Pages

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Anabolizante: Um estilo perigoso da forma física

do Universo Estilo



Os anabolizantes

Os chamados esteróides anabólicos agem através do incremento do anabolismo, que, basicamente, pode ser traduzido como “crescimento”. Os esteróides anabólicos são substâncias sintéticas a base de testosterona, que é o hormônio masculino naturalmente produzido por todos nós (homens e mulheres) e que, em doses elevadas, provoca o aumento de características masculinas, sendo o crescimento dos músculos, um deles. Todavia esse crescimento provocado pelos anabolizantes se dá principalmente através da retenção de água nas células musculares, fazendo os músculos “incharem” e, em razão da dose extra do hormônio, o metabolismo das células musculares aumenta, ou seja, ocorre uma aceleração das funções dessas células. Associando-se isso tudo aos exercícios intensos, os músculos se hipertrofiam, aumentando rapidamente de volume, ou melhor, sofrem um verdadeiro “inchaço”, já que não é uma hipertrofia natural decorrente apenas de exercícios, mas induzida artificial e drasticamente, por substâncias sintéticas. A pessoa que faz uso de anabolizantes (seja um desportista ou um fisiculturista) tem, por um breve momento, a ilusão de que fez a escolha certa, pois de fato há um aumento rápido e perceptível da massa muscular e, conseqüentemente, da performance atlética (tanto que os anabolizantes são considerados como “dopping”). Todavia, o preço a ser pago é muito alto, pois este momento de ilusão é realmente breve e via de regra a pessoa precisa recorrer a novas e mais freqüentes utilizações de substâncias anabolizantes, tanto para manter o nível da performance atlética artificialmente obtida, como para continuar percebendo o rápido aumento da massa muscular que tanta satisfação trouxe. E é aí que os malefícios começam a cobrar o seu preço.

Os maleficios do Anabolizante

A lista destes malefícios e efeitos colaterais é extensa e assustadora, envolvendo danos ao fígado, câncer, problemas ósseos, articulares e nos tendões, complicações cardíacas, esterilidade, insônia, dores de cabeça, aumento da agressividade, impotência masculina e ginecomastia (desenvolvimento excessivo de mamas em homens). Nas mulheres, pode provocar o surgimento de pelos nas faces e tórax, aumento do clitóris, engrossamento da voz, interrupção da ovulação e amenorréia (interrupção da menstruação). Algumas dessas alterações, tanto em homens como em mulheres são irreversíveis. Em qualquer caso, a pessoa deve procurar um médico, preferencialmente um endocrinologista, para tratamento.


Depoimento

''Eu usei anabolizante quando tinha 22 anos, no começo foi uma maravilha, cresci e fiquei com o corpo que eu queria nem praticava muito academia, frequentava mesmo por frequentar, hoje eu posso te dizer, o Anabolizante trouxe um problema sério, hoje eu luto contra a impotência sexual, um resultado do uso do anabolizante.'', afirma Luis Cláudio Coutinho, de 26 anos, professor de educação fisica.

''Na academia não surgia resultados, apliquei a primeira vez anabolizante e na primeira vez eu fui direto para o Hospital.'', afirma Gustavo Marquienzzi, dançarino noturno.

Vitima do Anabolizante

Um jovem alemão usou anabolizantes em excesso, o resultado logo surgiu, segundo o jovem sua pele começou a surgir uma série de acne, o problema foi se agravando quando essa série de acne provocou feridas e cicatrizes que o jovem afirmam ser nojentas.





Efeitos Colaterais

''Os principais efeitos colaterais que a gente tem visto por conta dos vão desde problemas no fígado, queda de cabelo, aparecimento de acnes em indivíduos que já saíram da adolescência. Também pode acontecer hipertensão arterial e algumas doenças relacionadas ao coração. Mas o que a gente tem observado muito é o utilização de medicamentos de uso veterinário. Esses sim têm efeitos colaterais mais potencializados. Como são medicamentos de uso veterinário, o peso molecular dessas substâncias é modificado para pode ser aplicado num animal de maior porte. Consequentemente, ele vai gerar um efeito colateral mais eminente nos seres humanos do que os próprios esteróides anabolizantes sintéticos.'', afirma Wenddel Gonzaga, membro da Federação Sergipana de Musculação e professor de Educação Física.


Wenddel Gonzaga é membro da Federação Sergipana de Musculação
e professor de Educação Física.




Forma Física, Sem anabolizantes

''A natureza não pode ser forçada. Os resultados vêm de forma lenta e gradual. Mas as pessoas podem conseguir ótimos resultados com boa alimentação, suplementação e orientação de treinamento. Sem sombra de dúvidas, os resultados virão. O que a gente tem observado é o imediatismo. As pessoas querem alcançar os objetivos de forma muito rápida, e nessa ânsia é que elas acabam recorrendo ao uso de anabolizantes esteróides.'', afirma o especialista.

0 comentários:

Postar um comentário