Pages

segunda-feira, 5 de julho de 2010

A Raiva: Como controlar

do Universo Estilo



A raiva é uma experiência emocional que pode ser muito perigosa. Que a sua raiva seja passageira ou de longa duração, você tem que primeiro entender que se trata de uma emoção humana normal. Às vezes a raiva pode ser saudável também, no entanto, quando se torna descontrolada e começa a ser destrutiva, apenas iremos enfrentar problemas, portanto, a melhor opção é compreender a raiva e os métodos de controlá-la.

Um famoso psicólogo, define a raiva como um estado emocional que varia em intensidade de irritação leve a intensa de fúria e raiva. Quando você fica com raiva, tanto a nível biológico como psicológico vão ocorrer mudanças. Começa por se verificar um aumento na taxa de batimentos cardíacos e um aumento da pressão arterial, adrenalina e outros hormônios começam a trabalhar “horas extraordinárias”. Normalmente, uma simples sensação de incomodo sobre algo que não gostamos vai conduzir e transformar-se em raiva. A raiva é uma resposta agressiva, embora às vezes precisemos de ter uma medida certa de raiva para a nossa própria sobrevivência.

Existem três métodos básicos para lidar com a raiva. Eles são, a expressão, repressão e a calma. Quando você fica com raiva, poderia optar por ir em frente e expressá-la, mas tinha que ser de forma assertiva, e nunca de um modo agressivo. Mostrando raiva assertiva é uma técnica saudável, mas você precisa de muito controle e prática para fazer isso. Ao expressar a sua raiva deve conseguir fazer os outros entender porque você está com raiva, sem machucá-los. Raiva assertiva definitivamente significa que você respeita a si mesmo e aos outros. Daí, eles devem ser feitos para perceber isso.

A segunda maneira de controlar a raiva é suprimi-la naquele momento e depois convertê-la ou redirecioná-la. Isso poderia ser feito mantendo a sua raiva controlada quando surge e se concentrar em outras questões positivas. Este método é uma forma muito construtiva, no entanto, existe um elemento de risco aqui. Quando parar a expressão de raiva, ela poderia voltar para dentro. Isso poderia levar à depressão ou hipertensão. Além disso, você pode tender a se vingar de outros indirectamente, sem revelar-lhes a sua raiva. Tais pessoas são geralmente cínicos ou hostis na sua abordagem. Isso resultaria em relacionamentos mal sucedidos.

O terceiro método é procurar acalmar-se quando você tem um ataque de raiva. Isso tinha que ser feito através do controle tanto da manifestação externa, bem como das reações internas. Isso requer muita prática, mas é a abordagem mais saudável para a raiva. Respiração lenta, analisando as razões de um comportamento particular de uma pessoa que tinha causado a ira e concentrando-se nos aspectos positivos dessa pessoa são algumas das maneiras que você poderá usar para se acalmar.

Sugestões para controlar a Raiva

Técnicas de relaxamento
Problema, abordagem, e resolução
Método de reestruturação cognitiva
Melhorar a comunicação
Voltando ao humor
Mudar o actual ambiente

Analisando a situação presente e incidindo sobre uma solução adequada é talvez o melhor método para controlar a raiva. Procure honestamente entender por razão uma determinada pessoa se comportou de uma maneira especial, o que lhe causou raiva. Definitivamente, essa pessoa teria um forte motivo para a sua acção. Uma vez que descubra a razão a sua raiva pode diminuir ou até desaparecer completamente.

Se você perceber que expressar sua raiva que nem sempre consegue o que você pretende, então se torna mais fácil o controle da raiva. Evite pensamentos negativos e emoções, tanto quanto possível. Deve desenvolver atitudes positivas.

Se uma pessoa o irritou, tente ter uma discussão franca. A comunicação direta diminui a força da raiva. Dar a outra pessoa uma audição do paciente é tentar corrigir o erro. O erro pode ser da sua parte ou da parte da outra pessoa, mas falar sobre isso abertamente normalmente resolve o problema.

Praticando humor e saindo do ambiente atual são outros métodos eficazes de lidar com a raiva. Se você fizer um esforço sincero, o controlo da raiva é bastante simples.

0 comentários:

Postar um comentário