Pages

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Os Cosméticos e as Lentes de Contato

do Universo Estilo


Para os evitar, é preciso saber que produtos pode usar e como deve fazê-lo. Não se esqueça que já não é preciso sofrer para ser bela. Sobretudo, não é preciso sofrer dos olhos.

Durante muito tempo, o sofrimento e a beleza feminina andaram estreitamente ligados. Basta recordar a época em que as mulheres usavam apertados espartilhos, que mal as deixavam respirar. Os tempos mudaram, e apesar das exigências sobre as mulheres não terem diminuído, torna-se cada vez menos aceitável sofrer por causa da beleza.

Mesmo no campo das dietas, se seabe hoje que os melhores resultados não se obtém através de comportamentos excessivos. Pelo contrário, manter ou recuperar a linha passa mais pela mudança de hábitos alimentares e pela adoção de comportamentos adequados, como a prática de exercício, do que pela absurda privação de alimentos.

A beleza feminina, para além das questões do peso e agilidade, envolve ainda aspectos tão diversificados como o vestuário e o uso de maquilhagem e lentes de contacto. E é precisamente aqui que podem surgir os problemas. Com efeito, é verdade que as lentes de contacto permitem resolver alguns dos problemas da visão.

Mas é igualmente verdade que o uso de maquilhagem, de cremes e de vários outros tipos de cosméticos e produtos que servem para manter ou realçar a beleza podem não se relacionar da melhor maneira com as lentes de contato.

De fato, certos ingredientes utilizados nas fórmulas dos produtos cosméticos podem provocar reações alérgicas, para além de poderem ser responsáveis por anomalias no funcionamento das lentes.

Como se não fosse suficiente, os cosméticos podem ainda provocar irritações oculares, secura, ferimentos e infecções dos olhos. Assim, parecem existir razões mais do suficientes para afirmar que saber exatamente quais os produtos que podem ser usados, e como fazê-lo, acaba por ser a melhor maneira de evitar problemas.

Mantenha as lentes e a sua beleza:

Use apenas cosméticos assinalados pelo fabricante como sendo hipoalergénicos, para utilizadores de lentes de contato ou para olhos sensíveis.

Lave cuidadosamente as mãos com um sabonete sem aditivos antes de colocar ou retirar as lentes.

Aplique os cosméticos só depois de já ter colocado as lentes.

Use sempre e só cosméticos e desmaquilhantes solúveis em água.

Use como eyeliner um lápis macio e aplique-o apenas acima da linha das pestanas.

Use máscaras resistentes à água e nunca à prova de água.

Use apenas sombras compactadas.

Use os aerossóis antes de colocar as lentes.

Nunca compartilhe cosméticos ou os utensílios para a sua aplicação.

Não exponha os cosméticos a temperaturas elevadas.

Nunca aplique maquilhagem nos olhos quando em movimento.

Não use cosméticos se tiver os olhos avermelhados, lacrimejantes ou infectados. Procure o oftalmologista se os sintomas persistirem.

Cremes com dois dedos

Os evidenciadores, ocultadores, cremes e humidificantes deixam resíduos gordurosos na pele e nas pestanas que facilmente podem ser transmitidos pelos dedos às lentes. Frequentemente, este tipo de produtos provoca também reações alérgicas nos olhos. Por isso, não aplique os cremes demasiado perto dos olhos.

O uso de invólucros de plástico ou de luvas para os dedos quando aplicar estes produtos pode também ser a forma de evitar muitos problemas. Poderá ainda aprender a usar o anelar e o mindinho para espalhar o produto, dedos que geralmente não serão usados para segurar as lentes.

Por outro lado, para quem usa lentes de contato, o pó comprimido é uma escolha preferível aos pós soltos. Se usar estes últimos, feche bem os olhos e espalhe suavemente, evitando fazer nuvens. Use um pano humedecido para retirar o excesso de pó das pestanas e das pálpebras.

Que máscaras usar?

Evite as máscaras definidas como realçadores de pestanas ou garantidas à prova de água. A maioria destas máscaras utilizam fibras de nylon e de rayon para obter o efeito de fazer realçar as pestanas. O problema surge quando as fibras secam, começando a desfazer-se e a cair nos olhos.

Os efeitos negativos são ainda agravados quando, em seguida, as fibras se deslocam para a superfície das lentes ou mesmo para debaixo delas, o que pode provocar ferimentos na córnea.

As máscaras resistentes à água são muitas vezes recomendadas para quem usa lentes de contacto, com o argumento de que se alguma partícula se introduzir nos olhos será facilmente removida pela acção natural das lágrimas sem estragar a maquilhagem. No entanto, estas máscaras apresentam alguns inconvenientes, sobretudo no que toca à sua remoção.

Embora com resultados menos duradouros, as máscaras solúveis em água são facilmente removidas, enquanto que os produtos próprios para retirar a máscara resistente à água contêm agentes emulsionantes, que se mantêm à volta dos olhos durante cerca de 24 horas e, mesmo que tenha retirado as lentes de contacto antes de aplicar o desmaquilhante, os resíduos podem embaciar as lentes quando destas voltarem a ser inseridas.

Na verdade, o embaciamento das lentes causado pelo desmaquilhante é a queixa mais frequente que os oftalmologistas ouvem a quem usa lentes de contacto. Quando esta situação ocorre, torna-se necessário lavar muito bem as pálpebras com sabonete neutro e água após o uso do desmaquilhante, para eliminar os resíduos oleosos.

Para aplicar a máscara, deverá começar por espalhá-la de forma a que fique ligeiramente afastada da base das pestanas, avançando depois à sua extremidade.

Sublinhe bem a sua beleza

Nunca aplique o eyeliner na parte interior da pálpebra ou abaixo da linha das pestanas, pois pode bloquear pequenas glândulas oleosas e provocar irritações ou infecções.

Para quem usa lentes de contacto, os lápis macios são sempre a melhor escolha. São sobretudo preferíveis quando comparados com os líquidos e cremes que podem esborratar. De qualquer maneira, se escolher um eyeliner líquido ou cremoso, assegure-se de que a sua formulação é à base de água.

No caso do eyeliner cremoso tenha ainda o cuidado de escolher um produto que possa ser aplicado com um pincel. Quando proceder à aplicação, verifique cuidadosamente se há qualquer sinal de estar a esborratar. Se tal acontecer, tente fazer uma aplicação mais suave ou mude para outra marca.

Esta tudo nos rótulos

As pequenas reacções alérgicas podem impedi-la de usar as suas lentes de contacto. Na maioria dos casos, é possível evitar o surgimento dessas reações através de operações tão simples como a escolha de cosméticos não perfumados e seleccionando produtos em cujos rótulos esteja escrita a designação hipoalergénicos.

Existem também cosméticos cujos rótulos incluem indicações específicas que os tornam recomendáveis para as utilizadoras de lentes de contacto. Essas indicações aparecem designadas com as expressões para utilizadores de lentes de contacto ou para olhos sensíveis.

Quando o fabricante de um cosmético afirma que este foi concebido para minimizar as reacções alérgicas, isso quer normalmente dizer que a sua fórmula exclui produtos irritantes. Contudo, alguns deles podem, mesmo assim, causar alergias nas pessoas mais susceptíveis.

A prudência aconselha geralmente a que se evitem as marcas desconhecidas ou cujo preço e indicações do fabricante não ofereçam garantias. Na verdade, os grandes e bem conhecidos fabricantes de cosméticos têm maior capacidade de investigação e fazem testes cuidadosos aos seus novos produtos para garantir a sua segurança e a qualidade.

0 comentários:

Postar um comentário