lento.


As unhas dos pés podem levar cerca de 12 meses para se renovar totalmente e o tratamento deve ser mantido durante todo este tempo. A persistência é fundamental para o sucesso do tratamento. O tipo de tratamento vai depender da extensão da micose e deve ser determinado por um médico dermatologista. Evite usar medicamentos indicados por outras pessoas, pois podem mascarar características importantes para o diagnóstico correto da sua micose, dificultando o tratamento.


É importante ressaltar que a associação do tratamento médico com uma podóloga experiente torna o tratamento muito mais rápido e efetivo devido o lixamento da unha comprometida, aplicação de medicamentos tópicos auxiliares e a prevenção do encravamento da unha nova que esta crescendo. Este complemento e feito em cabine de atendimento na própria clinica, evitando que o paciente manipule sua unha em casa. 

0 comentários:

Postar um comentário