Pages

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Fim de Relacionamento: A Visão da Psicologia


VITOR RODRIGUES
convidado especial do UNIVERSO ESTILO
Psicólogo


Um relacionamento pode acabar quando as pessoas caminham pela vida a velocidades diferentes, quando os interesses se tornam incompatíveis, quando uma das pessoas sobe enquanto a outra desce, ou fica ao mesmo nível, em termos morais.


Há ainda razões de cariz mais mais psicológico, como terem iniciado um relacionamento projetando um no outro imagens ideais.


O que sucede, muitas vezes, é que acabam por constatar, depois, que o outro afinal não é quem parecia ser, ou um relacionamento desigual em que um funciona mais como pai, mãe ou filho/a do outro do que como companheiro/a. Outra perspetiva consiste em admitir que todos funcionamos como seres físicos, emocionais/afetivos, intelectuais e espirituais. A relação pode existir ou não e estar ou não a correr bem a todos estes níveis.


Conheci casais que me perguntavam se valia a pena prosseguir quando não tinham relacionamento sexual há anos, mal se falavam, apenas compartilhavam a casa e refeições, tinham interesses diferentes nos tempos livres e no trabalho, um era ateu e o outro religioso. Nessa condição, há uma pergunta que se impõe. Qual casamento?


Esses casais estavam separados há anos, só não tinham assinado os papéis. Um relacionamento pode e talvez deva, idealmente, funcionar a esses quatro níveis. Às vezes não funciona ou deixou de funcionar e é possível dar um jeito. O que impede? Por vezes, a distância já é excessiva e têm tantas memórias de sofrimento mutuamente infligido que é extremamente difícil ultrapassá-las.


Começar de novo


Há algumas receitas simples que podem dar bons resultados quando o objetivo é relançar um relacionamento. Uma delas é empenhar em seduzir novamente o/a outro/a reinteressando-se por ele/ela, por aquilo que faz, sente, pensa, gosta e não gosta, e aprendendo a apreciar tudo isso.


Outra alternativa consiste em criar novas memórias em comum, promovendo experiências novas e agradáveis em que ambos tomem parte, viagens, leituras, cinema, um curso que fazem juntos, fins de semana cúmplices, experiências culinárias. Podem ainda reviver e revisitar, intencionalmente e em conjunto, lugares e experiências do tempo em que estavam apaixonados e transportar isso até ao presente. Tempo de qualidade em conjunto é um dos segredos.


Dizer Adeus


Os relacionamentos podem acabar, como tudo na vida. Geralmente, um dos cônjuges sente isso primeiro que o outro. Normalmente um dos sinais é perceber que ficarem juntos acarreta mais sofrimento do que a separação e/ou que o crescimento pessoal e espiritual fica mais perturbado nessa condição do que se se libertarem para novos horizontes.

0 comentários:

Postar um comentário