Pages

terça-feira, 29 de junho de 2010

Os Gatos: Conjuntivite Infecciosa

do Universo Estilo



Esta doença rara é causada por infecção de Bartonella Henselae, também denominada Bartonelose ou Bartenellosis.

A doença é transmitida por gatos provocando a conjuntivite. A prevalência da contaminação é de 6,6 casos por 100000 indivíduos e normalmente acomete mais pessoas com idade acima de 30 anos e é mais comum nos meses de frio e de inverno.

O quadro clínico inclui a linfadenopatia, febre (38-41 ° C), fadiga, dores de cabeça, esplenomegalia e manifestações cutâneas (desconforto maculopapular transitório).

Algumas manifestações atípicas também foram observados com envolvimento neurológico ou de nervos periféricos como encefalite, complicações oftalmológicas (Síndrome Parinaud oculoglandular), envolvimento pulmonar, cardiovascular, hepatomegalia, púrpura trombocitopênica, e eritema nodoso.

O agente patogênico é um bacilo Gram negativo, Bartonella Henselae. Os vetores responsáveis pela transmissão da doença são pulgas, e a contaminação ocorre através de um arranhão ou uma mordida de um gato ou mediante a picada de uma pulga infectada.

Além do quadro clínico, o diagnóstico é baseado em testes sorológicos (imunofluor indireta ou imunodose enzimática com titulação de anticorpos IgG e IgM), exame histopatológico de linfadenopatias mostrando características que são consistentes, mas não patognomônicas (infiltrado inflamatório inespecífico, granulomas, micro-abcessos ) e reação em cadeia da polimerase (PCR) em cadeia valvular ou biópsia linfonodal.

Prognóstico é excelente para pacientes imunocompetentes, com resolução espontânea em 90% dos casos.

No entanto, antibioterapia é necessária em casos de imunodepressão, assim como nos casos com envolvimento cardíaco e neurológico.

O Gato é bom, mais exige cuidados na hora de criar.

0 comentários:

Postar um comentário